By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Escassez de trabalhadores é novo desafio das economias, diz OCDE 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Escassez de trabalhadores é novo desafio das economias, diz OCDE 
outros

Escassez de trabalhadores é novo desafio das economias, diz OCDE 

Última atualização: 9 de julho de 2025 09:20
Published 9 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Mercado de trabalho em países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico continuam a mostrar resiliência, mas há sinais de enfraquecimento  Macroeconomia, -agencia-estado-, CNN Brasil Money, Emprego, OCDE, Trabalho CNN Brasil

Contents
Leia MaisNo CNN Talks, Jardim defende que COP busque norma sobre crédito de carbonoFinanciamento climático depende de inovação, diz MeloAutoridades pedem alinhamento público-privado para financiamento climáticoMercado de trabalhoPIB per capita

O impacto das populações envelhecidas ameaça o motor do crescimento econômico dos países, que depende de recursos humanos para produzir resultados, de acordo com um novo relatório de Perspectivas de Emprego da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), publicado nesta quarta-feira (9).

Segundo o cartel, isso coloca a economia dos países em uma nova era, onde o desafio se desloca de uma escassez de empregos para uma escassez de trabalhadores.

“Exatamente como esse novo tipo de economia global se desenrolará não está claro. É um momento desconcertante com indicadores aparentemente contraditórios. À medida que o número de pessoas em idade ativa estagna na OCDE, empregos estão ficando vagos mesmo enquanto pessoas perdem trabalho e os salários mal acompanham a inflação”, explica.

Leia Mais

  • No CNN Talks, Jardim defende que COP busque norma sobre crédito de carbono

    No CNN Talks, Jardim defende que COP busque norma sobre crédito de carbono

  • Financiamento climático depende de inovação, diz Melo

    Financiamento climático depende de inovação, diz Melo

  • Autoridades pedem alinhamento público-privado para financiamento climático

    Autoridades pedem alinhamento público-privado para financiamento climático

De acordo com o documento, na zona do euro, por exemplo, uma em cada seis empresas na indústria e uma em cada quatro empresas nos serviços citaram a falta de mão de obra como um dos fatores que limitam a produção, em abril de 2025.

Os números, porém, estão abaixo dos picos pós-pandemia de covid-19, quando cerca de uma em cada quatro na indústria e uma em cada três nos serviços se queixavam do problema.

“A persistência de escassez de mão de obra apesar da desaceleração do crescimento pode ser uma prévia desorientadora dos tempos que virão”, avalia a OCDE. Para a organização, junto aos tópicos de mudança climática e revolução digital, o envelhecimento das economias da OCDE é a terceira, “e o que podemos chamar de ‘esquecida’, megatendência que requer a total atenção dos formuladores de políticas”, ressalta.

Dentre possíveis soluções, a OCDE destaca a importância de mobilizar jovens, mulheres e migrantes, empoderar trabalhadores mais velhos, acompanhar dos desdobramentos da inteligência artificial (IA) e “fazer tudo o que estiver ao alcance”.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho em países da OCDE continuam a mostrar resiliência, mas há sinais de enfraquecimento, de acordo com um novo relatório de Perspectivas de Emprego do cartel, publicado nesta quarta-feira.

Segundo o documento, no entanto, o emprego e a participação na força de trabalho atingiram níveis recordes, enquanto o desemprego permanece historicamente baixo.

“Há sinais de enfraquecimento dos mercados de trabalho, com o crescimento do emprego desacelerando e a rigidez do mercado de trabalho em muitos países e setores voltando aos níveis pré-covid-19, embora as ‘escassezes’ de mão de obra permaneçam”, pondera.

Ainda, para a OCDE, outros fatores relevantes de serem monitorados são as incertezas geopolíticas e os aumentos nas tarifas, esperados para diminuir a atividade econômica, levando a uma desaceleração adicional nos mercados de trabalho.

A organização ainda ressalta que os salários reais estão crescendo em praticamente todos os países da OCDE, mas ainda há espaço para recuperação em muitos deles. “No futuro próximo, no entanto, a recuperação salarial pode ser ameaçada pelo possível retorno da alta inflação e pela desaceleração do mercado de trabalho”, alerta.

PIB per capita

Simulações com as taxas atuais de crescimento da produtividade mostram que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) per capita pode desacelerar em cerca de 40% no período de 2024-60 nos países da OCDE, de acordo com um novo relatório de Perspectivas de Emprego do cartel, publicado nesta quarta.

O quadro reflete uma tendência de declínio por muitas décadas e, segundo o documento, todos os países da OCDE verão uma queda no crescimento per capita, com exceção da Irlanda e Estados Unidos, caso mudanças não sejam feitas.

A organização explica que a contração projetada da parcela de pessoas empregadas na população total implica que o crescimento do PIB per capita na zona da OCDE cairá de 1% ao ano na década de 2010 para 0,6% ao ano em média no período de 2024-60. “Isso corresponde a 14% do PIB per capita perdido até 2060”, avalia.

Ainda de acordo com a OCDE, nos próximos anos, o tamanho da população em idade ativa (de 20 a 64 anos) diminuirá 8% na zona da OCDE e mais de 30% em mais de um quarto dos países integrantes, enquanto a taxa de dependência de idosos, que aumentou de 19% em 1980 para 31% em 2023, continuará a aumentar e deve subir ainda mais para 52% até 2060.

Devido ao envelhecimento da população, a taxa de emprego em relação à população – ou seja, a porcentagem de pessoas empregadas na população total – deverá diminuir 1,9 pontos porcentuais até 2060 na zona da OCDE, sendo que na Espanha e na República Eslovaca, a queda esperada é de 10 pontos porcentuais.

O relatório sugere que os países precisam combinar mudanças nas tendências de fertilidade e políticas de imigração para atenuar desafios do envelhecimento demográfico. Do contrário, apenas aumentar taxas de fertilidade podem não ser suficientes para reverter o declínio de produtividade no curto prazo.

Amazon alerta: IA reduzirá força de trabalho no futuro

 

You Might Also Like

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros 

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho 

EUA têm programa que amplia acesso do Brasil a armamentos avançados 

Balanço 2T25: Entrevistas com mais de 30 C-Levels são destaque na CNN 

Sobe para 20 o número de mortos em explosão de fábrica na Rússia 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Senado aprova projeto que limita aumento do salário mínimo e faz mudanças no BPC 

20 de dezembro de 2024
Gaza é “empreendimento imobiliário” e EUA serão donos, diz Trump 
Douglas Pithon relembra morte de Lucas Caribé em confronto: “imponderável”
Do Legislativo à realidade: desafios da economia política na descarbonização brasileira
Depois da MLS, segurança de Messi é suspenso em mais um campeonato 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?