Gabriel Escobar esteve com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues Política, Donald Trump, Governo Lula, Senado, tarifaço de Trump CNN Brasil
O encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, esteve nesta quarta-feira (16) no Senado, onde se encontrou com o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
O encontro foi um pedido do próprio representante do governo Trump, que, segundo Randolfe, busca entender o papel de um parlamentar brasileiro [Eduardo Bolsonaro PL-SP] que tem atuado junto aos Estados Unidos.
“Ele disse que está aberto ao diálogo e eu recomendei que ele procurasse o Itamaraty, que é o canal oficial de diálogo do governo brasileiro”, afirmou Randolfe.
O senador também teria destacado que “repudia qualquer interferência em assuntos internos, que o Brasil vive sob uma democracia com pleno funcionamento de instituições e que este governo havia sido, inclusive, vítima de uma tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro de 2023”.
Randolfe se propôs a mediar uma reunião entre o encarregado de negócios e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A ideia é ouvir uma voz que represente o parlamento brasileiro.
Viagem
Senadores devem embarcar, em agosto, em uma comitiva para buscar negociação junto ao parlamento americano sobre as tarifas impostas ao Brasil. A ideia é montar uma comitiva plural, com representantes de partidos de direita e esquerda.
A intenção não é tirar o protagonismo do Executivo nas negociações, mas dialogar com outra frente envolvida nos assuntos, os congressistas.

