By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Equipes de clientes: evolução estratégica na gestão de negócios por escritórios
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Equipes de clientes: evolução estratégica na gestão de negócios por escritórios
outros

Equipes de clientes: evolução estratégica na gestão de negócios por escritórios

Última atualização: 4 de outubro de 2025 05:00
Published 4 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em um ambiente jurídico altamente competitivo, em que a experiência do cliente é cada vez mais determinante na contratação dos escritórios de advocacia, cresce o desafio de transformar gestão de relacionamento em valor real, fidelização e novas frentes de negócio.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Essa necessidade ocorre em um cenário em que organizações de médio e pequeno portes, a exemplo das grandes bancas full-service, passam a gerir de forma profissionalizada as chamadas áreas administrativas, como Desenvolvimento de Negócios, Marketing e Comunicação, Gestão de Pessoas, Tecnologia, Administrativo-Financeira, entre outras, conforme o porte e estrutura de cada escritório.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Diante da nova realidade do mercado empresarial, é imprescindível que os escritórios de advocacia identifiquem oportunidades para um planejamento de trabalho mais voltado para o futuro, desenvolvendo isso de forma bastante próxima aos clientes.

Segundo a Altman Weil Law Firms in Transition Survey (2023), mais de 70% dos escritórios que adotaram modelos centrados no cliente relataram aumento na retenção de contas estratégicas e crescimento no ticket médio por cliente. Os dados refletem uma tendência que, na verdade, há muito tempo é apontada, mas se torna cada vez mais clara: a personalização no atendimento e o foco na criação de valor percebido são diferenciais reais no mercado jurídico contemporâneo.

O avanço de uma cultura mais colaborativa, presente no mercado empresarial, especialmente em grandes organizações, tem levado escritórios de advocacia ao redor do mundo a adotarem modelos mais integrados e estratégicos de gestão de contas, com compreensão profunda do negócio do cliente e entrega proativa.

A resposta a esse novo cenário tem sido a migração, a princípio por escritórios internacionais, para o modelo de Equipes de Clientes, compostas por sócios de relacionamento, sócios setoriais, profissionais de diferentes áreas de prática e unidades geográficas, integrantes de equipes de desenvolvimento de negócios, marketing e tecnologia, entre outras formações sob medida para o cliente de alto valor ou potencial. Trata-se da evolução de um modelo de gestão de contas-chave (key account management), que começa a influenciar escritórios no Brasil.

Essas equipes organizam-se de forma dedicada em torno de contas estratégicas, com o objetivo de gerar valor consistente, coordenar entregas, antecipar demandas e fortalecer vínculos duradouros.

Em vez de atuar como um canal reativo, o escritório passa a operar como um parceiro de negócios efetivamente. Neste modelo, o relacionamento com o cliente é ainda conduzido por um sócio de referência, responsável por liderar e mediar as ações da equipe e por direcionar esforços de maneira estratégica e coordenada. Reuniões regulares, planos de ação conjuntos e uso de dados extraídos de ferramentas de CRM, pesquisas de satisfação e relatórios de performance estruturam a tomada de decisão.

No Brasil, ainda que em ritmo mais tímido, escritórios de médio e grande porte começam a estruturar suas equipes com esse olhar, sobretudo para clientes de setores como infraestrutura, tecnologia, financeiro e agronegócio, em que a complexidade das operações exige alinhamento profundo com os objetivos de negócio dos clientes.

No entanto, para que o modelo de Equipes de Clientes seja efetivo, a cultura organizacional deve estar preparada. É fundamental que haja abertura e, principalmente, estímulos diversos para a colaboração entre áreas, engajamento dos sócios e valorização de práticas como escuta ativa, coleta sistemática de feedback e compreensão profunda da cadeia de valor de cada cliente. Essa transição passa também pela adoção de inovações tecnológicas, bem como pela revisão de indicadores de sucesso que vão além da receita.

A estratégia requer ainda um planejamento cuidadoso de sucessão, e não apenas do escritório, considerando que mudanças na liderança do cliente podem redefinir expectativas, formatos de entrega e, até mesmo, a continuidade da conta. Não menos importante, é preciso estar atento ao que o cliente valoriza de fato: para uns, pode ser a agilidade; para outros, a profundidade técnica ou o entendimento do setor, por exemplo. Abandonar suposições e ouvir o cliente com método é o que separa o atendimento padronizado da consultoria de valor.

Entre os benefícios estão relacionamentos sólidos e duradouros, baseados em confiança e valor percebido e contínuo; oportunidades concretas de negócio; e maior eficiência na alocação de recursos internos. Adicionalmente, há oportunidade para profissionais administrativos fortalecerem sua importância nas estratégias do escritório.

A adoção de Equipes de Clientes, portanto, não deve ser encarada como modismo, mas como resposta concreta a um novo patamar de exigência no setor jurídico, que abrange a necessidade de uma abordagem mais estratégica e inovadora para a gestão dos escritórios de advocacia, com foco na colaboração, na adaptação às necessidades dos clientes e na liderança eficaz.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Escritórios que compreenderem essa lógica estarão mais bem posicionados para crescer de forma sustentável, mantendo a relevância em um mercado em profunda transformação.

Partindo da premissa de que a geração de negócios é fruto de relacionamentos consistentes, a adoção do modelo de Equipes de Clientes representa um avanço na forma como os escritórios estruturam e cuidam da experiência de seus clientes.

Para que produza efeitos concretos, é fundamental reconhecer a cultura do escritório e fortalecer práticas de colaboração, proatividade e alinhamento estratégico. Mais do que uma inovação estrutural, trata-se de um caminho para consolidar vínculos duradouros e ressignificar a percepção de valor pela ótica do cliente.

You Might Also Like

Acusado de matar enteada manda recado ao pai da criança: “Sua filha está morta, pare de encher o saco”

Martínez volta ao CT, e Corinthians aguarda para decidir sobre punição 

AM: álbum de figurinhas avaliado em R$ 14 mil é recuperado e homem é preso 

Bessent estima que shutdown custa US$ 15 bilhões por dia à economia dos EUA 

Entendimento da Corte IDH pressiona países da OEA a adotarem políticas climáticas eficazes

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Análise: Macron faz aposta diplomática arriscada em Gaza 

26 de julho de 2025
Perigo! Carros ficam presos em fenda de ponte que desabou; assista
Davi Brito revela investimento em negócio com fãs: “Vão vender comigo”
Eliminatórias: gol de Vini Jr. fez Brasil ganhar quatro posições na tabela 
Otávio Mesquita pedirá indenização à assistente que o acusou de estupro 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?