By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Especialista explica como clubes vem potencializando consumo com tecnologia 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Especialista explica como clubes vem potencializando consumo com tecnologia 
outros

Especialista explica como clubes vem potencializando consumo com tecnologia 

Última atualização: 14 de setembro de 2025 21:30
Published 14 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Gustavo Verginelli, convidado do CNN Esportes S/A, citou Corinthians, Flamengo e São Paulo ao falar das vantagens do mundo digital no esporte  Futebol, CNN Esportes, CNN Esportes S/A, Futebol brasileiro CNN Brasil

Contents
Leia MaisCorinthians e Cruzeiro farão semi de defesas “intactas” na Copa do BrasilFlamengo convoca reunião para debater construção de estádioSaiba quanto o São Paulo arrecadou com negociações da base em 2025Protagonismo do torcedorDe olho na IACNN Esportes S/A

Seguindo a nova onda do mercado, os clubes do futebol brasileiro têm investido em tecnologia para estreitar a relação com seus torcedores.

Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (14), Gustavo Verginelli, COO da Sportheca, contou que times como Corinthians, Flamengo e São Paulo já sabem como usar os dados e a tecnologia para aumentar o lucro e o engajamento.

Leia Mais

  • Corinthians e Cruzeiro farão semi de defesas "intactas" na Copa do Brasil

    Corinthians e Cruzeiro farão semi de defesas “intactas” na Copa do Brasil

  • Flamengo convoca reunião para debater construção de estádio

    Flamengo convoca reunião para debater construção de estádio

  • Saiba quanto o São Paulo arrecadou com negociações da base em 2025

    Saiba quanto o São Paulo arrecadou com negociações da base em 2025

As ações vão desde plataformas de contato diário até uso de inteligência artificial para ampliar oportunidades de consumo.

Corinthians, Flamengo e São Paulo: a gente trabalha bastante a parte de fan engagement. A plataforma de contato direto e diário com os torcedores. (…) Você investe seu tempo, investe seu conhecimento, investe sua opinião; você se relaciona com a plataforma, porque tudo isso vai gerando informação.


Gustavo Verginelli, COO da Sportheca

No caso do Corinthians, por exemplo, o COO explicou que a lógica passa pela gamificação.

O torcedor acumula moedas ao interagir no aplicativo, que podem ser trocadas por experiências exclusivas, como a entrada de crianças em campo com os atletas.

Esses dados permitem segmentar públicos e atrair patrocinadores com ofertas direcionadas.

“Quanto mais informação você tem do torcedor, mais a marca se sente confiante para fazer. Antes dessas plataformas, os clubes tinham pouquíssima informação”, contou Verginelli.

Protagonismo do torcedor

Segundo o COO, a relação entre marcas e torcedores deve ser complementar.

“A lógica das marcas com o torcedor, na plataforma oficial do clube, é a mesma. Você tem que compor. Você não é protagonista ali. O protagonista é o clube e o torcedor. Então, você não pode estar na frente da TV na hora do pênalti, mas você tem que estar ao redor, oferecendo informações”, explicou.

Para o ele, o papel das empresas é sempre de suporte.

A marca, ela não pode nunca limitar nenhuma forma de consumo do fã com o seu clube. Ela, na verdade, tem que potencializar, ampliar e sempre de forma coadjuvante. Nunca protagonista. O protagonismo é do clube e do torcedor. Então, se eu ofereço conveniência, se eu ofereço desconto, se eu ofereço uma informação extra que você não tinha, se eu amplio a experiência, legal. Mas eu não posso estar na frente de algo que você quer fazer.


Gustavo Verginelli, COO da Sportheca

De olho na IA

Gustavo também contou que a inteligência artificial já tem impacto direto no futebol, tanto na análise de desempenho quanto no relacionamento com fãs.

De acordo com o COO, o recurso já auxilia na identificação de talentos e no cruzamento de dados de consumo.

“Hoje a gente já usa agentes de conversação duelando com a nossa equipe de BI, exatamente para potencializar”, relatou.

O efeito, diz ele, é perceptível.

Tudo que envolve paixão vai ter um lugar especial dentro da vida das pessoas, porque paixão artificial é sem graça. Então, eu acho que isso, na verdade, vem para somar e para impulsionar ainda mais. (…) Isso volta para o clube como mais engajamento, mais oportunidade de receita, e mais conhecimento.


Gustavo Verginelli, COO da Sportheca

CNN Esportes S/A

Com Gustavo Verginelli, COO da Sportheca, o CNN Esportes S/A chega à 108ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.

Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.

Supercomputadores erram feio nas previsões do Mundial de Clubes

 

You Might Also Like

Trump diz que irá declarar estado de emergência em Washington se necessário 

Fintechs: problema ou solução?

Brazão, do Santos, manda recado após pancada na cabeça e desmaio 

É preciso considerar a perspectiva dos impactados na regulação digital

Tributação de heranças no PLP 108: avanços, mas ainda longe das melhores práticas

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Aprenda com especialistas métodos eficazes para acabar com a celulite; confira

19 de maio de 2025
Ex-Corinthians anuncia aposentadoria da Seleção Peruana 
Nazistas teriam conquistado mundo se tivessem acesso ao X, diz Moraes 
Itamaraty descumpre lei na Europa e é condenado a pagar valor milionário por três anos; saiba detalhes
“The Last of Us”: web reage ao último episódio da 2ª temporada 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?