Incorporar música e novelas ao aprendizado pode enriquecer o vocabulário e torna o estudo mais divertido e eficiente Educação, Enem, Vestibular CNN Brasil
A língua espanhola não é a primeira escolha para muitos estudantes ao se inscrever no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se você optou por esse idioma, essa reta final pode ser uma ótima oportunidade para estudar de maneira leve e eficiente. Uma boa música ou uma novela mexicana podem tornar o processo mais agradável.
Incorporar esses elementos ao seu aprendizado faz toda a diferença. “A música é uma ferramenta poderosa no aprendizado de idiomas e pode acelerar bastante o processo de compreensão”, afirma Karina Vento Salazar, especialista pedagógica de espanhol na KNN Idiomas de Balneário Camboriú.
Isso significa que, além de se divertir, você consegue reforçar o vocabulário de forma natural, segundo Karina. “A música latina, com seus diversos gêneros como merengue, bachata, salsa, reggaeton, cumbia e ballenato, oferece uma rica oportunidade para explorar o idioma.”
Além disso, as novelas também podem ser boas aliadas. As tramas mexicanas são as mais populares e há diversas opções disponíveis nos streamings. Prefere as brasileiras? Coloque o áudio da morte forjada de Odete Roitman em espanhol para praticar, vale tudo.
Embora seja uma forma divertida de aprender, esse método deve ser usado em momentos de lazer, para relaxar. Karina lembra que, assim como as séries, as novelas costumam apresentar muitas gírias e regionalismos.
“Isso pode ser desafiador para os alunos, dependendo do seu nível de compreensão, já que as expressões locais podem não ser entendidas em outras regiões. Portanto, é essencial equilibrar o uso de música e novelas com o desenvolvimento de uma base sólida de vocabulário e compreensão.”
Além dos métodos interativos, é essencial ter algumas estratégias de estudo sólidas. Uma boa base gramatical e de vocabulário facilitará seu desempenho na prova. Aqui estão algumas dicas para tornar seus estudos mais eficientes:
Mais dicas para estudar espanhol de forma leve:
- Ler textos curtos em espanhol: pratique a leitura em voz alta, procurando compreender o conteúdo do texto. Lembre-se de que a tradução literal pode nos induzir ao erro, o ideal é sempre interpretar o contexto.
- Aprender falsos cognatos para evitar erros durante a prova. Exemplos:Escritório (espanhol) → escrivaninha (português)
Oficina (espanhol) → escritório (português)
Taller (espanhol) → oficina (português)
Cubiertos (espanhol) → talheres (português) - Contato diário: ouça espanhol diariamente, mesmo que por poucos minutos —podcasts são uma boa opção.
- Desenhos animados e séries: evita gírias difíceis de entender; séries em espanhol (legendadas e sem dublagem), ajudam a reconhecer os diferentes sotaques.
- Crie mini desafios: aprenda 10 palavras novas por dia e pratique-as em situações do cotidiano.

