Presidente brasileiro lembrou que já mediou crises envolvendo o país sul-americano no passado Internacional, Donald Trump, EUA, Luiz Inácio Lula da Silva, Venezuela CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (27), que abordou a situação da Venezuela durante reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia.
Segundo Lula, ele entregou a Trump um documento detalhando questões que incluem o tarifaço, conflitos internacionais, a legislação brasileira e a situação da Venezuela.
“Eu coloquei a questão da Venezuela para ele, dizendo que pelo noticiário estou vendo que as coisas estão se agravando. Expliquei que é extremamente importante levar em conta a experiência que o Brasil tem como maior país da América do Sul e economicamente mais relevante da região”, afirmou o presidente.
Lula lembrou que o Brasil já mediou crises políticas na Venezuela no passado. Em 2003, nos primeiros 15 dias de seu mandato, ele participou da criação de um “grupo de amigos” para apoiar processos democráticos no país vizinho, envolvendo Estados Unidos, Espanha e outros países da região.
“Escolhemos pessoas com respeitabilidade da oposição, para fortalecer a democracia. Acredito que é possível encontrar uma solução na Venezuela se houver disposição para negociação”, disse.
O presidente destacou que o Brasil atua para manter a América do Sul como zona de paz.
“Nossa guerra é contra a pobreza e a fome. Não queremos trazer conflitos de outras regiões para o nosso continente. Se precisar que o Brasil ajude, estamos à disposição”, afirmou.
Além da Venezuela, Lula disse que está aberto a discutir qualquer tema em negociações internacionais, incluindo relações comerciais, minerais críticos, terras raras, etanol e açúcar.
O presidente ressaltou a importância de fortalecer os acordos entre o Mercosul e países como União Europeia, Indonésia e Malásia, e afirmou que a diplomacia brasileira busca gerar benefícios tanto econômicos quanto democráticos.
“Queremos ter uma belíssima relação com China, Estados Unidos e União Europeia. Nosso negócio é fazer negócio, e isso inclui apoiar a estabilidade democrática na América do Sul”, concluiu.
-
1 de 6Donald Trump e Luiz Inácio Lula da Silva • Ricardo Stuckert/Divulgação
-
2 de 6Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com presidente dos EUA, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia 26/10/2025 • REUTERS/Evelyn Hockstein
-
3 de 6Encontro entre Donald Trump e Lula • Reprodução CNN Brasil
-
-
4 de 6Donald Trump e Lula em encontro na Malásia • REUTERS
-
5 de 6Reunião bilateral entre os presidentes Donald Trump e Lula • Divulgação
-
6 de 6Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia • Ricardo Stuckert / PR
-

