Portela, agremiação na qual o cantor estava desde 2006, decretou luto de três dias Entretenimento, #CNNPop, Escolas de Samba, Morte, Portela CNN Brasil
O intérprete Gilson da Conceição, mais conhecido como Gilsinho, uma das vozes mais marcantes da história do carnaval carioca, morreu nesta terça-feira (30), aos 55 anos. Além da Portela, agremiação na qual ele estava desde 2006, outras escolas de samba lamentaram o ocorrido.
Ao longo de sua trajetória, ele venceu o prêmio Estandarte de Ouro três vezes, nos anos de 2012, 2019 e 2022, todas as vezes pela Portela. Seu grito de guerra na agremiação carioca era “Vai na Ginga, Portela”.
No Carnaval de São Paulo, também passou pelas escolas de samba Barroca Zona Sul, Vila Maria e Vai-Vai, e atualmente defendia a Tom Maior.
Veja escolas de samba que lamentaram a morte de Gilsinho:
Portela
Em um comunicado, a agremiação declarou luto oficial de três dias e destacou a importância do cantor para a trajetória da escola. “Perdemos hoje um dos maiores nomes da nossa história: Gilsinho! O nosso grande intérprete! Ele que tanto nos encheu de orgulho desde 2006, com sua voz marcante”.
A Portela afirmou ainda que o artista foi fundamental para manter viva a tradição da escola no carnaval. “Sua voz embalou momentos inesquecíveis, emocionou gerações e marcou profundamente o Carnaval do Brasil. Ele representou com maestria a nossa tradição, levando o nome da Portela com respeito, talento e paixão.”
Tom Maior
“Hoje a Tom Maior está em luto! Partiu Gilson Conceição, o nosso eterno Gilsinho, e com ele vai um pedaço da nossa história, da nossa alma, da nossa voz.”, escreveu o perfil oficial da escola de São Paulo.
A agremiação finalizou: “Hoje o microfone se cala, mas o céu se abre para receber o mais lindo intérprete. Nós, aqui, seguimos cantando por você. Porque o seu samba, Gilsinho, é eterno. A Tom Maior te ama para sempre”.
Beija-Flor
“A Beija-Flor de Nilópolis lamenta profundamente o falecimento de Gilsinho, intérprete da coirmã Portela. A voz marcante e o talento de Gilsinho ecoaram na história do nosso Carnaval e ficam eternizados na memória do samba.”, escreveu a Beija-Flor de Nilópolis.
“Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e com toda a nação portelense neste momento de dor”, finaliza a nota de pesar.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por GRES BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS (@beijafloroficial)
Mangueira
A Estação Primeira de Mangueira também lamentou a morte de Gilsinho. “Em nome da presidenta Guanayra Firmino, manifestamos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares de Gilsinho, à família portelense, aos amigos e admiradores. Que a força da sua voz siga ecoando nos corações de todos que o amaram”, disse o perfil oficial da agremiação.
Salgueiro
A Salgueiro escreveu: “Estamos muito tristes e abalados com sua partida. Gilsinho esteve conosco na Feijoada de janeiro, onde nos presenteou com um show inesquecível, cheio de talento e alegria exatamente como será sempre lembrado por todos nós”.
“Nos solidarizamos com a família, amigos e com toda a nação portelense nesse momento tão difícil. Que sua voz e sua arte ecoem para sempre no samba.”, completou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Acadêmicos do Salgueiro (@salgueirooriginal)
Carnaval 2026: confira a ordem dos desfiles das escolas de samba de SP