Prova foi aplicada em Belém, Ananindeua e Marituba devido à COP30; 95.784 candidatos estão inscritos Educação, Belém, COP30, Enem CNN Brasil
Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, encerraram neste domingo (30) o primeiro dia de provas.
O tema da redação foi “A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil”. Os candidatos tiveram cinco horas e 30 minutos para responder questões de linguagens, ciências humanas e produzir o texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas.
Os três municípios paraenses somam 95.784 inscritos. Desses, 21.775 são concluintes do ensino médio.
Belém concentra o maior número de participantes, com 69.647 inscritos. Ananindeua registra 22.183 e Marituba totaliza 3.954 inscrições.
O Enem foi aplicado fora de época nas três cidades devido à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que aconteceu em Belém em novembro de 2025, no período da aplicação regular das provas para 4,8 milhões de candidatos.
Tema da redação
O tema da redação se insere na tradição dos últimos anos do Exame Nacional de eleger grupos sociais vulneráveis, segundo o professor e coordenador de redação do Curso Anglo, Sérgio de Lima Paganim. “Está super em linha com o que o Enem vem desenvolvendo nos últimos anos.”
Ele citou edições anteriores que abordaram doentes mentais (2020), pessoas sem registro civil (2021), comunidades e povos tradicionais (2022), trabalho de cuidado realizado pela mulher (2023) e comunidade negra (2024).
Paganim afirmou que o formato da proposta também seguiu o modelo tradicional. “Quando a banca traz valorização, ela trabalha na lógica de que o trabalho dos trabalhadores rurais não tem a valorização adequada e, portanto, essa é a situação-problema que é posta.”
Como é feita a correção?
A redação será corrigida por dois avaliadores. Cada um atribuirá uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências avaliadas. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
Entre os critérios que conferem nota zero à redação estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Os participantes com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) tiveram direito a 60 minutos extras. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Libras, o acréscimo foi de 120 minutos.
Abre portas
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil.
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o exame como critério único ou complementar aos processos seletivos.
Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Segundo dia de prova do Enem 2025 no Pará
- Data: domingo, 7 de dezembro
- Provas: ciências da natureza e matemática
- Locais: Belém, Ananindeua e Marituba

