By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Escassez de presas causou extinção dos tigres-dentes-de-sabre, diz estudo 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Escassez de presas causou extinção dos tigres-dentes-de-sabre, diz estudo 
outros

Escassez de presas causou extinção dos tigres-dentes-de-sabre, diz estudo 

Última atualização: 23 de julho de 2025 19:53
Published 23 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisadores utilizaram bancos de dados de fósseis de milhões de anos para traçar história evolutiva  Tecnologia, Estudo, extinção, Unicamp CNN Brasil

Contents
Leia MaisEsqueleto completo de cavaleiro medieval é descoberto sob sorveteriaFóssil de dinossauro é encontrado embaixo de estacionamento nos EUASapo famoso pelo veneno psicodélico corre risco de extinção, diz estudo

As interações entre predadores e presas influenciaram diretamente na extinção de espécies como tigres-dentes-de-sabre e foram responsáveis pelo fim da grande diversidade de antilocaprídeos, hoje reduzida a uma única espécie, o antílope-americano. É o que revela dois novos estudos apoiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) em parceria com pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

No primeiro trabalho, publicado no Journal of Evolutionary Biology, os pesquisadores utilizaram bancos de dados de fósseis, estimativas de tamanho corporal e dados sobre a variação climática na América do Norte e na Eurásia nos últimos 20 milhões de anos para traçar a história evolutiva e as interações que podem ter influenciado a extinção dos tigres-dentes-de-sabre. Esses felídeos formam um grupo cuja principal característica são os caninos alongados, o que sugere que seriam predadores especializados em caçar grandes animais.

Leia Mais

  • Esqueleto completo de cavaleiro medieval é descoberto sob sorveteria

    Esqueleto completo de cavaleiro medieval é descoberto sob sorveteria

  • Fóssil de dinossauro é encontrado embaixo de estacionamento nos EUA

    Fóssil de dinossauro é encontrado embaixo de estacionamento nos EUA

  • Sapo famoso pelo veneno psicodélico corre risco de extinção, diz estudo

    Sapo famoso pelo veneno psicodélico corre risco de extinção, diz estudo

“Uma das hipóteses com mais atenção na literatura era a de que o fim dos tigres-dentes-de-sabre poderia estar ligado à extinção da megafauna no final do Pleistoceno, que ocorreu entre 50 mil e 11 mil anos atrás. Esses animais de grande porte foram extintos por conta de mudanças climáticas e ações humanas e, com isso, os predadores teriam ficado sem suas principais presas”, conta João Nascimento, primeiro autor dos estudos, realizados durante doutorado no Instituto de Biologia (IB-Unicamp) com bolsa da Fapesp.

“No entanto, verificamos que o processo começou milhões de anos antes. Ao longo da história do grupo houve várias espécies diferentes de dentes-de-sabre. Nosso estudo mostra que as extinções de algumas delas, ao longo de toda a história do grupo, ocorreram geralmente nos momentos em que a diversidade de presas era menor”, explica.

No outro trabalho, publicado na revista Evolution, os autores observaram uma correlação no sentido oposto. O aumento da diversidade de predadores fez com que a diversidade de espécies de um grupo de herbívoros, os antilocaprídeos, declinasse.

No passado, os antilocaprídeos foram animais diversos na América do Norte, mas hoje são representados por uma só espécie vivente, o antílope-americano (Antilocapra americana), um dos herbívoros mais velozes do mundo. Uma das duas subfamílias, Merycodontinae, foi totalmente extinta cerca de 6 milhões de anos atrás. O evento coincide com o surgimento dos proboscídeos, grupo dos elefantes atuais, que competiam por ambientes florestais com os Merycodontinae.

A outra subfamília, Antilocaprinae, teve o início de seu declínio há cerca de 6 milhões de anos, coincidindo com o aumento da diversidade de felídeos. Entre eles está, por exemplo, o guepardo-americano (Miracinonyx), uma espécie que, assim como o guepardo africano, possuía adaptações para perseguição em alta velocidade.


Antilocaprinae (à esq.) foram reduzidos a uma única espécie vivente, enquanto Merycodontinae (à dir.) foram totalmente extintos • Ilustração de Felipe Capoccia/Unicamp

Estudos de outros grupos de pesquisa sugerem que a predação por essa espécie seria uma das explicações evolutivas por trás da grande velocidade do antílope-americano. O estudo reforça essa hipótese ao mostrar que a diversidade de felídeos pode ter impactado a extinção de antilocaprídeos do passado.

Em trabalho anterior, os pesquisadores apontaram o gigantismo dos herbívoros na Península Ibérica como um fator que contribuiu para a extinção de predadores 15 milhões de anos atrás. Dessa vez, os estudos dizem respeito a territórios muito maiores, na escala continental.

“A grande contribuição desse conjunto de trabalhos é justamente trazer a noção de que a interação entre predadores e presas pode ter efeito nos grandes padrões evolutivos. Isso era debatido há décadas, mas não havia um conjunto de resultados realmente robusto dando suporte a essa hipótese”, afirma Mathias Pires, professor do IB-Unicamp, que orientou o estudo.

Fósseis revelam como répteis da época dos dinossauros voavam

 

 

You Might Also Like

Vídeo: barraqueira do Guará pula muro de casa e usa facas para cortar ternos finos de ex

113 Sul: quem é a delegada que induziu inocente a confessar crime

Mulher paraplégica após uso de fenol: CRM aponta “relação causal”

Chefe da Funai sob Bolsonaro é condenado à prisão por perseguir servidores 

Mapear é declarar: a expansão do ‘Tô no Mapa’ e a força dos territórios tradicionais no Pará

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Lula diz que enviará projeto sobre redes ao Congresso após ouvir setores 

13 de agosto de 2025
Palmas enfrenta semana com altos índices de radiação UV e baixa umidade 
Bispo brasileiro e Messi são ‘vizinhos’ em prédio de luxo em Miami; confira
Madureira x Bahia: horário e onde assistir ao jogo da Copinha 
Quaest: 86% dos brasileiros já sabiam que Bolsonaro está sendo julgado 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?