Candidatos devem priorizar cuidados com o corpo e mente Educação, Estudo, Saúde mental, Vestibular CNN Brasil
Em meio à preparação para os vestibulares do meio de ano, é fundamental que os candidatos priorizem os cuidados com o corpo e a mente para que possam obter bons resultados.
“Sono regular, alimentação equilibrada, exercícios físicos e pausas de descanso fazem parte da rotina de quem quer ter um bom desempenho. Sem isso, nenhum conteúdo é absorvido de verdade”, afirma Bruno Alvarez, Head de Ensino de Inovações da Geekie.
Para Alvarez, é necessário que que os estudantes ajustem os horários de sono e incorporem momentos de lazer, como caminhar, cozinhar, tocar um instrumento ou ler por prazer, como forma de manter o cérebro ativo e a ansiedade sob controle.
Veja outras recomendações:
- Revisar com estratégia: concentre-se nos temas mais recorrentes de cada prova e nos conteúdos que você ainda tem dificuldade.
- Fazer simulados: simular o ambiente e o tempo da prova ajuda a reduzir a ansiedade e melhora a gestão de tempo.
- Dormir bem e manter a boa alimentação: evite estudar madrugada adentro. O sono e a alimentação equilibrada são essenciais para a concentração.
- Usar a tecnologia a seu favor: apps de organização e plataformas de estudo adaptativo ajudam a otimizar seu tempo.
- Planejar a vida pós-vestibular: comece a pesquisar sobre as cidades, os cursos e os tipos de moradia. Ter um plano B reduz a pressão.
- Cuidar da saúde mental: esteja em contato com amigos e familiares, busque apoio psicológico se necessário e não se isole.
USP é a única latino-americana no top 150 de maior reputação

