By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Empresas podem explorar loterias em diferentes estados e realizar publicidade nacional, diz STF
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Empresas podem explorar loterias em diferentes estados e realizar publicidade nacional, diz STF
outros

Empresas podem explorar loterias em diferentes estados e realizar publicidade nacional, diz STF

Última atualização: 12 de setembro de 2025 20:03
Published 12 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Há maioria formada entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (12/9) para permitir que empresas possam operar loterias em diferentes estados e a realizar publicidade nacional destes serviços.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Assim, a Corte derrubou os dispositivos que previam, no máximo, uma autorização federal e uma estadual por credenciado e restringia a publicidade ao estado onde a operação estava autorizada.

As alterações nos serviços lotéricos foram feitas na Lei das Bets (Lei 14.7990/2023) e foram questionadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Acre, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. Embora os dispositivos impugnados pelos estados estejam na Lei das Bets, eles dizem respeito a outras modalidades lotéricas, e não às bets.

Os estados acionaram o Supremo pedindo a inconstitucionalidade dos dispositivos por entenderem que eles restringiam as concessões dos serviços lotéricos à iniciativa privada, pois reduziram o número de potenciais licitantes, e, consequentemente, a competitividade. Ainda poderia gerar um ambiente de competição predatória entre os estados que iam competir por melhores empresas. Por fim, entendiam que a regra favorecia serviços lotéricos federais em detrimento dos serviços lotéricos estaduais.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Todos os ministros que já se manifestaram acompanharam o relator, Luiz Fux, que manteve o teor da liminar proferida em 23 de outubro do ano passado. Na ocasião, Fux justificou a medida liminar diante da iminente realização do leilão destinado à concessão dos serviços lotéricos do estado de São Paulo, um dos autores da ação, previsto para o dia 28 de outubro. O pedido foi feito pelo estado de São Paulo.

De acordo com Fux, os dispositivos enfraquecem os serviços lotéricos estaduais frente ao federal e “não pode a União instituir tratamento privilegiado para si própria”. Em sua argumentação, Fux ressalta que as loterias são importantes fontes de obtenção de recursos para os estados.

O ministro também ressaltou que não faz sentido proibir a publicidade nacional de empresas que operem em âmbito estadual e que a vedação poderia afetar patrocínios de atletas, por exemplo. Em sua avaliação, se observados os limites da operação dos serviços lotéricos dentro dos estados, não há motivo para proibir a publicidade fora dele.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

“Não parece razoável, por exemplo, que o serviço lotérico de um determinado Estado não possa patrocinar um atleta ou uma equipe profissional de futebol que vá competir em outra unidade da federação ou mesmo fora do país; não parecer razoável, outrossim, que uma loteria estadual não possa, por exemplo, realizar uma ação de marketing em um jogo da seleção brasileira de futebol no exterior, apenas porque o evento ocorre fisicamente fora dos limites territoriais do Estado concedente”, escreveu Fux.

Mesmo acompanhando Fux, a maioria dos ministros fez ressalvas pontuais sobre a argumentação utilizada pelo relator. Eles ressaltaram que o Legislativo ainda pode limitar a competência dos estados para organização da prestação dos seus respectivos serviços públicos, de forma a proteger a ordem econômica e propiciar um ambiente concorrencial saudável.

You Might Also Like

Mirassol bate Inter, aproveita derrota do Botafogo e abre distância no G4 

“Botafogo não tem problema financeiro”: dirigente detalha reunião com a SAF 

Bella Hadid faz 1ª aparição profissional após revelar doença de Lyme 

Prêmio Bibi Ferreira 2025: veja os vencedores desta edição 

Osvaldo atinge marca histórica, fala sobre futuro no Vitória e projeta BA-VI: “Não tem favorito”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Trump assina memorando para expulsar mais de um milhão de imigantes dos EUA; saiba detalhes

24 de janeiro de 2025
Ministro de Lula destaca importância da Bahia no governo Bolsonaro: “Resistiu às destruições da terra plana”
Fã flagra Wagner Moura sem camisa após banho de mar na praia da Barra e gera alvoroço na web: “eu preciso dele”
Juiz dos EUA bloqueia possível envio de venezuelanos para Guantánamo 
Cidadão poderá escolher como tirar CNH, diz secretário à CNN 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?