By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Entenda o que é a Lei Magnitsky dos EUA, que Trump pode usar contra Moraes 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Entenda o que é a Lei Magnitsky dos EUA, que Trump pode usar contra Moraes 
outros

Entenda o que é a Lei Magnitsky dos EUA, que Trump pode usar contra Moraes 

Última atualização: 19 de julho de 2025 12:01
Published 19 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Aliados do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) relataram ao analista da CNN Caio Junqueira que devem ocorrer mais sanções contra o Brasil na próxima semana  Internacional, Alexandre de Moraes, Donald Trump, Estados Unidos, EUA, sanções, STF (Supremo Tribunal Federal) CNN Brasil

Contents
O que é a Lei Magnitsky?Leia mais:Moraes: Eduardo “intensificou condutas ilícitas” após ação contra BolsonaroLula classifica como “medida arbitrária” revogação de vistos de ministrosSanção a Moraes e ministros do STF: o que sabemosQuem pode ser punido pela lei?Quais são as sanções previstas?Quem decide quem é punido?

Aliados do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) relataram ao analista da CNN Caio Junqueira que devem ocorrer mais sanções contra o Brasil na próxima semana.

Na quinta-feira (18), o secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou pelas redes sociais a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), seus “aliados” no tribunal e familiares próximos.

Segundo os bolsonaristas, entre as opções na mesa do presidente americano Donald Trump está a aplicação da chamada Lei Magnitsky.

O diretor-executivo da Eurasia Group, Christopher Garman, durante o WW desta sexta-feira (18), avaliou que a tensão na relação entre Brasil e EUA pode escalar para um novo patamar com a provável aplicação da Lei Magnitsky.

O que é a Lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

Aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012, a lei prevê sanções como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

Leia mais:

  • Moraes: Eduardo "intensificou condutas ilícitas" após ação contra Bolsonaro

    Moraes: Eduardo “intensificou condutas ilícitas” após ação contra Bolsonaro

  • Lula classifica como “medida arbitrária” revogação de vistos de ministros

    Lula classifica como “medida arbitrária” revogação de vistos de ministros

  • Sanção a Moraes e ministros do STF: o que sabemos

    Sanção a Moraes e ministros do STF: o que sabemos

A legislação foi criada após a morte de Sergei Magnitsky, advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades de seu país e morreu em uma prisão de Moscou, em 2009. Inicialmente, a lei tinha como foco punir os responsáveis por sua morte.

Porém, em 2016, uma emenda ampliou seu alcance, permitindo que qualquer pessoa envolvida em corrupção ou abusos contra os direitos humanos pudesse ser incluída na lista de sanções.

Quem pode ser punido pela lei?

Para que sanções sejam aplicadas contra indivíduos estrangeiros, o presidente dos Estados Unidos deve apresentar provas confiáveis de infrações, incluindo execuções extrajudiciais, tortura e outras violações graves dos direitos humanos. Essas medidas podem ser impostas a agentes que reprimem denúncias de corrupção, cerceiam liberdades fundamentais ou atuam contra eleições democráticas.

Funcionários de governos e seus associados podem ser sancionados caso estejam envolvidos em esquemas de corrupção significativa, como desvio de recursos públicos, suborno e lavagem de dinheiro. A lei também prevê punições para quem financiar ou apoiar materialmente essas atividades ilícitas, garantindo que os responsáveis sejam impedidos de movimentar bens e acessar o sistema financeiro dos EUA.

Os alvos da Lei Magnitsky são incluídos na lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN list) do Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC, na sigla em inglês).

Quais são as sanções previstas?

Quem entra na lista pode enfrentar bloqueio de bens e contas bancárias no país, além de ter o visto cancelado e ser proibido de entrar nos EUA. Essas medidas são usadas contra pessoas, empresas ou organizações envolvidas em crimes financeiros ou violações de direitos humanos.

Para sair da lista, é preciso provar que não teve ligação com as atividades ilegais que levaram à punição, que já respondeu na Justiça por isso ou que mudou de comportamento de forma significativa.

Em alguns casos, as sanções podem ser retiradas se o governo americano entender que isso é importante para a segurança do país. O presidente deve avisar o Congresso com pelo menos 15 dias de antecedência antes de tomar essa decisão.

Quem decide quem é punido?

A decisão é do presidente dos Estados Unidos. Segundo o texto da lei Magnitsky, Donald Trump precisaria apresentar provas ao Congresso americano das supostas violações de direitos humanos. Vale lembrar que o republicano tem maioria nas duas Casas legislativas americanas.

(Com informações de Estadão Conteúdo)

 

You Might Also Like

A reforma tributária e o setor de seguros

7 dicas para começar sua mini-horta em apartamento 

Ferrari Elettrica: o primeiro carro elétrico da marca já tem data para estrear

Sem fato, sem foro

Na Sombra do Poder: O personal e a influencer

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Quaest: Relação do governo com Congresso é negativa para 51% dos deputados 

2 de julho de 2025
Israel ataca área próxima ao palácio presidencial da Síria e faz alerta 
Novo marco para indenização de bens ferroviários
Jottapê anuncia fim de carreira no funk e início no gospel; veja momento 
Da música ao agro: a propriedade intelectual e sua transversalidade
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?