By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Erro na destilação pode contaminar bebidas com metanol, aponta especialista 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Erro na destilação pode contaminar bebidas com metanol, aponta especialista 
outros

Erro na destilação pode contaminar bebidas com metanol, aponta especialista 

Última atualização: 3 de outubro de 2025 07:39
Published 3 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Composto é o primeiro a evaporar durante o processo químico e precisaria ser descartado para evitar contaminação  São Paulo, -agencia-cnn-, Entrevista, Etanol, Intoxicação, Metanol, Morte, Química CNN Brasil

Contents
Leia MaisSalvador intensifica fiscalização contra bebidas alcoólicas clandestinasApós caso com rapper Hungria, distribuidora de bebida é interditada no DFAnálise: Pronunciamento de Padilha sobre metanol pode impactar indústriaTotal de casosAntídoto para a intoxicaçãoOrientação aos estados

O Brasil já registra, até esta sexta-feira (3), 11 casos confirmados e 48 sob investigação de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol, segundo o Ministério da Saúde. A maioria das ocorrências está concentrada em São Paulo, mas há também registros em Pernambuco e um caso em apuração no Distrito Federal. Uma morte foi confirmada e outras sete são investigadas pelas autoridades de saúde.

O professor Thiago Correra, especialista em química pela USP (Universidade de São Paulo), explica que a contaminação pode ocorrer durante a destilação, processo químico usado na produção de algumas bebidas alcoólicas.

“Como o metanol é mais volátil, ele evapora primeiro nesse processo. A primeira fração que condensa — chamada de ‘cabeça’ da destilação — pode ter um pouco de etanol, mas é muito mais rica em metanol, e essa fração deve ser descartada. Se a destilação não for bem feita ou não for bem controlada — como ocorre em produções clandestinas — a separação pode falhar”, afirma.

Leia Mais

  • Salvador intensifica fiscalização contra bebidas alcoólicas clandestinas

    Salvador intensifica fiscalização contra bebidas alcoólicas clandestinas

  • Após caso com rapper Hungria, distribuidora de bebida é interditada no DF

    Após caso com rapper Hungria, distribuidora de bebida é interditada no DF

  • Análise: Pronunciamento de Padilha sobre metanol pode impactar indústria

    Análise: Pronunciamento de Padilha sobre metanol pode impactar indústria

Ele também explicou que o metanol e o etanol têm fórmulas químicas semelhantes, mas efeitos distintos no organismo após serem metabolizados: o acetaldeído do etanol está relacionado à ressaca que você sente, enquanto o formaldeído do metanol provoca outros efeitos, bem mais tóxicos. Isso acontece porque o organismo não consegue escolher qual das duas moléculas vai metabolizar.

Ainda segundo o químico, mesmo pequenas quantidades de metanol podem se misturar totalmente em bebidas de base aquosa, como cerveja, vinho ou destilados.

“Qualquer bebida que tenha água como base, como a cerveja, se receber uma pequena quantidade de metanol, apresentaria o mesmo efeito que eu mostrei: ele se solubiliza em uma única fase”, explica o professor.

Os relatos de vítimas reforçam a dificuldade de identificar alterações, além do gosto, as mudanças de viscosidade ou densidade em uma bebida são difíceis de perceber, já que o teor de outros componentes também varia. Correra aponta que se a bebida tiver açúcar, corantes ou outros ingredientes, fica ainda mais complicado notar.

“Por isso é importante usar produtos e processos de fornecedores confiáveis: na produção clandestina o risco de contaminação por metanol é maior”, conclui Correra ao dizer que a forma mais segura de se proteger é comprar destilados de locais confiáveis e fiscalizados.

Total de casos

Até o momento, o CIEVS (Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) recebeu a notificação de 43 casos por esse tipo de intoxicação. Destes, 39 casos foram em São Paulo, com 10 confirmados e 29 em investigação, e 4 casos estão em investigação em Pernambuco.

Em São Paulo foi confirmado um óbito. Outras cinco mortes estão sendo investigadas. Já em Pernambuco, duas mortes são investigadas. A investigação dos casos em São Paulo está sendo conduzida pela Polícia Federal em conjunto com os órgãos de controle e vigilância.

“Nós estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país. A entrada da Polícia Federal no plano se deve à suspeita de envolvimento de uma organização criminosa relacionada à adulteração de bebidas”, reforçou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O caso é considerado suspeito quando o paciente, que ingeriu bebida alcoólica, apresenta a persistência ou piora de sintomas, como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alteração visual, entre 12 horas e 24 horas após o consumo.

Intoxicação por metanol: quando procurar um hospital?

Antídoto para a intoxicação

O etanol produzido por laboratórios ou farmácias de manipulação, em grau de pureza adequado para uso médico, é o antídoto específico para os casos confirmados de intoxicação.

Quando há necessidade clínica, o CIATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica) ou as secretarias de saúde solicitam a manipulação do produto. A administração é sempre controlada e de forma intravenosa ou oral

O Brasil conta com 32 CIATox, centros de referência especializada em toxicologia para orientação, diagnóstico e manejo de intoxicações. Em São Paulo, há 9 centros.

Orientação aos estados

O Ministério da Saúde enviou, nesta terça-feira (30) uma nota técnica orientando os estados e municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação. A medida busca reforçar a vigilância e a resposta a casos suspeitos.

“Essa determinação é para que possamos identificar mais rapidamente não só o que está acontecendo no estado de São Paulo, mas também possíveis intoxicações em outros estados do país, a partir de comportamentos clínicos e epidemiológicos anormais”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A intenção é estimular a identificação do local onde o produto foi consumido para mapear os locais e acionar os órgãos de segurança. Além disso, a medida visa garantir o cuidado adequado às pessoas e orientar os profissionais de saúde.

Intoxicação por metanol: entenda sintomas por ingerir químico em bebidas

 

You Might Also Like

Jovem de 19 anos é morto durante assalto após sair de treino de boxe em Salvador

Por unanimidade, Congresso derruba presidente por “incapacidade moral”

Homem é preso por falsificar bebidas em fábrica clandestina em SP 

Conheça María Corina Machado, opositora venezuelana que venceu Nobel da Paz 

Feijoada mortal: Filha arma plano macabro para matar pai e paga amiga para cometer crime

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Sturaro fala sobre segregação das facções nos presídios: “Fortalece os grupos criminosos”

28 de agosto de 2025
Por unanimidade, Cidadania aprova fim de federação com PSDB 
Incêndio no Projac afetou cenários de três produções da Globo; saiba quais
Júri de ex-deputado acusado de matar jovem é adiado por falta de comida
STF tem maioria para restringir à Corte autorização de buscas no Congresso 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?