By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump 
outros

Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump 

Última atualização: 23 de maio de 2025 22:14
Published 23 de maio de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Segundo o secretário de Estado americano, as ações representam o primeiro passo para concretizar um “novo relacionamento” entre os países
Este conteúdo foi originalmente publicado em Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump no site CNN Brasil.  Internacional, Donald Trump, sanções, Síria, Trump CNN Brasil

Contents
Leia maisRússia apresentará minuta de acordo de paz após troca de prisioneirosNegociação nuclear entre EUA e Irã tem progresso, mas sem resultadosOs novos desdobramentos da guerra entre Israel e Hamas em GazaCondições para o alívio das sançõesFim das sanções foi discutido com Arábia SauditaSíria celebra decisão dos EUA 

O governo americano emitiu ordens nesta sexta-feira (23) para aliviar as sanções à Síria, depois que o presidente Donald Trump prometeu, no início deste mês, revogar as medidas para ajudar o país a se reconstruir após uma guerra civil devastadora.

O Departamento do Tesouro emitiu um decreto que autoriza transações envolvendo o governo interino sírio liderado pelo presidente Ahmed al-Sharaa, bem como o banco central e empresas estatais.

A licença geral, conhecida como GL25, “autoriza transações proibidas pelo Regulamento de Sanções à Síria, efetivamente suspendendo as sanções ao país“, disse o departamento em um comunicado.

“O GL25 permitirá novos investimentos e atividades do setor privado consistentes com a estratégia América Primeiro do Presidente”, disse o Tesouro.

Leia mais

  • Rússia apresentará minuta de acordo de paz após troca de prisioneiros

    Rússia apresentará minuta de acordo de paz após troca de prisioneiros

  • Negociação nuclear entre EUA e Irã tem progresso, mas sem resultados

    Negociação nuclear entre EUA e Irã tem progresso, mas sem resultados

  • Os novos desdobramentos da guerra entre Israel e Hamas em Gaza

    Os novos desdobramentos da guerra entre Israel e Hamas em Gaza

O secretário de Estado Marco Rubio também emitiu uma isenção de 180 dias sob a Lei César para garantir que as sanções não obstruam os investimentos e para facilitar o fornecimento de eletricidade, energia, água e saneamento, além de permitir esforços humanitários.

“As ações de hoje representam o primeiro passo para concretizar a visão do presidente de um novo relacionamento entre a Síria e os Estados Unidos”, disse Rubio, acrescentando que Trump deixou clara sua expectativa de que o alívio das sanções seria seguido por ações do governo sírio.

Condições para o alívio das sanções

A Casa Branca disse que pediu à Síria que cumprisse diversas condições em troca do alívio das sanções, incluindo ordenar que todos os militantes estrangeiros deixassem o país, deportar o que chamou de terroristas palestinos e ajudar os EUA a impedir o ressurgimento do Estado Islâmico.

“O presidente Trump está dando ao governo sírio a chance de promover a paz e a estabilidade, tanto dentro da Síria quanto nas relações da Síria com seus vizinhos”, disse Rubio.

A maioria das sanções dos EUA à Síria foi imposta ao governo do presidente sírio Bashar al-Assad e a indivíduos importantes em 2011, após o início da guerra civil no país. Sharaa liderou milícias que derrubaram o ex-presidente em dezembro.

A licença geral nomeia especificamente Sharaa, anteriormente sancionada sob o nome de Abu Muhammad al-Jawlani, entre os indivíduos e entidades com os quais as transações agora são autorizadas.

Ele também lista a Syria Arab Airlines, o Banco Central da Síria e vários outros bancos, diversas empresas estatais de petróleo e gás e o hotel Four Seasons Damascus.

Fim das sanções foi discutido com Arábia Saudita

Trump anunciou inesperadamente na semana passada que suspenderia as sanções a pedido do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, uma grande mudança na política americana que ele fez antes de se reunir brevemente com Sharaa em Riad.

Espera-se que a flexibilização das sanções à Síria abra caminho para um maior engajamento de organizações humanitárias que trabalham no país, incentivando o investimento estrangeiro e o comércio à medida que o país se reconstrói.

Anteriormente, os EUA impuseram uma série de medidas contra a Síria, isolando-a do sistema bancário internacional e impedindo muitas importações internacionais, e a possibilidade de novas sanções pode prejudicar o investimento do setor privado.

Os EUA colocaram o país pela primeira vez em sua lista de Estados patrocinadores do terrorismo em 1979 e, desde então, adicionaram conjuntos adicionais de sanções, incluindo várias rodadas após a revolta do país contra Assad em 2011.

Síria celebra decisão dos EUA 

O Ministério das Relações Exteriores da Síria comemorou a decisão dos EUA de conceder uma suspensão das sanções ao país, dizendo que é um “passo positivo na direção certa para aliviar o sofrimento humanitário e econômico do país”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Estados Unidos aliviam sanções à Síria após promessa de Trump no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Oito são presos por lucrar R$ 9 mi com golpe empréstimo consignado

Após enquete, dragões-barbudos do Zoo de Brasília já têm nome; confira

Ibaneis sanciona lei que cede terreno à Fundação Athos Bulcão

Advogado suspeito de integrar facção que tentou executar diretor de presídio é preso na Bahia; assista

Erro 404: supercomputadores erram feio nas previsões do Mundial de Clubes 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Caso de estupro envolvendo Jay-Z ganha reviravolta na Justiça

27 de dezembro de 2024
Corte de impostos de Trump somará US$ 2,4 tri à dívida, diz Congresso 
Heleno apoiava voto impresso, mas não contestou eleição, diz testemunha 
Após mais de 30 horas, resgate se aproxima de brasileira presa em vulcão na Indonésia
Críticas a Moraes e apelos por anistia: como foi ato de Bolsonaro no Rio 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?