Negociações para a segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns entre Israel e o Hamas também estão na agenda, segundo a fonte
Este conteúdo foi originalmente publicado em Enviado de Trump encontrará Netanyahu nesta quarta (29), diz autoridade no site CNN Brasil. Internacional, Benjamin Netanyahu, Conflito Oriente Médio, Donald Trump, EUA, Gaza, Hamas, Israel CNN Brasil
O enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, se encontrará com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nesta quarta-feira (29), de acordo com uma autoridade israelense.
A autoridade compartilhou à CNN que o escolhido do presidente Donald Trump como enviado para a região também deve se reunir com o ministro da Defesa israelense, Israel Katz.
As negociações para a segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns entre Israel e o grupo palestino Hamas estão na agenda, acrescentou a autoridade.
O acordo de cessar-fogo atual está definido para progredir em três fases. A primeira fase, que começou em 19 de janeiro, contará com a libertação de 33 reféns mantidos pelo Hamas em Gaza. Israel também libertará quase 2.000 prisioneiros palestinos como parte do acordo.
A segunda e a terceira fases estão menos desenvolvidas — e os detalhes serão decididos durante as seis semanas da primeira fase. Desde o início da guerra, Catar, Egito e EUA têm sido mediadores importantes nas discussões entre Israel e o Hamas.
Além disso, Donald Trump convidou Benjamin Netanyahu para uma reunião na Casa Branca na próxima terça-feira (4), de acordo com uma declaração do gabinete de Netanyahu.
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel realiza intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 2023, após o Hamas ter invadido o país e matado 1.200 pessoas, segundo contagens israelenses. Além disso, o grupo mantém dezenas de reféns.
O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu diversas vezes destruir as capacidades militares do Hamas e recuperar as pessoas detidas em Gaza.
Além da ofensiva aérea, o Exército de Israel faz incursões terrestres no território palestino. Isso fez com que grande parte da população de Gaza fosse deslocada.
A ONU e diversas instituições humanitárias alertaram para uma situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza, com falta de alimentos, medicamentos e disseminação de doenças.
Detectar, interceptar: entenda como funciona o Domo de Ferro de Israel
Este conteúdo foi originalmente publicado em Enviado de Trump encontrará Netanyahu nesta quarta (29), diz autoridade no site CNN Brasil.