Autorização da Fifa é inédita e torna o Brasil o único país apto a divulgar todos os lances revisados Futebol, CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Choque-Rei, CNN Esportes, Futebol brasileiro CNN Brasil
A CBF anunciou, na quarta-feira (8), que recebeu autorização da Fifa para divulgar áudios e vídeos de decisões tomadas pela arbitragem, mesmo em lances que não passaram por revisão no VAR, em todas as partidas de competições oficiais da CBF.
A medida é inédita no futebol internacional e foi motivada pela polêmica arbitragem do clássico paulista entre São Paulo x Palmeiras, pela 27ª rodada do Brasileirão.
Antes do precedente, a entidade não tinha autorização para divulgar áudios do VAR em lances sem revisão na beira do campo. Pelo protocolo da Fifa, apenas as jogadas analisadas diretamente pelo árbitro no monitor podiam ter o áudio disponibilizado ao público.
Segundo o presidente da CBF, Samir Xaud, a mudança faz parte de um plano de reestruturação.
“Desde o início da nossa gestão estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro. A arbitragem está entre essas prioridades”, afirmou.
“Ampliamos agora a divulgação dos áudios, em nome da transparência. Vamos anunciar outras melhorias nas próximas semanas”, completou Xaud.
De acordo com a CBF, a autorização da Fifa é inédita e torna o Brasil o único país a divulgar todos os lances revisados — agora também os checados sem ida do árbitro à cabine. O material será disponibilizado até 24 horas após as partidas.
“Sempre consultamos a Fifa em questões que fogem à rotina”, disse Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem. “Argumentamos que apresentar as checagens de grande impacto reforçaria a integridade das competições. Recebemos a liberação para fins de instrução e transparência.”
Áudios do Choque-Rei
Nesta quinta-feira (9), a CBF divulgou os áudios de São Paulo x Palmeiras.
As conversas mostram as trocas entre o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR, Ilbert Estevam da Silva, que foram afastados temporariamente “para treinamento e avaliação interna”.
O lance mais discutido foi o possível pênalti de Allan, do Palmeiras, sobre Tapia, do São Paulo. “Escorregou, escorregou. O jogador escorrega e os dois estão olhando para bola, pode seguir”, diz Ramon. O VAR confirma: “O contato é acidental”.
Também foram divulgadas as análises de três outras jogadas: um pisão de Gustavo Gómez, uma entrada de Andreas Pereira e uma suposta cotovelada de Gómez.
Em todas, o VAR manteve a decisão de campo sem recomendar revisão.
O Brasileirão volta na próxima quarta-feira (15) com sete jogos pela 28ª rodada. Antes, no sábado (11), o Palmeiras enfrenta o Juventude, às 19h (de Brasília), em jogo adiado da 12ª rodada.
CBF não divulgará áudio do VAR de São Paulo x Palmeiras; entenda