By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Estes são os maiores erros cometidos na troca de óleo do carro
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Estes são os maiores erros cometidos na troca de óleo do carro
outros

Estes são os maiores erros cometidos na troca de óleo do carro

Última atualização: 28 de junho de 2025 11:30
Published 28 de junho de 2025
Compartilhe
Compartilhe
Revelamos quais são os maiores erros que você nunca deve cometer ao substituir o lubrificante do motor
Revelamos quais são os maiores erros que você nunca deve cometer ao substituir o lubrificante do motorReprodução/Quatro Rodas

Nunca é demais lembrar que o óleo, além de lubrificar, limpa as superfícies internas do motor e garante seu bom desempenho.

Contents
Deixa passar o prazo de trocaSó completar o lubrificanteUsar aditivos no óleoMisturar mineral com sintéticoUsar óleo diferente do especificado pela fabricanteDeixar pingar óleo no motorNão fixar o bujão corretamenteTroca por sucção (sistema a vácuo)Cadastro efetuado com sucesso!Não trocar o filtro de óleoRodar acima ou abaixo do nível de óleo

Mesmo assim, tem gente que comete erros comuns ao trocar o produto. Ou então leva o carro ao posto de gasolina – que muitas vezes não tem o preparo ideal para fazer o serviço, nem se preocupa em inspecionar como está sendo feita a troca.

Para que você não caia nessa armadilha, mostramos a seguir os principais perigos na hora de substituir o lubrificante.

Deixa passar o prazo de troca

Troca de óleo
<span>–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Respeitar os prazos (intervalos de 5.000 km ou 10.000 km, conforme o fabricante) não é excesso de zelo. O óleo se contamina e oxida com o passar do tempo.

Sendo assim, utilizar o produto além do período recomendado pela montadora pode levar à formação de borra e comprometer a capacidade de lubrificação das peças internas do motor, com aumento de atrito e desgaste precoce.

Continua após a publicidade

Só completar o lubrificante

Troca de óleo
<span>–</span>Reprodução/Quatro Rodas

O ideal é sempre fazer a troca completa. O ato de completar, mesmo que seguindo a mesma especificação, acaba por misturar óleo novo com usado.

Nesse processo, haverá contaminação, o que pode comprometer a eficácia do óleo, pois a mistura resultante é um lubrificante misto, muito diferente dos dois originais. Caso seja inevitável completar, o recomendado é que seja feito com produto de mesma marca e, assim que possível, todo o lubrificante seja substituído.

Usar aditivos no óleo

Troca de óleo
<span>–</span>Reprodução/Quatro Rodas

É jogar dinheiro fora, além de comprometer as propriedades do lubrificante. O óleo já tem, em sua composição, um pacote de aditivos.

Continua após a publicidade

Uma resolução da Agência Nacional de Petróleo (ANP) prevê inclusive a obrigatoriedade de marcas de aditivos de colocarem nas embalagens a informação de que estes não são essenciais. Essa prática pode gerar a formação de depósitos e, se o veículo estiver na garantia, causa a perda dela.

Misturar mineral com sintético

O correto é nunca misturar o óleo, mas em situações de emergência (como um vazamento) é possível misturar marcas diferentes quando não houver o mesmo lubrificante.

Mas eles devem sempre ter a mesma base (sintético, semissintético ou mineral), a mesma viscosidade e o mesmo grau API e SAE. Caso contrário, pode prejudicar a eficiência da lubrificação e gerar sérios riscos ao motor.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

Por exemplo, viscosidade acima da indicada resultará em maior consumo de combustível e o lubrificante irá trabalhar em uma temperatura maior, reduzindo sua vida útil. Já viscosidade inferior irá provocar desgaste prematuro do motor. E lembre-se: assim que possível, deve-se fazer a troca completa.

Continua após a publicidade

Usar óleo diferente do especificado pela fabricante

Correia dentada banhada a óleo
Lubrificantes e componentes devem seguir especificaçõesDivulgação/Quatro Rodas

No manual de todo carro está especificada a única ou algumas especificações de óleo lubrificante que podem ser usadas no motor. Quando há opções, cada uma pode ser a recomendada para um tipo de uso, condição de clima ou mesmo como alternativa caso não seja encontrada a outra opção. Deve-se sempre respeitar a viscosidade e o mesmo grau API e SAE.

Nunca deve ser usado um óleo mais ou menos viscoso do que o indicado, tampouco deve-se mudar a marca do óleo em carros que usam correia dentada banhada a óleo, pois isso pode ressecar a correia e comprometer o motor inteiro.

Deixar pingar óleo no motor

Troca de óleo
<span>–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Numa situação como essa, o lubrificante pode afetar as áreas mais críticas do motor, como velas, câmara de combustão e catalisador. Entre as consequências, danos nesses componentes e no motor como um todo, que aumentam os custos de manutenção e os gastos com combustível. Para evitar, é só usar um simples funil.

Continua após a publicidade

Não fixar o bujão corretamente

Arquivo
<span>–</span>Arquivo/Quatro Rodas

Bujão é o nome dado ao parafuso que fecha o dreno do cárter de óleo. Ele deve ser aparafusado corretamente, nem com excesso de força nem frouxo demais. Caso contrário, resultará em vazamentos. Por isso, sempre faça a substituição em oficinas de confiança ou lojas especializadas.

Troca por sucção (sistema a vácuo)

Troca de óleo por sucção numa oficina especializada da cidade
Troca de óleo por sucção (ou à vácuo): prós e contrasChristian Castanho/Quatro Rodas

A agilidade se tornou o principal cartão de visita das trocas de óleo por sucção (ou a vácuo). Tanto que até autorizadas oferecem o serviço, que demanda entre 4 e 5 minutos – contra o mínimo de 20 minutos do tradicional, por gravidade. 

Os especialistas em lubrificantes não condenam a prática, mas dizem que ela exige muito cuidado. Pela sucção através da vareta de nível, sempre irá ficar uma quantidade residual do óleo antigo.

Continua após a publicidade

Se for recorrer à sucção, prefira a que é feita pelo bujão do cárter – ou use o método tradicional. Mesmo assim, é preciso realizar o serviço com o motor quente, pois desse modo a viscosidade do fluido diminui e ele é sugado com mais facilidade.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Por isso, o ideal é deixar o carro ligado por dez minutos antes da substituição do lubrificante. Também é bom ficar de olho na sonda que faz a sucção, que pode estar suja, contaminando o compartimento ou outros componentes pelo caminho. 

De qualquer maneira, a principal dica é alternar as trocas por sucção com as por gravidade. No entanto, já existem veículos que não têm nem mais o bujão no fundo do cárter para evitar danos que levem a vazamentos. Nesses casos, as trocas de óleo só podem ser feitas em concessionárias, com equipamentos de sucção homologados pelas marcas.

Não trocar o filtro de óleo

Filtro de óleo
<span>–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Os especialistas recomendam as trocas simultâneas do óleo e do filtro, senão o novo produto pode carregar as impurezas retidas para dentro do motor novamente. O filtro sempre conserva no seu interior um volume residual de óleo oxidado, que contamina o volume de óleo novo, tendendo a acelerar seu processo de envelhecimento.

Rodar acima ou abaixo do nível de óleo

Óleo abaixo do nível mínimo pode comprometer a lubrificação e aumentar a fricção entre as peças, acelerando o desgaste dos componentes. O efeito imediato pode ser a perda de potência, o excesso de calor e até a fundição do motor.

Já o excesso pode transbordar e cair em locais fora do sistema de lubrificação, o que gera acúmulo de material ao redor. A propósito: verifique o nível sempre com o motor frio e em lugar plano.

E nada de limpar a vareta com estopa, que deixa resíduos que podem contaminar o lubrificante. Prefira um papel absorvente.

  • Relacionadas
  • Auto-serviçoTroca de óleo por sucção: mais rápida, mas com mais riscos18 Maio 2017 – 18h05
  • Auto-serviçoMitos e verdades sobre a troca de óleo13 set 2016 – 19h09
  • Carros usadosVeja os reparos que vale a pena fazer antes de vender o carro17 nov 2024 – 13h11
Publicidade

You Might Also Like

Volkswagen Jetta GLI chega às lojas em novembro e tem preço revelado 

Empresário dono de vários postos de combustíveis é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro e sonegação na Bahia

JOTA entrevista o ministro Wellington Dias na segunda-feira (20/10); acompanhe pelo YouTube

Fluminense x Juventude: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 

Vitória x Bahia: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

VW Tiguan Allspace deixou de ser fabricado e nova geração estreia em 2025

29 de dezembro de 2024
Peixe distribuído por prefeitura causa intoxicação alimentar em moradores 
Presença de deputados em debates no Plenário não será mais obrigatória
Brasileirão: Eduardo ganha efeito suspensivo e estará em Cruzeiro x Inter 
Reino Unido pode anunciar novas medidas fiscais, diz ministra de Finanças 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?