By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Entenda o que pode mudar com a plataforma de crédito consignado para trabalhador privado
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Entenda o que pode mudar com a plataforma de crédito consignado para trabalhador privado
outros

Entenda o que pode mudar com a plataforma de crédito consignado para trabalhador privado

Última atualização: 30 de janeiro de 2025 13:44
Published 30 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O governo prepara a implementação, ainda neste ano, de uma plataforma para facilitar o acesso dos cerca de 40 milhões de trabalhadores do setor privado com carteira assinada ao crédito consignado. A proposta já vem sendo discutida há alguns meses e, segundo o Planalto, deve trazer mais transparência e baratear o crédito para o trabalhador regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasO que é o crédito consignado privado?Como a integração ao eSocial pode mudar o atual cenário?Como ficam os limites do consignado, juros e FGTS?

A iniciativa deve permitir que bancos e instituições financeiras tenham acesso às informações disponíveis no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial – sistema obrigatório do governo que unifica o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas do empregador sobre o empregado.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

A medida foi discutida em reunião, na quarta-feira (29/1), com o presidente Lula (PT), os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Rui Costa (Casa Civil) e representantes das principais instituições bancárias do país, entre eles os presidentes do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, da Caixa; Carlos Vieira; e do Itaú, Milton Maluhy Filho.

O empréstimo consignado privado já é regulamentado por lei de 2003. O acesso a essa modalidade de crédito, porém, ainda é restrito e depende de convênios entre bancos e grandes empresas.

“O crédito pessoal hoje, como o banco está sem garantia nenhuma, ele às vezes coloca uma taxa de difícil cumprimento pelo tomador. E com a garantia associada, como esses outros trabalhadores têm, a tendência forte é de que, pela utilização do eSocial, você dê aos trabalhadores que hoje pagam até mais de 6% de juros ao mês no crédito pessoal. E por esse mecanismo, você traga para uma situação melhor”, afirmou Haddad a jornalistas depois da reunião entre governo e bancos.

A viabilização da iniciativa deve ser feita por medida provisória (MP), a ser editada em fevereiro. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional também está no radar do Planalto.

O que é o crédito consignado privado?

É uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Costuma ter taxas de juros mais baixas do que outras opções de empréstimo, já que o risco de inadimplência é menor.

Como a integração ao eSocial pode mudar o atual cenário?

Com a integração à plataforma, serão enviados aos bancos e instituições financeiras informações detalhadas sobre o empregado, como suas contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dados sobre a folha de pagamento, do imposto de renda retido da fonte e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com o acesso simplificado a esses dados, a expectativa é de que a carteira de crédito consignado ofertada aos trabalhadores salte dos atuais R$ 40 bilhões para R$ 120 bilhões.

“Milhões de pessoas que hoje não têm acesso ao crédito consignado passarão a ter um mecanismo moderno, eficiente, transparente, com uma plataforma em que você vai poder comparar as taxas de juros praticadas pelo sistema bancário”, disse Haddad na quarta-feira.

Como ficam os limites do consignado, juros e FGTS?

As regras devem permanecer as mesmas. Devem continuar valendo o teto de 30% do salário comprometido com o empréstimo e a possibilidade de usar 10% do saldo do FGTS e o total da multa rescisória para o pagamento dos débitos, em caso de demissão sem justa causa.

A Fazenda já sugeriu o uso de uma parcela maior do FGTS como garantia para o empréstimo, o que poderia impactar na diminuição da taxa de juros. No entanto, ainda não há consenso na Esplanada.

You Might Also Like

Veja imagens inéditas por dentro do famoso avião de Taguatinga

Da periferia ao Ártico: duas bolsistas partem em expedição ao extremo do planeta

Feminicida ameaçou mulher e vizinho em mensagem: “Vocês vão pagar”

O Estado brasileiro nunca teve olhos para a mineração, diz Raul Jungmann ao WW 

Não é possível americanos explorarem minerais brasileiros, diz Raul Jungmann ao WW 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Gleisi e Hugo planejam se encontrar para discutir prioridades na Câmara 

8 de março de 2025
Rio Open 2025: veja premiação por etapa 
Vídeo: homem é visto surfando em rio meio às fortes chuvas; confira
Gringo com tatuagens nazistas é agredido por foliões em bloco de Carnaval; saiba mais
Thiago Wild discute com adversário após derrota na Copa Davis; veja 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?