By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Entenda como estão as negociações de cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Entenda como estão as negociações de cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas 
outros

Entenda como estão as negociações de cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas 

Última atualização: 18 de dezembro de 2024 02:56
Published 18 de dezembro de 2024
Compartilhe
Compartilhe

Fontes afirmam que acordo pode ser assinado nos próximos dias
Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda como estão as negociações de cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas no site CNN Brasil.  Internacional, Cessar-fogo, Faixa de Gaza, Guerra de Israel, Hamas, Israel, Reféns CNN Brasil

Contents
Leia MaisNetanyahu faz reunião em território sírio com vista para DamascoAcordo de cessar-fogo em Gaza pode ser assinado nos próximos dias, dizem fontesHamas diz que acordo em Gaza é possível se Israel parar de impor novas condiçõesEntenda o conflito na Faixa de Gaza

Um acordo para interromper a guerra de 14 meses em Gaza e libertar reféns mantidos no enclave palestino pode ser assinado nos próximos dias, disseram fontes informadas sobre as negociações no Cairo nesta terça-feira (17).

A administração dos EUA, com mediadores do Egito e do Catar, fez avanços nas conversas nos últimos dias antes que o presidente Joe Biden deixe o cargo no próximo mês.

“Acreditamos – e os israelenses disseram isso – que estamos chegando mais perto, e sem dúvida, acreditamos nisso, mas também somos cautelosos em nosso otimismo”, disse o porta-voz da Casa Branca John Kirby em uma entrevista à Fox News.

Leia Mais

  • Netanyahu faz reunião em território sírio com vista para Damasco

    Netanyahu faz reunião em território sírio com vista para Damasco

  • Acordo de cessar-fogo em Gaza pode ser assinado nos próximos dias, dizem fontes

    Acordo de cessar-fogo em Gaza pode ser assinado nos próximos dias, dizem fontes

  • Hamas diz que acordo em Gaza é possível se Israel parar de impor novas condições

    Hamas diz que acordo em Gaza é possível se Israel parar de impor novas condições

“Já estivemos nessa posição antes, onde não fomos capazes de cruzar a linha de chegada”, ele acrescentou.

As fontes disseram que um acordo de cessar-fogo pode estar a dias de distância, o que interromperia os combates e devolveria os reféns presos pelo Hamas em Gaza em troca de prisioneiros palestinos mantidos em prisões israelenses.

O diretor da CIA William Burns, um negociador-chave dos EUA, deveria estar em Doha nesta quarta-feira (18) para conversas com o primeiro-ministro do Catar, Sheikh Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, sobre como preencher as lacunas restantes entre Israel e o Hamas, disseram outras fontes bem informadas à Reuters.

A CIA não quis comentar.

O Hamas disse em uma declaração que um acordo era possível se Israel parasse de estabelecer novas condições. Uma autoridade palestina próxima aos esforços de mediação afirmou que as negociações eram sérias, com discussões em andamento sobre cada palavra.

Fontes informadas sobre a reunião disseram que Netanyahu estava a caminho do Cairo, mas uma declaração do gabinete de Netanyahu relatou que ele teve uma reunião nesta terça-feira com altos oficiais militares e de segurança no Monte Hermon, um local estratégico dentro da Síria.

Separadamente, seu porta-voz enviou uma mensagem a correspondentes israelenses para dizer: “O primeiro-ministro não está no Cairo.”

Duas fontes de segurança egípcias disseram que Netanyahu não estava no Cairo “neste momento”, mas que uma reunião estava em andamento para trabalhar nos pontos restantes, o principal deles uma demanda do Hamas por garantias de que qualquer acordo imediato levaria a outro acordo abrangente mais tarde.

As fontes egípcias disseram que estavam progredindo e sentiram que a noite desta terça-feira poderia ser decisiva para definir os próximos passos.

Netanyahu foi dispensado na terça-feira de dar depoimento previamente agendado em seu julgamento por corrupção. Ele se encontrou em Israel na segunda-feira com Adam Boehler, designado pelo presidente eleito dos EUA, Donald Trump, para ser seu enviado especial para assuntos de reféns.

Em uma entrevista coletiva na Flórida na segunda-feira, Trump reiterou ameaças para o Hamas libertar os reféns até 20 de janeiro, o dia em que ele tomar posse.

Mais tarde, Trump disse que se nenhum acordo de cessar-fogo for alcançado até o momento em que ele tomar posse, “não será agradável”. Ele não deu mais detalhes.

Autoridades dos EUA e de Israel expressaram crescente otimismo de que as negociações mediadas pelo Egito e pelo Catar poderiam produzir um acordo até o final do mês, mas também alertaram que as negociações poderiam fracassar.

Negociadores israelenses estavam em Doha na segunda-feira buscando preencher as lacunas entre Israel e o Hamas em um acordo que Biden delineou em maio.

Houve repetidas rodadas de negociações no ano passado, todas as quais terminaram em fracasso, com Israel insistindo em manter uma presença militar em Gaza e o Hamas se recusando a libertar reféns até que as tropas se retirassem.

A guerra em Gaza, desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas em comunidades no sul de Israel que matou cerca de 1.200 pessoas e levou mais de 250 sequestradas como reféns, impactou todo Oriente Médio.

A campanha de Israel matou mais de 45 mil palestinos, deslocou a maior parte da população de 2,3 milhões e reduziu grande parte do enclave a ruínas.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza

Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde o ano passado, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo radical mantém dezenas de reféns.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.

Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.

A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.

A população israelense faz protestos constantes contra Netanyahu, acusando o premiê de falhar em fazer um acordo de cessar-fogo para os reféns sejam libertados.

Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda como estão as negociações de cessar-fogo em Gaza entre Israel e Hamas no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Cigarro aumenta risco de ansiedade e depressão em adolescentes 

Mariah Carey é ofuscada por ​outro famoso durante estadia em hotel de luxo 

Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto nesta segunda (18) 

Eleição para presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia já tem data marcada; saiba quando

Paquistão retoma operações de resgate após mais de 300 mortes em enchentes 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

“Vale Tudo”: veja como foi a 1ª cena de Odete Roitman na versão original 

24 de abril de 2025
Novo Cadillac Escalade de Viih Tube pode valer mais de R$ 2 milhões; veja 
TRT2, em São Paulo, começa a usar IA para agilizar produção de sentenças
Piloto preso com 400 quilos de cocaína dentro de avião é absolvido pela Justiça
Adolescente mata prima de 4 anos com tesoura para se vingar do tio
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?