Mais cedo, o líder anunciou que os EUA realizariam testes nucleares, em resposta a ensaios semelhantes realizados por países rivais Internacional, China, Donald Trump, EUA, Xi Jinping CNN Brasil
Os presidentes dos EUA e da China, Donald Trump e Xi Jinping, se encontraram nesta quinta-feira (30), horário local, em Busan, na Coreia do Sul.
Após os dois líderes concluírem seus pronunciamentos antes de uma reunião bilateral crucial, um repórter questionou Trump: “Por que o senhor mudou seus planos nucleares?”
Sentado à mesa em frente ao líder chinês, enquanto a pergunta era feita, Trump hesitou por um segundo e depois desviou-se do assunto.
“Muito obrigado a todos”, disse ele enquanto a imprensa era conduzida para fora da sala.
Mais cedo, Trump havia publicado no Truth Social que os EUA realizariam testes de armas nucleares, em resposta a testes semelhantes realizados por países rivais.
Ele destacou a Rússia e a China como os países que possuem o segundo e o terceiro maior arsenal nuclear do mundo, depois dos Estados Unidos, mas alertou que esses países poderiam alcançá-los em poucos anos.
“Devido ao tremendo poder destrutivo, eu DETESTEI fazer isso, mas não tive escolha! A Rússia está em segundo lugar e a China em um distante terceiro, mas estarão empatadas dentro de 5 anos”, disse o líder americano.
Trump disse que os EUA possuem mais armas nucleares do que qualquer outro país, com o arsenal modernizado recentemente.
“Devido aos programas de testes de outros países, instruí o Departamento de Guerra a iniciar os testes de nossas armas nucleares em igualdade de condições. Esse processo começará imediatamente”, acrescentou.

