By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Estrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de Magalhães 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Estrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de Magalhães 
outros

Estrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de Magalhães 

Última atualização: 7 de março de 2025 15:20
Published 7 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Estudo observou a trajetória de nove astros em alta velocidade e encontrou evidências
Este conteúdo foi originalmente publicado em Estrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de Magalhães no site CNN Brasil.  Tecnologia, Buraco negro, Espaço, Galáxia, Grande Nuvem de Magalhães CNN Brasil

Contents
Leia maisSpaceX: Starship explode pela 2ª vez e interrompe tráfego aéreo da FlóridaSonda Athena da Intuitive Machines pousa na superfície da LuaFoto da Nasa captura quebra da barreira do som; vejaVeja mais: Nave da SpaceX explode no espaço e lança detritos

A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia anã localizada próxima à Via Láctea, visível a olho nu como uma mancha luminosa no céu do hemisfério sul da Terra. Seu nome homenageia o explorador português Fernão de Magalhães, que a observou há cinco séculos. Novas pesquisas estão aprofundando nosso entendimento sobre a composição dessa vizinha galáctica.

Um estudo baseado na trajetória de nove estrelas de alta velocidade observadas nos limites da Via Láctea fornece fortes indícios da existência de um buraco negro supermassivo dentro dela.

Acredita-se que a maioria das galáxias abrigue uma estrutura desse tipo em seu núcleo, mas esta é a primeira evidência concreta de um dentro da Grande Nuvem de Magalhães.

Leia mais

  • SpaceX: Starship explode pela 2ª vez e interrompe tráfego aéreo da Flórida

    SpaceX: Starship explode pela 2ª vez e interrompe tráfego aéreo da Flórida

  • Sonda Athena da Intuitive Machines pousa na superfície da Lua

    Sonda Athena da Intuitive Machines pousa na superfície da Lua

  • Foto da Nasa captura quebra da barreira do som; veja

    Foto da Nasa captura quebra da barreira do som; veja

Segundo os pesquisadores, os dados sobre a trajetória dessas estrelas indicam que elas foram ejetadas da Grande Nuvem de Magalhães após um encontro violento com esse buraco negro. Esses são objetos extremamente densos, com uma gravidade tão intensa que nem a luz consegue escapar.

Esta galáxia está localizada a cerca de 160 mil anos-luz da Terra, sendo uma das mais próximas da Via Láctea. Isso faz com que este seja o buraco negro supermassivo mais próximo de nós, além do chamado Sagitário A* (Sgr A*), que fica no centro da Via Láctea, a cerca de 26 mil anos-luz da Terra. Um ano-luz equivale à distância que a luz percorre em um ano, aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros.

Assim como nossa galáxia é muito mais massiva do que a Grande Nuvem de Magalhães, nosso buraco negro é muito mais massivo do que o recém-identificado, que está entre os menores supermassivos conhecidos. Enquanto Sgr A* tem uma massa cerca de 4 milhões de vezes maior que a do Sol, este buraco negro tem uma massa aproximada de 600 mil vezes a do Sol.

Sgr A*, por sua vez, é minúsculo em comparação com alguns buracos negros supermassivos detectados em outras galáxias maiores, como o da Messier 87, cuja massa é 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol. Essa estrutura, junto com a da Nuvem de Magalhães, são as únicas duas já fotografadas por astrônomos.

O novo estudo se concentrou em uma classe de estrelas chamada estrelas hipervelozes. Elas são formadas quando um sistema binário — dois corpos gravitacionalmente ligadas — se aproxima demais de um buraco negro supermassivo.

“As forças gravitacionais intensas separam o par. Uma estrela é capturada em uma órbita apertada ao redor do buraco negro, enquanto a outra é lançada para fora em velocidades extremas — muitas vezes superiores a milhares de quilômetros por segundo — tornando-se uma estrela hiperveloz”, explicou Jesse Han, doutorando em astrofísica da Universidade de Harvard e autor principal do estudo, que será publicado no Astrophysical Journal e divulgado na última quinta-feira (5).

O Sol se desloca pelo espaço a cerca de 720 mil km/h, enquanto as estrelas hipervelozes podem atingir várias vezes essa velocidade.

Os pesquisadores utilizaram dados do observatório espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, que mapeou mais de um bilhão de estrelas da nossa galáxia com precisão sem precedentes.

Há 21 astros hipervelozes conhecidos na Via Láctea. Os astrônomos identificaram com confiança a origem de 16 deles: sete foram rastreados até Sgr A*, no centro da nossa galáxia, enquanto as outras nove foram associadas à Magalhães.

“A única explicação plausível é que a Grande Nuvem também abriga um buraco negro supermassivo em seu centro, semelhante ao Sgr A* da Via-Láctea”, disse Han.

“Dado seu tamanho e estrutura, era totalmente esperado que a galáxia vizinha tivesse um buraco negro supermassivo dessa magnitude. Só precisávamos encontrar evidências disso”, acrescentou Han. “É algo empolgante e, ao mesmo tempo, faz todo o sentido.”

Até agora, o buraco negro supermassivo mais próximo da Via Láctea conhecido ficava na galáxia de Andrômeda, a cerca de 2,5 milhões de anos-luz da Terra, a mais próxima de nós.

“A Grande Nuvem de Magalhães é uma das galáxias mais estudadas, e ainda assim a existência desse buraco negro supermassivo só foi inferida indiretamente, rastreando a origem de estrelas rápidas. Ainda temos muito trabalho a fazer para realmente localizar o buraco negro”, disse o astrônomo do Caltech e coautor do estudo, Kareem El-Badry.

Veja mais: Nave da SpaceX explode no espaço e lança detritos

Cientistas dizem que a forma do núcleo interno da Terra está mudando

Este conteúdo foi originalmente publicado em Estrelas rápidas sugerem buraco negro massivo na Grande Nuvem de Magalhães no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

VÍDEO: Emocionado, Caetano Veloso se despede de Angela Ro Ro: “Deixou uma saudade enorme”

Tio e sobrinho caem de canoa e morrem afogados em barragem na Bahia

Conselho de psicologia abre vagas para concurso público; salários chegam a quase R$ 5 mil

CPMI do INSS: saiba como foi o depoimento de Carlos Lupi, ex-ministro de Lula

Mosquitos “antidengue” são soltos em regiões do DF; entenda

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Criciúma x Marcílio Dias: horário e onde assistir ao jogo do Catarinense 

15 de fevereiro de 2025
Dinheiro esquecido nos bancos soma R$ 8,7 bi; saiba como consultar 
Homem é preso sob acusação de manter ex-mulher e enteado em cárcere privado na Bahia
PM apura homicídio de 2 bebês gêmeos afogados em piscina em MG 
Irmã de Carla Zambelli diz que saúde da deputada preocupa família
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?