By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Em meio à pressão popular, PEC da Blindagem vai a votação na CCJ do Senado na quarta-feira
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Em meio à pressão popular, PEC da Blindagem vai a votação na CCJ do Senado na quarta-feira
outros

Em meio à pressão popular, PEC da Blindagem vai a votação na CCJ do Senado na quarta-feira

Última atualização: 22 de setembro de 2025 13:12
Published 22 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pressionada pelos protestos que marcaram o último domingo, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 3/21, apelidada como PEC da Blindagem, poderá ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (24/9). No último domingo (21/9) manifestações contra a PEC que amplia proteções legais a parlamentares e o projeto de lei (PL) 2162/23, a chamada PL da Anistia aconteceram nas 27 capitais brasileiras e em outras cidades do país. Os protestos foram convocados nas redes sociais após as duas propostas avançarem na Câmara dos Deputados na semana passada.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailComo foram as manifestaçõesPL da anistia: próximos passos da tramitação

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Apesar de ser aprovada na Câmara dos Deputados com 344 votos favoráveis e 133 contrários, a PEC que dificulta a prisão e a abertura de processos criminais contra deputados e senadores, deve ser encarada com resistência pelo Senado. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), disse, em entrevista à GloboNews, que irá pautar o texto na próxima reunião do colegiado para “sepultar de vez esse assunto”. Otto ainda acrescentou que a PEC é um “murro na barriga e tapa na cara do eleitor”. 

O relator da proposta, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), se posicionou no X, antigo Twitter, contrário ao texto da PEC. “Recebi do presidente da CCJ, Otto Alencar, a missão de relatar a chamada PEC da Blindagem no Senado. Minha posição sobre o tema é pública e o relatório será pela rejeição, demonstrando tecnicamente os enormes prejuízos que essa proposta pode causar aos brasileiros”, escreveu.

Vieira afirmou ainda que o relatório estará pronto para votação na quarta-feira (24/9), mas que a decisão de pautar será do presidente do colegiado. “Ele vai avaliar o cenário, conversando com colegas da comissão, para entender se está maduro ou se tem alguma conversa a ser feita. Me parece que vai ser rápido, tem forte senso comum que foi erro grosseiro de quem quer que tenha votado”, disse.

O MDB, um dos maiores partidos do Senado, já se manifestou contra o texto. Em nota, o partido definiu o avanço da PEC como “total desrespeito ao nosso compromisso com o fortalecimento das instituições democráticas” e “imenso retrocesso para a democracia e transparência pública”.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Como foram as manifestações

Os protestos contra a PEC da Blindagem e o PL da anistia aconteceram em todas as 27 capitais e tiveram grande repercussão, principalmente, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, o ato reuniu cerca de 47,5 mil pessoas, no momento de pico, na Avenida Paulista. Em Copacabana, o número chegou a 41,8 mil manifestantes, segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Nas manifestações pró-anistia, que aconteceram no dia 7 de setembro, o número de manifestantes foi próximo: em São Paulo, reuniu 42,2 mil pessoas; no Rio, 42,7 mil. 

As manifestações contra o avanço das propostas contaram com apoio da classe artística. No Rio de Janeiro, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan e mais, se reuniram para guiar a manifestação. Em São Paulo, o ato foi marcado pelo gesto dos manifestantes de estender uma grande bandeira do Brasil em frente ao MASP, contraponto ao protesto realizado no mesmo local em 7 de setembro por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que estenderam uma grande bandeira dos Estados Unidos.

PL da anistia: próximos passos da tramitação

Na última semana, o Projeto de Lei 2162/23, sobre anistia aos participantes de manifestações reivindicatórias de motivação política, teve o regime de urgência aprovado pela Câmara. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), nomeou o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do projeto, que já tem iniciado encontros com lideranças para debater as possibilidades do novo texto. 

Junto à Michel Temer (MDB) e Aécio Neves (PSDB-MG), o relator anunciou que o PL da anistia passará a se chamar “PL da dosimetria”, com o foco, agora, sobre o debate da diminuição de penas dos presos no 8 de janeiro. Sendo assim, passará a tratar não mais da anistia ampla geral e irrestrita, como reivindica a extrema-direita, mas “de uma nova dosagem das penas”.

Essa semana será marcada pelo fechamento do texto, segundo o relator. Paulinho se encontrará com lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Liberal (PL), ainda nesta segunda-feira (22/9). Segundo ele, o projeto poderá ser votado em plenário na próxima quarta-feira (24/9).

You Might Also Like

Vídeo: incêndio destrói mata e avança contra condomínio no Park Way

Quer saber mais da vida de Ed Gein? Conheça produções sobre o serial killer 

Técnico de Guiné Equatorial é afastado após W.O. nas Eliminatórias; entenda 

Shopping Busca Vida inaugura cinema com estrutura inédita na Bahia: “Padrão VIP”

Relembre a trajetória de Barroso, conhecido por posicionamentos progressistas

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

PRF apreende mais de 2 kg de cocaína em ônibus interestadual na BR-242, em Barreiras (BA)

10 de abril de 2025
Ex de Sean “Diddy” Combs o acusa de abuso, mas diz que ainda o ama 
De Mercedes-Benz a Porsche: picareta tem R$ 3 mi retidos após golpes
Governadores bolsonaristas defendem Bolsonaro após prisão domiciliar 
CPS abre inscrições para curso sobre saúde mental voltado a educadores 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?