Contrato com a All Nippon Airways (ANA) prevê a fabricação de 15 aeronaves E-190, que pode ser estendida para 20
Este conteúdo foi originalmente publicado em Embraer assina venda de até 20 aviões para companhia japonesa no site CNN Brasil. Macroeconomia, CNN Brasil Money, EMBRAER, Luiz Inácio Lula da Silva, Silvio Costa Filho CNN Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, durante o discurso de encerramento do Fórum Empresarial Brasil – Japão, a venda de 15 aviões do modelo E-190 da Embraer para a All Nippon Airways (ANA), uma das principais companhias aéreas do Japão.
O contrato, que pode ser estendido para até 20 aeronaves para a companhia japonesa, equivale a aproximadamente R$ 10 bilhões em investimentos da empresa asiática na aviação brasileira, segundo o Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho.
Segundo o ministro, esse trabalho comercial entre o governo e a Embraer tem sido “importante e estratégico” para o fortalecimento da aviação nacional.
Além disso, Silvio também comentou sobre a intenção do governo de ampliar os mercados internacionais, para a aviação nacional vender ativos para outros países.
Segundo o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, a venda das aeronaves é um passo importante para o Brasil atuar em mercados de outros países.
“Além de ser a maior empresa aérea do Japão, ela tem uma imagem forte no setor da aviação. A decisão reforça o produto, que será importante para entrarmos em linhas aéreas de outros países também”
Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer
Outro ponto importante das negociações com o país asiático, foi um acordo de cooperação que permite as companhias de aviação japonesas a fazerem viagens diretas ao Brasil. Segundo o ministro, voos desse tipo não acontecem há 14 anos.
Combustível verde
Segundo o ministro, houve avanços em um acordo de cooperação do SAF, um biocombustível verde, feito através do etanol, que as companhias aéreas japonesas apresentaram interesse.
Ainda de acordo com Silvio, o Brasil tende a ser um grande exportador do biocombustível.
Ele também comentou sobre o plano que tem como finalidade fazer com que 10% de todo o combustível japonês seja composto pelo etanol.
“Além de potencializar o combustível da aviação aérea do Japão, também estamos estimulando a indústria sucroenergética, que dialoga com a sustentabilidade e com esse combustível do futuro, que o Brasil tem apresentado ao mundo”
Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos do Brasil
Este conteúdo foi originalmente publicado em Embraer assina venda de até 20 aviões para companhia japonesa no site CNN Brasil.