Maioria das pessoas foi deslocada para o sul do território e agora buscam retornar para a Cidade de Gaza, que foi alvo de operação de tomada de Israel Internacional, Cessar-fogo, Cidade de Gaza, Conflito Oriente Médio, Donald Trump, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Hamas, Israel, Palestinos, Reféns israelenses CNN Brasil
Milhares de palestinos deslocados foram vistos caminhando em direção ao norte da Faixa de Gaza nesta sexta-feira (10), após um cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrar em vigor e as forças israelenses começarem a se retirar de partes do território.
Uma grade fila de pessoas seguiu em direção ao norte, em meio à poeira, indo para a Cidade de Gaza, a maior área urbana do local, que havia sido atacada poucos dias antes em uma das maiores ofensivas israelenses da guerra.
O exército israelense informou que o acordo de cessar-fogo foi começou ao meio-dia, horário local. O governo israelense ratificou o cessar-fogo com o Hamas na madrugada desta sexta-feira, abrindo caminho para a retirada parcial das tropas e a suspensão total das hostilidades em Gaza em 24 horas.
Os reféns israelenses mantidos pelo Hamas, deverão ser libertados dentro de 72 horas, em troca de centenas de prisioneiros palestinos mantidos em Israel.
A primeira fase da iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar a guerra de dois anos em Gaza prevê a retirada das forças israelenses de algumas das principais áreas urbanas de Gaza, embora ainda controlem mais da metade do território.
Assim que o acordo estiver operacional, caminhões com alimentos e ajuda médica chegarão a Gaza para ajudar os civis, centenas de milhares dos quais estavam abrigados em tendas depois que as forças israelenses destruíram cidades inteiras.

