Convidado do CNN Esportes S/A, Eduardo Dias comentou influência dos gringos dentro e fora dos clubes Futebol, CNN Esportes, CNN Esportes S/A, Futebol brasileiro, Mercado da Bola CNN Brasil
O futebol brasileiro tem recebido um número crescente de investidores e profissionais estrangeiros, trazendo novas práticas e influências para o mercado.
Eduardo Dias, CEO da Footure, contou ao CNN Esportes S/A deste domingo (17), que a movimentação aumenta a diversidade de pensamento e deve ser vista como um fator muito valioso pelos clubes.
Segundo o especialista, a variedade é essencial para o desenvolvimento da indústria.
Diversidade de pensamento é ouro nessa indústria tão conservadora. (…) O grande ponto fundamental da chegada desses estrangeiros aqui é trazer diversidade de pensamento.
Eduardo Dias, CEO da Footure
O executivo destaca que grandes grupos internacionais, como o Grupo City e o Red Bull, que têm forte presença no país, ajudam a introduzir métodos distintos de gestão e operação.
“O mercado brasileiro fora do futebol sempre foi muito fechado. O Brasil, economicamente, é um país fechado, e o futebol representa isso também. Só que, com essa chegada desses estrangeiros todos, a gente traz diversidade de pensamento”, explicou Dias.
O CEO acredita que as novas mentalidades e a adoção de modelos internacionais têm alterado práticas de scouting, formação de elenco e decisões estratégicas nos clubes brasileiros.
Americanos são destaque
A possibilidade de lucro com o futebol brasileiro vem gerando crescente interesse dos investidores americanos.
Para Eduardo, trata-se da construção de uma nova indústria de futebol: “É o encontro da maior indústria de esportes do mundo com o maior esporte do mundo.”
Segundo o CEO, o impacto dos americanos vai, inclusive, além do capital financeiro.
Claramente eles estão lá para ganhar dinheiro, mas para ganhar dinheiro eu preciso organizar o clube, eu preciso comprar baixo e vender na alta, o contrário do que a gente faz. (..) Este olhar diverso traz riqueza de conhecimento e riqueza palpável, de dinheiro também. Então, a chegada dos americanos, eu acho que foi uma mudança chave.
Eduardo Dias, CEO da Footure
Botafogo é pioneiro
O especialista também avaliou o trabalho do Botafogo, destacando a combinação de contratações estratégicas e estruturação técnica.
No Botafogo, (…) eles não só contrataram esses jogadores com biotipo, com altura, com fisicalidade, com pontos que são importantes para eles e para o modelo de jogo/barra negócios dele, mas eles contrataram também os melhores analistas. Eles construíram um departamento de dados, foram nossos parceiros técnicos para identificar quem são os melhores cientistas de dados do futebol do Brasil para contratar esses caras.
Eduardo Dias, CEO da Footure
De acordo com Eduardo, a parceria com o time carioca revelou a importância da análise de dados.
“O que o torcedor vê é a contratação do jogador no final do dia, mas tem uma estruturação maior por trás, e essa estruturação é importante”, concluiu Dias.
CNN Esportes S/A
Com Eduardo Dias, CEO da Footure, o CNN Esportes S/A chega à 104ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.
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