Reflexo indica o funcionamento de vias do tronco cerebral, motivo pelo qual protocolo de morte encefálica foi paralisado
Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda como tosse interrompeu morte cerebral de jogador do Bragantino no site CNN Brasil. São Paulo, -agencia-cnn-, Acidente, São Paulo (geral) CNN Brasil
O jogador Pedro Severino, de 19 anos, da equipe sub-20 do Red Bull Bragantino, que sofreu um grave acidente na rodovia Anhanguera na última terça-feira (4), teve o protocolo de morte encefálica interrompido após apresentar um reflexo de tosse na quarta-feira (5).
O médico neurologista Carlos Eduardo Altieri, do hospital Sírio-Libanês, explica que o Severino teve o chamado “gag reflex”, como é chamado o tipo de reflexo que impede que algo entre na garganta
De acordo com o especialista, esse reflexo indica o funcionamento de vias do tronco cerebral, motivo pelo qual o protocolo de morte encefálica foi interrompido.
Entenda o protocolo de morte encefálica
De acordo com o neurologista, o processo para decretar morte encefálica segue critérios rigorosos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina.
Para a morte cerebral seja declarada, são necessárias duas condições: a existência de coma e a falta de atividade do tronco cerebral por causa conhecida. Devem ser excluídos intoxicação exógena, hipotermia e distúrbios metabólicos.
Esse processo acontece por meio de exame clínico realizado por dois médicos diferentes, um deles neurologista ou neurocirurgião. É necessária a realização de exame que identifique a falta de atividade elétrica cerebral ou fluxo sanguíneo, como eletroencefalograma, doppler tranascraniano, angiografia e cintilografia cerebral.
O médico informa que o reflexo da tosse indica que o tronco cerebral está funcionando, já que as vias de integração e núcleos estão localizados nessa região. “No momento da tosse, ele não está mais em morte encefálica”, complementou o neurologista.
* Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda como tosse interrompeu morte cerebral de jogador do Bragantino no site CNN Brasil.