Veículo está em órbita da Terra desde 1998 e o plano para seu fim já foi feito pela Nasa Tecnologia, Espaço, Estação Espacial Internacional, Nasa CNN Brasil
A Estação Espacial Internacional (ISS) está na órbita da Terra desde 1998 e se tornou casa de astronautas que passam meses a bordo do veículo para conduzir estudos sobre o ambiente zero gravidade e contribuir com avanços médicos e sociais que melhoram a vida em nosso planeta.
Entretanto, o laboratório não ficará para sempre funcionando no espaço. A previsão é que a ISS seja aposentada em 2030, e existem vários planos para desabilitar e recolher as peças do veículo.
Os motivos do fim dos trabalhos da estação espacial é que sua operação é custosa e seus equipamentos estão cada vez mais obsoletos — já que eles foram instalados na estrutura entre 1984 e 1993, quando foi construída.
Uma das opções da Nasa é mudar a localização da ISS para uma órbita estacionária, onde ficaria parada no espaço e seria completamente desativada. Entretanto, mesmo com a movimentação, a probabilidade é que ela caia na Terra após um tempo.
A outra ideia é desmontar a estação, mas é uma opções muito cara para a agência espacial, e a separação do ônibus espacial tornaria a tarefa impossível.
A escolha da Nasa, então, foi tirar a estação de órbita e deixá-la descer pela atmosfera e cair na Terra. Partes do veículo queimarão na reentrada do planeta e as seções maiores e mais duráveis provavelmente cairão no oceano e afundarão no mar.
O que vem a seguir?
A agência americana está trabalhando com empresas privadas para fazer a transição para uma estação espacial comercial.
Uma competição selecionará os melhores projetos e um ou mais parceiros para uma demonstração inicial que incluirá uma missão tripulada de 30 dias no espaço.
No futuro, a Nasa essencialmente compraria “serviços de estação” de um contratante privado encarregado de lançar uma sucessora moderna da ISS.
Veja quais projetos já existem para a próxima estação espacial.
Como funciona a ISS?
O laboratório espacial foi construído entre 1984 e 1993 e está tripulado desde 2000, já tendo recebido mais de 200 astronautas. Foram necessárias mais de 260 caminhadas espaciais para sua montagem, manutenção e reconfiguração.
Ao longo das transferências ela é capaz transportar uma tripulação de três a 13 pessoas simultaneamente e hospeda de forma fixa até sete pessoas.
Em 24 horas, a estação espacial faz 16 órbitas em torno da Terra, viajando pela atmosfera baixa, a 408 quilômetros da superfície do planeta. Após o lançamento, uma espaçonave pode chegar a ISS em até quatro horas.
A estação perde, em média, 100 metros de altitude e, de tempos em tempos, é necessário fazer um impulsionamento para que a ISS não caia no nosso planeta.
Nasa anuncia datas para pouso na Lua das missões Artemis II e III
*Com informações de Jacopo Prisco, da CNN Internacional