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Empresa que lê íris quer mais tempo para atender demandas da ANPD 

Última atualização: 29 de janeiro de 2025 10:31
Published 29 de janeiro de 2025
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Em entrevista ao CNN Money, executivo da Tools for Humanity afirmou que empresa busca promover segurança digital e prevenção a fraudes
Este conteúdo foi originalmente publicado em Empresa que lê íris quer mais tempo para atender demandas da ANPD no site CNN Brasil.  Negócios, CNN Brasil Money, Inteligência Artificial, tecnologia CNN Brasil

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A Tools for Humanity (TfH), empresa que viralizou nas últimas semanas por escanear a íris das pessoas, busca atuar no Brasil em total conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), afirmou ao CNN Money Damien Kieran, vice-presidente de proteção de dados da companhia.

Na última sexta-feira (24), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) determinou que a empresa suspendesse a oferta de criptoativos ou qualquer outra forma de recompensa para quem participasse do programa da empresa.

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Utilizando câmeras de última geração, a TfH escaneia a íris da pessoa para criar o que chama de World ID (“documentação mundial”, em tradução livre). Ao realizar o registro e baixar o aplicativo da empresa, o usuário então poderia coletar um token da TfH chamado World.

A empresa enviou um pedido à ANPD para que permita a TfH continuar com a sua operação.

“Todo esse tempo, estivemos trabalhando de perto com a ANPD. Nossa meta é assegurar que estejamos de acordo com a LGPD. Queremos mais tempo para trabalhar isso e poder providenciar à ANPD entendimento sobre nosso trabalho”, afirmou Kieran ao CNN Money.

O executivo afirma que a TfH já registrou cerca de 400 mil brasileiros. No mundo, os usuários que já possuem sua World ID totalizam 10,5 milhões.

Kieran acredita que num mundo ideal “o World ID estaria disponível para cada ser humano da Terra”.

O VP de proteção de dados diz que a empresa não registra nenhuma informação além da íris e, por tanto, não seria capaz de saber quem é quem pelo trabalho que realiza.

Kieran diz que o objetivo da TfH é criar um registro que prove que as pessoas são humanas, trazendo segurança a elas em uma realidade na qual a tecnologia dificulta reconhecer algo tão simples como a humanidade.

“Resolver o problema de saber se alguém é um ser humano único é um problema que está na internet há muito tempo, de saber o que é feito por computador ou feito por humanos. Normalmente resolvemos isso coletando mais dados, mas nós acreditamos que essa é a solução errada”, indagou Kieran.

“Acreditamos que é possível [ter esse discernimento] através deste passaporte. Algo que é diferente. O código da íris é difícil de falsificar”, pontuou.

O executivo afirmou que agora a empresa busca ter mais tempo para poder entrar em conformidade com as solicitações da ANPD.

Além da questão levantada sobre a remuneração, Kieran apontou que a autoridade brasileira pediu que fosse publicamente nomeado quem seria o oficial de proteção de dados – o que a empresa afirma já ter feito – e realizar atualizações de linguagem em seu site – o que requer tempo por lidar com questões de programação.

Sobre a questão da recompensa, Kieran acredita que a empresa atua em conformidade com a lei ao comparar seu serviço com sistemas de cashback ou quando, por exemplo, academias ofertam um período de aproveitamento gratuito para novos inscritos.

Além disso, pontua que todo o processo é transparente e consensual, de modo que o usuário sabe plenamente por que processos está passando.

ANPD aponta gravidade com tratamento de dados

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) afirmou, em comunicado, que considera grave o tratamento de dados pessoais realizado pela empresa, especialmente em situações que envolvem vulnerabilidade potencial e compensação financeira insuficiente.

“A Coordenação-Geral de Fiscalização (CGF) entendeu que a contraprestação financeira oferecida pela empresa pode comprometer a livre manifestação de vontade dos indivíduos, considerando o uso de dados pessoais sensíveis, a impossibilidade de exclusão dos dados biométricos coletados e a irreversibilidade da revogação do consentimento”, diz o comunicado.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Empresa que lê íris quer mais tempo para atender demandas da ANPD no site CNN Brasil.

 

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