A Meta conversou com a Perplexity sobre uma possível aquisição, embora um acordo não tenha sido fechado; separadamente, a Apple discutiu internamente a aquisição da startup, segundo a Bloomberg Negócios, Apple, CNN Brasil Money, Inteligência Artificial, Meta CNN Brasil
Uma startup de IA de quase três anos chamou a atenção da Meta e, supostamente, da Apple também.
A Meta conversou com o mecanismo de busca de IA Perplexity sobre uma possível aquisição, embora um acordo não tenha sido fechado, de acordo com uma pessoa familiarizada com as discussões.
As negociações ocorreram no final de abril ou início de maio e foram noticiadas anteriormente pela Bloomberg e pelo The Information .
Separadamente, a Apple discutiu internamente a aquisição da Perplexity, de acordo com a Bloomberg, que disse que as negociações estavam em um estágio inicial e podem não resultar em um acordo.
As negociações ocorrem em um momento em que a Apple e a Meta são vistas como atrasadas em seus produtos e serviços de IA, enquanto concorrentes como Google e OpenAI avançam.
O interesse das gigantes da tecnologia ressalta a acirrada competição por talentos em IA no que alguns acreditam ser a próxima grande evolução da internet.
Jesse Dwyer, chefe de comunicações da Perplexity, não quis comentar sobre as discussões com a Meta.
Questionado sobre as discussões internas da Apple, ele respondeu em um e-mail à CNN: “Não temos conhecimento de nenhuma discussão atual ou futura de fusão e aquisição envolvendo a Perplexity.”
A Apple e a Meta não responderam imediatamente ao pedido de comentário da CNN.
O que é Perplexidade e o que ela faz?
Perplexity é uma ferramenta de busca que utiliza modelos de IA para analisar conteúdo da web e selecionar respostas. As respostas geralmente são publicadas como um resumo, embora o Perplexity forneça links para suas fontes.
A empresa foi fundada em agosto de 2022 e lançou a primeira iteração de seu mecanismo de busca em dezembro de 2022.
O Perplexity oferece dois tipos de modos de busca: busca rápida e busca profissional. O primeiro é voltado para consultas gerais, enquanto o segundo fornece respostas mais detalhadas que exigem mais pesquisa e aprofundamento.
O plano gratuito do Perplexity permite três buscas profissionais por dia.
O Perplexity começou como uma ferramenta que permitia aos usuários interagir com diversos modelos de IA de diferentes empresas em um formato familiar: o mecanismo de busca. Mas o Perplexity pode fazer muito mais do que responder a consultas de pesquisa.
Você também pode fazer perguntas sobre arquivos, solicitar que ele gerencie projetos (por exemplo, criar um itinerário de viagem ou uma playlist), criar imagens e navegar por páginas selecionadas com base nos tópicos de seu interesse – assim como o ChatGPT e outros serviços de IA.
Muitos desses recursos adicionais, no entanto, estão incluídos no plano pago do Perplexity, que custa US$ 20 por mês e oferece acesso a mais modelos de IA, uploads ilimitados de arquivos e geração de imagens, entre outras vantagens. O Perplexity também está trabalhando em um navegador chamado Comet.
O Perplexity se tornou relativamente popular, mas enfrenta forte concorrência, principalmente do ChatGPT da OpenAI, que foi o aplicativo de chatbot mais baixado no terceiro trimestre de 2024, de acordo com a empresa de análise de dados de aplicativos Sensor Tower.
O ChatGPT foi responsável por 45% dos downloads de aplicativos de chatbot de IA nesse período, enquanto o Perplexity foi incluído na categoria “outros”.
A Perplexity também se viu envolvida em uma das maiores controvérsias em torno da IA: o uso de conteúdo. A BBC recentemente ameaçou entrar com uma ação judicial contra a Perplexity, alegando que a ferramenta copiou seu conteúdo sem permissão.
A Dow Jones, empresa controladora do The Wall Street Journal, e o New York Post também processaram a Perplexity no ano passado por acusações de que ela usou seu conteúdo ilegalmente, roubando tráfego de seus sites.
Por que a Apple ou a Meta iriam querer comprá-lo?
Um acordo com a Perplexity aparentemente se encaixaria nas ambições de IA da Apple ou da Meta. Ambas as empresas estão incorporando IA em seus produtos mais importantes: para a Apple, o iPhone, e para a Meta, aplicativos como Instagram e WhatsApp.
A Apple apresentou atualizações para ferramentas de IA existentes, como tradução de idiomas e criação de emojis personalizados, em sua conferência anual de desenvolvedores em junho.
A empresa está estudando a possibilidade de incorporar um mecanismo de busca com tecnologia de IA em seu navegador Safari, afirmou o vice-presidente sênior de software e serviços da Apple, Eddy Cue, em depoimento judicial em maio, segundo a Bloomberg .
Mas a Apple também precisa se atualizar em termos de IA. Sua versão reformulada da Siri, anunciada há mais de um ano, ainda não tem data de lançamento.
Atualmente, o Google paga bilhões de dólares à Apple para ser o mecanismo de busca padrão em seu navegador Safari, o segundo navegador mais popular, atrás apenas do Chrome, do Google.
Mas esse acordo está sendo analisado como parte do processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça contra o Google – o que significa que a Apple pode ter que pensar em alternativas.
Um acordo com a Perplexity, caso se concretize, daria um novo impulso aos aplicativos e serviços atuais da Apple, enquanto a empresa continua trabalhando na Siri. A empresa já tem parceria com a OpenAI e o Google para os recursos de IA do iPhone.
“A Apple precisa ser relevante aqui”, disse Ben Bajarin, CEO e analista principal da empresa de pesquisa de mercado Creative Strategies, à CNN em março . “E o fato de eles não terem muito a mostrar em troca de seus esforços é, na minha opinião, o que preocupa a maioria das pessoas.”
A Meta tem se esforçado para atrair talentos de IA de alto nível, o que demonstra a importância da IA para o futuro da empresa.
Por exemplo, a Meta ofereceu pacotes salariais de até US$ 100 milhões a algumas pessoas como parte dos esforços de recrutamento do CEO Mark Zuckerberg, de acordo com o The Wall Street Journal.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse em uma entrevista recente no podcast “Uncapped” que a Meta ofereceu bônus de contratação de US$ 100 milhões aos seus funcionários.
A Meta também acaba de fazer um grande investimento na Scale AI, uma startup que oferece ferramentas para ajudar empresas a rotular os dados usados para treinar modelos de IA, avaliada em mais de US$ 29 bilhões.
A gigante das mídias sociais contratou o fundador da Scale AI, Alexandr Wang, como parte do acordo.
Embora a Meta pareça ter algum sucesso em IA – seus modelos Llama são amplamente utilizados por desenvolvedores e seus óculos Ray-Ban AI são relativamente populares – a empresa está enfrentando dificuldades em outras áreas.
A empresa teria atrasado o lançamento de seu próximo modelo principal, Llama, de acordo com o The Wall Street Journal, e seu aplicativo de IA independente, com dois meses de existência, levantou preocupações com a privacidade após a descoberta de que algumas consultas de usuários que aparentemente eram postadas em privado eram, na verdade, públicas.
Alguns gigantes da tecnologia preveem que a IA pode ser um salto tão grande quanto a internet e os smartphones – dois avanços nos quais a Meta e a Apple desempenharam um papel fundamental.
A capacidade de inovação semelhante em IA por parte dos gigantes da tecnologia pode ser crucial para o futuro de ambos, especialmente porque se espera que a tecnologia transforme a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam e encontram informações.