“Quanto melhor ele se sair, mais feliz eu fico”, afirmou o líder republicano após reuniao com o socialista Zohran Mamdani Internacional, Donald Trump, EUA, Zohran Mamdani CNN Brasil
O presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, na Casa Branca, nesta sexta-feira (21).
O encontro aconteceu a portas fechadas. Depois, eles apareceram juntos no Salão Oval, onde o presidente americano elogiou a campanha de Mamdani para prefeito.
“Quanto melhor ele se sair, mais feliz eu fico”, disse Trump.
O líder republicano classificou a reunião como “muito produtiva” e destacou o interesse em comum dos líderes pela cidade de Nova York.
“Uma coisa que temos em comum é o desejo de que esta nossa cidade, que tanto amamos, prospere”, disse ele.
Mais cedo, o líder americano pareceu adotar um tom conciliatório, elogiando a vitória de Mamdani e prevendo uma reunião “civilizada”.
No entanto, durante a disputa pela Prefeitura, Trump também ameaçou suspender o financiamento federal da cidade caso Mamdani vencesse e indicou estar aberto à possibilidade de assumir o controle da cidade, o que poderia colocar em risco a agenda do prefeito eleito.
Em declarações à imprensa dentro do Salão Oval, o socialista democrático afirmou ter conversado com eleitores de Nova York que votaram em Trump em 2024 e depois votaram em sua campanha um ano depois, destacando que eles estavam focados na acessibilidade financeira e no fim dos conflitos no Oriente Médio.
Mamdani é um dos principais críticos do governo israelense e um defensor fervoroso dos direitos palestinos.
“Eu sei que ele se preocupa muito, muito mesmo, com a paz no Oriente Médio”, disse Trump.
O presidente dos EUA disse que também concordava com Mamdani sobre a necessidade de focar na acessibilidade financeira.

