Prova foi realizada em 1805 municípios, mais de 12 mil locais de aplicação e 165 mil de salas Educação, Enem, Inep CNN Brasil
O ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios, realizaram coletiva de imprensa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, neste domingo (16) em Brasília (DF).
Os números revelados pela pasta mostram que exame teve 70% de presença dos participantes nos dois dias de prova – porcentagem semelhante ao registrado em 2024.
Na ocasião, foi anunciado um balanço relativo à aplicação dos dois dias de prova, com dados preliminares.
O exame foi realizado em 1805 municípios, contando com a utilização de mais de 12 mil locais de aplicação e mais de 165 mil salas. Para garantir a segurança e a lisura do processo, foram utilizados detectores de metais em todas as salas.
Além de sua função primária, a prova também serve para a certificação de conclusão do ensino médio básico brasileiro, com quase 100 mil inscritos para essa finalidade.
Uma das novidades desta edição foi a introdução da pré-inscrição.
A participação no exame é fundamental, pois oferece a oportunidade de acessar importantes políticas públicas do governo federal, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), sendo o desempenho no exame um requisito indispensável para a inscrição nestes programas.
Foi ressaltado, ainda, o encontro com alunos beneficiários do programa Pé-de-Meia, e há uma meta do presidente de que, no próximo ano, seja possível universalizar essa iniciativa.
Os dados definitivos serão divulgados junto ao resultado do exame, em janeiro de 2026.

