Deputado estadual Dionísio Lins (Progressistas-RJ) afirma liderar uma articulação para que 15 escolas desfilem na elite do Carnaval carioca Entretenimento, #CNNPop, Carnaval, Escolas de Samba, Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) CNN Brasil
Uma entrevista do deputado estadual Dionísio Lins (Progressistas-RJ) ao Mais Carnaval levantou, nas últimas semanas, um intenso debate sobre o aumento do número de escolas de samba no Grupo Especial do Rio de Janeiro. O político propõe que a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) aceite que a elite do Carnaval carioca passe a ser composta por 15 agremiações, com um acréscimo de três escolas no comparativo com o que há atualmente.
Lins afirma ter negociado com o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o governador Cláudio Castro (PL) a liberação da verba adicional referente às três novas agremiações. O deputado declarou que articula também com André Ceciliano, secretário de Assuntos Parlamentares na Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), um aporte extra.
“Não falta nada a não ser o Gabriel David definir e colocar três escolas no Especial. A população vai ganhar com isso, o turismo virá e nós vamos arrecadar mais”, disse Lins ao Mais Carnaval citando o presidente da Liesa e filho do patrono da Beija-Flor de Nilópolis, Anísio Abraão David.
A fala de Dionísio Lins veio em resposta a um posicionamento feito por Gabriel David explicou por quais motivos a Liesa não pretende alterar o número de escolas presentes no Grupo Especial do Rio.
“A gente precisa de pouco mais de R$ 40 milhões de reais de investimento comparado ao ano anterior e três barracões novos para que essas escolas pudessem ter o mesmo nível de competitividade das escolas que hoje estão aqui na Cidade do Samba”, disse o presidente da Liesa.
A Cidade do Samba abriga, desde 2007, todos os barracões das escolas de samba da elite do Carnaval carioca. Inicialmente, foram projetados 14 espaços. Mas, com a diminuição do número de agremiações no Grupo Especial para 12, dois barracões ficaram livres; sendo um deles ocupado, a princípio, pela própria Liesa.
Outro que se posicionou sobre o assunto foi João Drumond, diretor financeiro da Liesa e vice-presidente da Imperatriz Leopoldinense.
Ele explicou que, atualmente, os dois espaços sobressalentes são divididos entre todas as escolas do Grupo Especial, que optam por desenvolver partes do seu Carnaval lá, já que suas necessidades extrapolam, muitas vezes, o espaço que o barracão lhe oferece. De toda forma, se os dois barracões fossem cedidos a novas escolas, ainda faltaria espaço para a décima quinta agremiação, pensando no modelo proposto por Dionísio Lins.
“O Carnaval cresceu muito e as escolas não têm mais espaço dentro dos seus barracões. Por isso elas ocuparam os barracões que estão vagos aqui na Cidade do Samba, para que o Carnaval continuasse crescendo”, declarou João Drumond. “Sem debate, sem recurso e sem investimento, a gente vai ter um grupo maior em quantidade de escolas, mas com uma qualidade artística inferior.”
Em resposta ao posicionamento dos representantes da Liesa, Dionísio Lins, afirmou que o dinheiro adicional viria também de um aumento da arrecadação provocado pelo crescimento do número de escolas. “A arrecadação da Liesa vai aumentar, inclusive irá aumentar o direito de arena irá aumentar a publicidade, irá aumentar a Rede Globo. Irão aumentar o subsídio da Prefeitura do Rio e o subsídio do Governo do Estado, porque já toparam”, afirmou.
No esquema proposto pelo deputado estadual, três escolas seriam promovidas da Série Ouro ao Grupo Especial em 2026 e apenas uma seria rebaixada. Lins afirmou ainda que articula com o deputado federal Dr Luizinho (Progressistas-RJ), líder do partido na Câmara dos Deputados e torcedor da Beija-Flor, para que ele aborde o assunto com Gabriel David. O parlamentar também é ligado a João Drumond, com quem costuma aparecer em vários vídeos nas redes sociais.
Dionísio Lins também afirmou que prepara um projeto de lei para sacramentar que o Grupo Especial tenha 15 agremiações
Como surgiu o Carnaval e por que ele se tornou tão popular no Brasil