Jogador e clube mineiro chegaram a acertar tempo de contrato e bases salariais Cruzeiro, -itatiaia-esportes-, CNN Esportes, Cruzeiro (time), Futebol brasileiro, Internacional (time), Mercado da Bola CNN Brasil
O Cruzeiro esteve muito próximo de contratar o zagueiro Vitão, do Internacional. No entanto, nesse sábado (27), o time mineiro desistiu de seguir com as tratativas para ter o jogador neste momento. A Itatiaia aponta como foi o passo a passo da negociação entre as partes e por qual motivo o negócio colapsou.
As tratativas pela contratação de Vitão partiram do Cruzeiro. O clube acertou com a diretoria do Internacional um valor a ser pago, além da cessão de dois jogadores: o zagueiro João Marcelo e o meio-campista Japa. O defensor iria de forma definitiva, enquanto o meia seria por empréstimo.
Com esse acerto, o Cruzeiro avançou pelo acordo com o jogador do Internacional. Tite, técnico da equipe celeste, conversou com o atleta e compartilhou planos para a temporada. Pedro Lourenço, presidente da SAF do Cruzeiro, também teve diálogos com o defensor. Vitão expressou o desejo de jogar em Minas e tudo parecia encaminhado.
“Sumiço” do Inter
Em meio às especulações pela vinda de Vitão, a Itatiaia procurou os agentes dos jogadores envolvidos para entender o que tem “emperrado” o negócio. A reportagem entrou em contato com representantes do defensor que, em breve conversa, afirmaram que a tendência é que João Marcelo não fosse envolvido na negociação.
Ciente das especulações envolvendo o nome de João, a Itatiaia procurou o empresário do defensor. Segundo o agente, ainda que o nome do cruzeirense tenha começado a aparecer nos noticiários na terça-feira (23), foi apenas na quarta (24) que o Internacional fez o primeiro contato com os representantes do atleta.
A Itatiaia apurou que as partes tiveram conversa na noite de Natal, quando chegaram a tratar sobre projeto e valores salariais. A expectativa era que os dirigentes do Inter voltassem a entrar em contato na quinta-feira (25), porém, segundo o agente, o representante colorado “sumiu”.
O empresário ainda constou que João Marcelo não recusou nenhuma proposta e que o Internacional já negociava com outros clubes enquanto vivia impasse com o Cruzeiro. Os dirigentes colorados tentavam melhorar a oferta por Vitão e mantinham contato com o Flamengo e um outro clube, que não teve o nome revelado.
A reviravolta no caso Vitão
O negócio tomou outra rota na noite do sábado. O Flamengo, que tinha demonstrado interesse no atleta, fez nova proposta para o Inter e mudou o cenário. A diretoria rubro-negra superou o Cruzeiro e tinha oferecido ao Internacional uma quantia à vista, que seria somada ao abatimento da dívida pelo volante Thiago Maia. O clube gaúcho deu o aceite para a proposta.
A postura da diretoria gaúcha foi o principal motivo da retirada do Cruzeiro. Sem interesse em mudar o que foi realizado, os diretores mineiros retiraram a proposta. Após o impasse, não há possibilidade da negociação de João Marcelo e Japa com o Colorado.
E o futuro?
A negociação entre Flamengo e Vitão ainda está em andamento. Sem o Cruzeiro no negócio, as partes estão livres para dar sequência ao que foi acordado. A situação deve ser resolvida nos próximos dias.
Vitão, que tem contrato até o final de 2026, pode até permanecer no Inter. Neste cenário, estaria livre para assinar um pré-contrato em junho. O zagueiro está no Inter desde 2022 e se firmou como um dos melhores defensores do Brasil. Com a camisa colorada, ele tem 192 jogos, três gols, três assistências e um título: o Campeonato Gaúcho de 2025.
Campeonato Brasileiro: veja clubes que participarão da Série A em 2026

