By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Entenda o que acontece se governo Trump ignorar ordem de um juiz federal 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Entenda o que acontece se governo Trump ignorar ordem de um juiz federal 
outros

Entenda o que acontece se governo Trump ignorar ordem de um juiz federal 

Última atualização: 17 de março de 2025 20:03
Published 17 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Juiz exigiu explicações sobre se Casa Branca ignorou decisão judicial ao deportar imigrantes venezuelanos para El Salvador
Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que acontece se governo Trump ignorar ordem de um juiz federal no site CNN Brasil.  Internacional, Casa Branca, Donald Trump, El Salvador, Estados Unidos, Imigrantes, Juiz, Suprema Corte, Suprema Corte dos EUA, Tribunal, Venezuela CNN Brasil

Contents
Leia MaisEUA: Departamento de Justiça defende deportação e rejeita ordem de juizCzar da fronteira de Trump: deportação de venezuelanos deve ser “celebrada”Trump pode ter violado ordem de juiz com deportação, diz analistaA punição pode ser política, não legal

Ordens judiciais recentes que adiam ou bloqueiam indefinidamente decretos do presidente Donald Trump levantaram questões sobre até que ponto o Executivo pode desrespeitar abertamente o judiciário federal e sobre como os juízes responderiam.

Qualquer decisão do governo Trump de desafiar os tribunais federais implicaria imediatamente profundas questões constitucionais sobre a separação de poderes que existe há séculos. O desafio questionaria o poder dos tribunais de impor decisões que deveriam ser a palavra final.

A questão atingiu um ponto crítico quando a administração Trump deportou centenas de supostos membros de gangues para El Salvador, apesar da ordem de um juiz federal de que a Lei de Inimigos Estrangeiros do Século XIX não poderia ser usada.

Leia Mais

  • EUA: Departamento de Justiça defende deportação e rejeita ordem de juiz

    EUA: Departamento de Justiça defende deportação e rejeita ordem de juiz

  • Czar da fronteira de Trump: deportação de venezuelanos deve ser "celebrada"

    Czar da fronteira de Trump: deportação de venezuelanos deve ser “celebrada”

  • Trump pode ter violado ordem de juiz com deportação, diz analista

    Trump pode ter violado ordem de juiz com deportação, diz analista

Questionado na noite de domingo (17) se seu governo havia violado a ordem do juiz, Trump respondeu: “Você teria que falar com os advogados sobre isso”.

Especialistas jurídicos dizem que há poucas opções para forçar o cumprimento dos pronunciamentos. Os juízes podem responsabilizar uma agência ou funcionário por desacato civil ou criminal, mas apenas isso.

Os temores de que a administração Trump possa adotar em um padrão de não seguir decisões judiciais com as quais discorda foram amplificados no mês passado, quando um juiz federal em Rhode Island, pela segunda vez, disse que o governo não pode cortar pagamentos de subsídios e empréstimos. Estados liderados pelos democratas reclamaram que a administração não estava obedecendo à ordem anterior do juiz.

Um dia antes, o vice-presidente JD Vance também atraiu críticas quando questionou em um post no X se os tribunais podem bloquear qualquer agenda de Trump. “Os juízes não têm permissão para controlar o poder legítimo do Executivo”, ele escreveu.

A resposta mais provável de um tribunal se a administração desafiasse uma ordem seria responsabilizar a agência por desacato civil, o que permitiria que um juiz aplicasse multas ao governo por sua não conformidade, disseram especialistas à CNN.

“Então você multa quem quer que seja o réu relevante, seja o secretário do Tesouro ou algum outro funcionário, e as multas aumentam (conforme a não conformidade continua)”, disse Michael Dorf, professor de direito constitucional na Cornell Law School.

Mas o problema, Dorf acrescentou, é que a agência ou o funcionário também pode ignorar as multas impostas. “Se eles estavam dispostos a desafiar a ordem em primeiro lugar, eles podem estar dispostos a desafiar as sanções”, disse ele.

No momento, o Departamento de Justiça adotou a abordagem usual de recorrer a um tribunal superior de decisões que bloquearam várias ações executivas.

Questionado na Casa Branca no mês passado se ele cumpriria as decisões judiciais, Trump disse que sim.

“Bem, eu sempre obedeço aos tribunais, e então terei que recorrer — mas o que ele fez foi desacelerar o esforço, e isso dá às pessoas corruptas mais tempo para acobertar”, disse Trump. “Então sim, a resposta é que eu sempre obedeço aos tribunais, sempre os obedeço. E nós recorreremos, mas os recursos demoram muito tempo.”

Outras sanções formais por um tribunal, embora baseadas em uma história profunda, também vêm com uma série de problemas potenciais quando aplicadas ao poder executivo. Se um juiz decidir buscar desacato criminal, por exemplo, isso precisaria ser iniciado pelo Departamento de Justiça — o que significa que é altamente improvável, dado o controle do presidente sobre esse departamento. O US Marshals Service, que aplica ordens judiciais federais, também faz parte do Departamento de Justiça.

“Os juízes são muito cautelosos em usar isso – e talvez apropriadamente – porque é um martelo. A ameaça de mandar alguém para a cadeia é uma espécie de último recurso”, disse Carl Tobias, professor de direito constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Richmond.

Entidades ou funcionários governamentais já foram considerados em desacato. Em 2021, o juiz distrital dos EUA Royce Lamberth em Washington, DC, considerou a prisão da cidade em desacato civil, mas não impôs nenhuma sanção. O juiz, nomeado pelo ex-presidente Ronald Reagan, em vez disso, encaminhou a prisão ao Departamento de Justiça por potenciais violações de direitos civis após não conseguir tratamento para um manifestante do Capitólio dos EUA que precisava de cirurgia.

E um presidente que não cumpra ordens judiciais também não é inédito. Richard Nixon desafiou uma ordem judicial para entregar gravações da Casa Branca durante a investigação de Watergate, e só o fez depois de uma determinação da Suprema Corte.

A punição pode ser política, não legal

David Cole, um professor de Direito de Georgetown que repetidamente defendeu casos perante a Suprema Corte em nome da União Americana pelas Liberdades Civis, previu que a penalidade mais provável que um presidente enfrentaria por desafiar uma ordem judicial seria política, não legal.

“A resposta”, previu Cole, “seria punir o Partido Republicano”.

Mas Cole observou que durante o primeiro mandato de Trump, a Casa Branca frequentemente perdia grandes disputas legais, reclamava alto sobre o juiz que as emitiu e então fazia o que toda administração anterior fazia depois de perder: entrar com um recurso.

“Se o presidente desafiasse uma ordem, isso causaria uma tempestade política”, disse Cole. “E ele sabe disso e, portanto, é muito improvável que o faça.”

Dorf disse que a diferença entre como a administração Trump respondeu a decisões judiciais adversas durante o primeiro mandato e agora é “o apoio completo dos republicanos do Congresso a Trump”.

Esse apoio, ele disse, exclui a possibilidade de que o Congresso possa usar seu poder de impeachment para punir Trump ou outros por potencial descumprimento de uma ordem judicial.

Alguns republicanos defenderam o papel do judiciário federal ou rejeitaram a ideia de que a Casa Branca pode desafiar decisões que prejudicam a agenda de Trump.

Entre eles está o senador da Louisiana John Kennedy, um republicano no Comitê Judiciário do Senado, que disse no mês passado que apoia a “legitimidade do judiciário federal” e o processo judicial.

“Eu já discordei de opiniões antes”, ele disse. “É por isso que Deus criou os tribunais de apelação. É por isso que Deus criou a Suprema Corte dos EUA.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que acontece se governo Trump ignorar ordem de um juiz federal no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Novas regras do FGC: aprimoramento do modelo prudencial

‘Justiça Aberta’ e a agenda de reformas para o Judiciário brasileiro

Regular mercado preditivo como bet é regular a bolsa como cassino

Cannabis no Congresso: 2026 será ano de decisão ou omissão?

Inovação, poder e advocacia pública no século 21

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Maisa aproveita dia de sol com a família em praia do Rio; veja fotos 

19 de abril de 2025
Análise: Entenda como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre vai funcionar 
Macaca é baleada na Zona Sul do Rio e corre risco de ficar paraplégica 
Silas Malafaia usa IA para retratar Lula e Janja como “casal super-rico”; assista
Inglaterra e Espanha dominam time ideal da Euro Feminina; veja a seleção 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?