By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Entenda o que acontece com Zambelli após deputada ser condenada pelo STF 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Entenda o que acontece com Zambelli após deputada ser condenada pelo STF 
outros

Entenda o que acontece com Zambelli após deputada ser condenada pelo STF 

Última atualização: 15 de maio de 2025 11:57
Published 15 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Primeira Turma do Supremo condenou parlamentar a dez anos de prisão por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que acontece com Zambelli após deputada ser condenada pelo STF no site CNN Brasil.  Política, Câmara dos Deputados, Carla Zambelli, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil

Contents
Leia MaisPor unanimidade, STF condena Zambelli a 10 anos de prisão no caso hackerCPI das Bets avalia convocar mais influenciadoresFalas de Lula e Janja atrapalham regulação das redes, apontam parlamentaresHacker condenadoMandado de prisão contra MoraesO que diz ZambelliLeia a íntegra da nota

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, na quarta-feira (14), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasões dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos. Os magistrados determinaram ainda a perda do mandato da parlamentar.

Antes da execução da pena, porém, cabem recursos. A deputada pode apresentar ainda embargos de declaração, uma espécie de recurso no Supremo que não altera a condenação, mas adia o trânsito em julgado do processo. Uma eventual prisão da deputada precisa ser autorizada pela Câmara.

A perda de mandato também cabe à Casa Legislativa. No entanto, a jurisprudência do STF é que se a pena for superior a 120 dias de prisão em regime fechado, a própria Corte pode determinar a medida porque a Constituição prevê que o deputado perderá o mandato se faltar a um terço das sessões.

Leia Mais

  • Por unanimidade, STF condena Zambelli a 10 anos de prisão no caso hacker

    Por unanimidade, STF condena Zambelli a 10 anos de prisão no caso hacker

  • CPI das Bets avalia convocar mais influenciadores

    CPI das Bets avalia convocar mais influenciadores

  • Falas de Lula e Janja atrapalham regulação das redes, apontam parlamentares

    Falas de Lula e Janja atrapalham regulação das redes, apontam parlamentares

Neste caso, a Mesa Diretora da Câmara apenas declararia a perda de mandato.

Hacker condenado

O hacker Walter Delgatti Neto também foi condenado no âmbito do processo a oito anos e três meses de prisão pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Juntos, Zambelli e Delgatti Neto terão de pagar uma indenização estimada em R$ 2 milhões. A dupla havia sido denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em fevereiro pelos ataques aos sistemas do CNJ. O objetivo das ações seria incitar atos antidemocráticos.

Mandado de prisão contra Moraes

Segundo as investigações, Zambelli e o hacker inseriram documentos falsos no sistema do CNJ, como, por exemplo, um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Conforme a denúncia da PGR, a parlamentar teve “papel central” na invasão dos sistemas eletrônicos do CNJ e foi a “autora intelectual” do ataque hacker.

Zambelli, segundo a acusação, “arregimentou” Walter Delgatti, prometendo a ele benefícios em troca dos serviços. 

Conforme a acusação, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, Delgatti invadiu “por várias vezes dispositivos de informática usados pelo Poder Judiciário, adulterando informações, mandados de prisão, alvarás de soltura, decisões de quebra de sigilo bancário, e inclusive determinando ao sistema que emitisse documento ideologicamente falso”.

O que diz Zambelli

Em nota divulgada na sexta (9), quando os ministros formaram maioria pela condenação, a defesa da deputada disse ser “absolutamente injusto” que Zambelli tenha sido “julgada e condenada sem provas irrefutáveis e induvidosas”.

Os advogados também criticam o processo conduzido pelo Supremo, dizendo que houve “inúmeras nulidades desprezadas e cerceamento de defesa”.

Consideraram ainda “inadmissível” a falta audiência com os integrantes da Turma e da possibilidade de sustentação oral dos advogados.

A CNN entrou em contato com a defesa de Walter Delgatti Neto e aguarda retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Leia a íntegra da nota

“A defesa da deputada Carla Zambelli novamente externa sua irresignação, não somente pelo voto proferido que arbitrariamente julgou procedente as acusações, mas especialmente pelas inúmeras nulidades desprezadas e cerceamento de defesa ocorrido.

Além disso, apesar do enorme respeito que se tem para com os Eminentes Ministros da 1ª Turma da Suprema Corte, inadmissível que o processo não tenha sido submetido a julgamento presencial ou virtual com a possibilidade de sustentação oral na presença dos julgadores, bem como, que ainda não tenha sido disponibilizada ao menos audiência com os integrantes da Turma julgadora para que a defesa possa apresentar memoriais e externar pontos importantes do processo.

Absolutamente injusto que a Deputada tenha sido julgada e condenada sem provas irrefutáveis e induvidosas, ainda mais por fatos que desconhecia, como, por exemplo, os alvarás falsos que o mitômano Walter fez para seu primo e terceiras pessoas.

Saliente-se que jamais se deixará de acreditar na Justiça e se espera que algum dos Ministros possa pedir vistas e examinar todos os argumentos lançados pela defesa e, futuramente, modifique o rumo sugestionado pelo Relator”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que acontece com Zambelli após deputada ser condenada pelo STF no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Companheiros discutem e clima esquenta em torneio de Padel: “Não tem…” 

Brasileirão: Palmeiras goleia, Corinthians vence e Mirassol entra no G4 

Com Palmeiras e Flamengo de olho, River Plate bate Estudiantes no Argentino 

Palmeiras: auxiliar conta segredo sobre viagem de Abel Ferreira a Portugal 

Graciele Lacerda mostra primeiro mergulho no mar da filha com Zezé; veja 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Haddad diz que discurso da oposição atrapalha o Brasil: “vira-latismo” 

29 de julho de 2025
Vendas no varejo da zona do euro crescem acima do esperado após revisões 
Suspeita de administrar quadrilha especializada em sequestros é presa em Águas Claras
Rosiane Pinheiro mostra clique raro com musas do axé; veja 
Tenente-coronel da PM é morto com pedaço de madeira no Rio de Janeiro 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?