Temperaturas podem atingir 32°C no oeste paulista; na capital, máxima não deve ultrapassar os 23°C Brasil, Calor, Defesa Civil, Previsão do tempo, São Paulo (geral) CNN Brasil
A forte massa de ar seco que atinge o estado de São Paulo deve predominar neste domingo (17), marcando o início do veranico. O tempo deve permanecer estável e sem chuvas significativas. A Defesa Civil alerta para a baixa umidade do ar. No oeste paulista as máximas podem atingir 32°C.
O ar seco vai afetar principalmente o interior e a faixa leste do estado. Os termômetros podem chegar a 28°C em Campinas e 33°C em Rio Preto. Pela manhã, o resfriamento noturno mantém a sensação de frio.
Na capital paulista, o dia deve ser de sol e nebulosidade variável sem previsão de chuva. As temperaturas variam entre mínima de 13°C, na madrugada, podendo chegar aos 23°C de máxima durante a tarde. Os índices de umidade do ar ainda permanecem abaixo do ideal e devem registrar valores mínimos ao redor dos 45%. A previsão é do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura de São Paulo.
Já no litoral, a circulação marítica segue favorecendo a formação de instabilidades. As chuvas devem vir acompanhadas de rajadas de vento moderadas a fortes.
Alerta de baixa umidade
Pela primeira vez, a Defesa Civil do Estado de São Paulo acionou o sistema cell broadcast para alertar a população sobre a baixa umidade do ar e o risco para incêndios.
Na região oeste do estado, 82 cidades foram alertadas na última quinta-feira (14), por registrarem umidade relativa do ar abaixo dos 12%, considerada estado de emergência pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Na última segunda-feira (11), a Defesa Civil emitiu alerta para “situação de emergência” no interior de São Paulo. Ao todo, foram emitidos 78 alertas via SMS, fora do sistema cell broadcast, para municípios que registraram índices entre 13% e 29%.
A tecnologia vai alertar a população quando a umidade do ar ficar abaixo de 12%, houver alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e focos de incêndios próximos a áreas urbanas.