A ONU anunciou nesta segunda-feira (28) que o Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome Política, Governo Lula, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), Mapa da Fome, ONU (Organização das Nações Unidas) CNN Brasil
A ONU (Organização das Nações Unidas) para a Alimentação e a Agricultura anunciou, nesta segunda-feira (28), que o Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome. O país estava na lista desde 2021.
O critério utilizado para a inclusão ou retirada de um país do Mapa é o indicador chamado PoU, sigla em inglês para “Prevalência de Subnutrição”. Ele estima o percentual da população que consome menos calorias do que o necessário para manter uma vida saudável e ativa.
O cálculo envolve três etapas:
- A estimativa da quantidade total de alimentos disponíveis no país;
- A forma como esses alimentos se distribuem entre a população, levando em conta desigualdades de renda e acesso;
- A identificação da parcela da população cuja ingestão calórica está abaixo do mínimo necessário.
Se esse percentual ultrapassa 2,5%, o país entra no Mapa da Fome. Caso fique abaixo, é retirado.
O relatório da ONU divulga esse dado com base em médias trienais. No caso do Brasil, a média entre 2022 e 2024 ficou abaixo do limite, o que levou à retirada do país da lista em 2025.
Promessa de Lula
Retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome até 2026 foi uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente comemorou o feito nas redes sociais.
“Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez”, escreveu o presidente.