By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Escort, o carro que pôs Brasil no mapa global da Ford
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Escort, o carro que pôs Brasil no mapa global da Ford
outros

Escort, o carro que pôs Brasil no mapa global da Ford

Última atualização: 18 de janeiro de 2025 09:43
Published 18 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe
Ford Escort GL
Nosso primeiro Escort já era da terceira geraçãoGuilherme Giansanti/Quatro Rodas

O lançamento do Escort em 1983 indicou o começo de uma nova era para a Ford. Ele foi o primeiro carro mundial da marca fabricado no país. Antes dele, houve projetos americanos – Galaxie, Maverick e as picapes da série F -, além de um nacional herdado da Willys e da Renault, o Corcel e derivados.

Contents
Cadastro efetuado com sucesso!Teste QUATRO RODAS – Agosto de 1983Ficha técnica – Ford Escort GL 1985

O Ford Escort representou uma injeção de modernidade na indústria, numa safra que incluiu ainda o Chevrolet Monza, o Fiat Uno e o Volkswagen Santana. Nosso primeiro Escort equivalia à terceira geração na Europa.

  • Relacionadas
  • ClássicosPrimeiro Ford Escort XR3 era estiloso e caprichado, mas devia fôlego8 set 2024 – 17h09
  • ClássicosEmis Art era carrinho urbano nacional com preço do Escort XR313 ago 2023 – 12h08
  • ClássicosFord Escort clássico é recriado como há 50 anos e com até 300 cv13 dez 2024 – 09h12

O Escort era o típico carro médio-compacto europeu da época, com motor transversal e tração dianteira. Seu estilo podia ser chamado de dois volumes e meio. Havia um prolongamento na traseira hatch que sugeria o porta-malas destacado de um sedã de três volumes. Havia carroceria de três ou cinco portas, câmbios de quatro ou cinco marchas.

Ford Escort GL
Nem hatch, nem sedã: é um dois volumes e meioGuilherme Giansanti/Quatro Rodas

Após um teste com o modelo europeu, em agosto de 1983 QUATRO RODAS avaliou o Escort GL 1.6 a álcool, versão mais luxuosa que o básico L e mais simples que os Ghia e XR3.

Continua após a publicidade

A suspensão estava mais macia devido a nosso asfalto em geral mais irregular.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

“Mas, andando em pisos bons e velocidades elevadas (acima das permitidas legalmente), essa suspensão se revela muito mole e o carro perde algumas das qualidades que sentimos na Europa”, o texto ponderava.

Freios, consumo, conforto e espaço interno eram pontos positivos, segundo o teste. A garantia contra corrosão era de três anos, a maior do mercado, ainda que metade da oferecida na Europa.

Continua após a publicidade
Ford Escort GL
Volante de dois raios facilita a leitura do painel; controles de ventilação ficam na horizontalGuilherme Giansanti/Quatro Rodas

A versão esportiva XR3 1984 1.6 trouxe quase 10 cv a mais que os 73 cv originais e suspensão mais rígida. Tornou-se um clássico dos anos 80.

Entretanto, foi a versão 1.3 básica, de 56,7 cv, que se tornou o carro nacional mais econômico testado por QUATRO RODAS em fevereiro de 1984, com 18,39 km/l na estrada, vazio.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

Foi o Escort GL que o piloto Ayrton Senna avaliou num teste com diver­sos carros nacionais, publicado em março de 1984. Segundo ele, “os freios provaram que são um ponto alto da Ford”, mas “o cinto de segurança deveria travar ao menor puxão”.

Ford Escort GL
Painel era completo, mas sem conta-girosGuilherme Giansanti/Quatro Rodas

“É um carro gostoso de dirigir e confortável, apenas não o acho tão macio como QUATRO RODAS costumava criticar na época do lançamento”, diz o engenheiro carioca Adriano Trindade Gomes, segundo dono deste GL 1.6 a álcool 1984/1985, localizado pelo Escort Clube.

Em 1985 chegou o XR3 conversível, que custava quase o dobro de um Escort L. Com uma remodelação, vieram motor e suspensão recalibrados em 1987.

Continua após a publicidade

Em maio de 1989, a revista andava no “Escortwagen”, com motor VW 1.8 de 105 cv, fruto do casamento entre os dois fabricantes, a Autolatina. “A potência maior se revela na arrancada, em que ele até patina”, disse Luiz Bartolomais Júnior.

Logo chegaria o Verona, versão de três volumes do modelo, exclusiva do Brasil. A versão de cinco portas, fora de linha desde 1986, voltou às lojas em 1991 com o Escort Guarujá argentino.

Ford Escort GL
Item de comodidade da época: porta-casseteGuilherme Giansanti/Quatro Rodas

A segunda geração do Escort, quarta dos europeus, trouxe em 1993 linhas arredondadas e o fôlego do VW 2.0i de 116 cv para o XR3. O Escort antigo teve sobrevida como Hobby.

Continua após a publicidade

Uma remodelação em 1996 marcou a transferência da produção para a Argentina, meses antes de novo redesenho. Importado também como sedã e perua, o Escort duraria até 2003, depois de três anos de convivência com o Focus, seu substituto no mundo todo.

O Ford nacional mais importante dos anos 80 já tinha incluído o Brasil nas estratégias mais globalizadas da empresa, que duram até hoje.

Teste QUATRO RODAS – Agosto de 1983

  • Aceleração 0 a 100 km/h: 13,98 s
  • Velocidade máxima: 159,116 km/h
  • Frenagem 80 km/h a 0: 32,83 m
  • Consumo (álc.): 9,63 km/l (cidade) e 12,58/14,59 km/l (estrada, a 100 km/h, carregado/vazio)
  • Preço (julho 1983): Cr$ 5.056.283
  • Preço (atualizado IPC-A/IBGE): R$ 136.165

Ficha técnica – Ford Escort GL 1985

  • Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.555 cm³, carburador de corpo duplo, comando de válvulas lateral, a álcool
  • Diâmetro x curso: 77 x 83,5 mm
  • Taxa de compressão: 12:1
  • Potência: 73 cv a 5.200 rpm
  • Torque: 11,6 mkgf a 3.600 rpm
  • Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
  • Carroceria: hatch, 3 ou 5 portas, conversível de 2 portas
  • Dimensões: comprimento, 397 cm; largura, 164 cm; altura, 134 cm; entre-eixos, 240 cm; peso, 860 kg
  • Suspensão: Dianteira: independente, McPherson, braços inferiores transversais, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. / Traseira: independente, com braço transversal, braços de reação longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos
  • Freios: disco na dianteira e tambor na traseira, com servofreio
  • Rodas e pneus: aço, 13 x 5, pneus 165 SR13
Publicidade

You Might Also Like

“Trauma piscológico”: PGDF recorre sobre horário de abrigo para frio

Covas se abrindo e túmulos quebrados: explodem queixas em cemitérios do DF

Entorno: lixão que desabou funcionava com licença ambiental inválida

Vizinho é denunciado por acionar alarme de carro todas as madrugadas

Em jogo marcado por polêmica, Athletico-PR empata com a Ferroviária 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Bolsas da Europa fecham em baixa com cautela por disputas comerciais 

12 de junho de 2025
IPCA desacelera a 0,16% em janeiro, menor taxa para o mês desde 1994 
Análise: Tarifaço dos EUA fica mais distante de uma saída estratégica 
Governo cria grupo para discutir cortes de geração de energia renovável 
Covid: DF é condenado por descaso com corpo de paciente morto no HRC
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?