Gustavo Verginelli, convidado do CNN Esportes S/A, citou Corinthians, Flamengo e São Paulo ao falar das vantagens do mundo digital no esporte Futebol, CNN Esportes, CNN Esportes S/A, Futebol brasileiro CNN Brasil
Seguindo a nova onda do mercado, os clubes do futebol brasileiro têm investido em tecnologia para estreitar a relação com seus torcedores.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (14), Gustavo Verginelli, COO da Sportheca, contou que times como Corinthians, Flamengo e São Paulo já sabem como usar os dados e a tecnologia para aumentar o lucro e o engajamento.
As ações vão desde plataformas de contato diário até uso de inteligência artificial para ampliar oportunidades de consumo.
Corinthians, Flamengo e São Paulo: a gente trabalha bastante a parte de fan engagement. A plataforma de contato direto e diário com os torcedores. (…) Você investe seu tempo, investe seu conhecimento, investe sua opinião; você se relaciona com a plataforma, porque tudo isso vai gerando informação.
Gustavo Verginelli, COO da Sportheca
No caso do Corinthians, por exemplo, o COO explicou que a lógica passa pela gamificação.
O torcedor acumula moedas ao interagir no aplicativo, que podem ser trocadas por experiências exclusivas, como a entrada de crianças em campo com os atletas.
Esses dados permitem segmentar públicos e atrair patrocinadores com ofertas direcionadas.
“Quanto mais informação você tem do torcedor, mais a marca se sente confiante para fazer. Antes dessas plataformas, os clubes tinham pouquíssima informação”, contou Verginelli.
Protagonismo do torcedor
Segundo o COO, a relação entre marcas e torcedores deve ser complementar.
“A lógica das marcas com o torcedor, na plataforma oficial do clube, é a mesma. Você tem que compor. Você não é protagonista ali. O protagonista é o clube e o torcedor. Então, você não pode estar na frente da TV na hora do pênalti, mas você tem que estar ao redor, oferecendo informações”, explicou.
Para o ele, o papel das empresas é sempre de suporte.
A marca, ela não pode nunca limitar nenhuma forma de consumo do fã com o seu clube. Ela, na verdade, tem que potencializar, ampliar e sempre de forma coadjuvante. Nunca protagonista. O protagonismo é do clube e do torcedor. Então, se eu ofereço conveniência, se eu ofereço desconto, se eu ofereço uma informação extra que você não tinha, se eu amplio a experiência, legal. Mas eu não posso estar na frente de algo que você quer fazer.
Gustavo Verginelli, COO da Sportheca
De olho na IA
Gustavo também contou que a inteligência artificial já tem impacto direto no futebol, tanto na análise de desempenho quanto no relacionamento com fãs.
De acordo com o COO, o recurso já auxilia na identificação de talentos e no cruzamento de dados de consumo.
“Hoje a gente já usa agentes de conversação duelando com a nossa equipe de BI, exatamente para potencializar”, relatou.
O efeito, diz ele, é perceptível.
Tudo que envolve paixão vai ter um lugar especial dentro da vida das pessoas, porque paixão artificial é sem graça. Então, eu acho que isso, na verdade, vem para somar e para impulsionar ainda mais. (…) Isso volta para o clube como mais engajamento, mais oportunidade de receita, e mais conhecimento.
Gustavo Verginelli, COO da Sportheca
CNN Esportes S/A
Com Gustavo Verginelli, COO da Sportheca, o CNN Esportes S/A chega à 108ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.
Supercomputadores erram feio nas previsões do Mundial de Clubes