By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Estudo aponta que infecção vaginal comum é sexualmente transmissível 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Estudo aponta que infecção vaginal comum é sexualmente transmissível 
outros

Estudo aponta que infecção vaginal comum é sexualmente transmissível 

Última atualização: 6 de março de 2025 13:13
Published 6 de março de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Pesquisadores também destacaram a necessidade de medicamentos para o parceiro
Este conteúdo foi originalmente publicado em Estudo aponta que infecção vaginal comum é sexualmente transmissível no site CNN Brasil.  Saúde, -cnn-international-, Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), Saúde da mulher CNN Brasil

Contents
Leia Mais1 em cada 20 mulheres terá câncer de mama ao longo da vida, diz estudoO que é infecção tubo-ovariana? Saiba mais sobre a complicaçãoQuer melhorar a vida sexual? Mude um hábito simples na rotinaUma infecção potencialmente perigosaÉ hora de uma “mudança de paradigma” no tratamento

Uma infecção vaginal comum, mas potencialmente perigosa, que afeta quase uma em cada três mulheres no mundo deve ser considerada sexualmente transmissível, diz um novo estudo. A vaginose bacteriana, ou BV, é atualmente vista como um problema feminino, deixando a parceira sexual sem tratamento.

“Comecei a ter isso com bastante frequência. Eu ia ao médico e era tratada com antibióticos, e quase sempre voltava”, disse Hanae, uma mulher que participou do ensaio clínico sobre BV realizado em Melbourne, Austrália. “É como se não valesse a pena para mim nem ir ao médico.”

Para metade das mulheres com vaginose bacteriana, a infecção retorna após a conclusão de uma semana de antibióticos, o tratamento médico preferido para BV, segundo a autora principal do estudo, Lenka Vodstrcil, pesquisadora sênior do Melbourne Sexual Health Centre na Monash University na Austrália.

“A bactéria que causa BV pode estar localizada em homens, especialmente na pele do pênis e também na uretra”, disse Vodstrcil em um comunicado à imprensa. “Isso sugere que BV é provavelmente transmitida sexualmente, e é por isso que tantas mulheres a têm novamente após o tratamento.”

Leia Mais

  • 1 em cada 20 mulheres terá câncer de mama ao longo da vida, diz estudo

    1 em cada 20 mulheres terá câncer de mama ao longo da vida, diz estudo

  • O que é infecção tubo-ovariana? Saiba mais sobre a complicação

    O que é infecção tubo-ovariana? Saiba mais sobre a complicação

  • Quer melhorar a vida sexual? Mude um hábito simples na rotina

    Quer melhorar a vida sexual? Mude um hábito simples na rotina

Quando BV foi tratada como uma infecção sexualmente transmissível, com ambos os parceiros recebendo antibióticos orais e os homens usando cremes tópicos, a taxa de recorrência caiu em mais da metade, de acordo com o estudo publicado na última quarta-feira (5) no New England Journal of Medicine.

“Nosso estudo mostrou que a reinfecção de parceiros está causando muitas das recorrências de BV que as mulheres experimentam, e fornece evidências de que BV é, de fato, uma IST [infecção sexualmente transmissível]”, disse a autora sênior Catriona Bradshaw em um e-mail. Bradshaw é professora no Melbourne Sexual Health Centre na Monash University.

Uma infecção potencialmente perigosa

Os sintomas da VB podem incluir coceira, dor ao urinar, um odor estranho e um corrimento vaginal fino e branco. Para algumas mulheres, no entanto, a VB é um predador silencioso, atacando sem esses sintomas reveladores.

Se não for tratada, a vaginose bacteriana pode aumentar o risco de adquirir HIV, bem como infecções sexualmente transmissíveis, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Mulheres com VB também podem desenvolver uma infecção nas trompas de falópio, ovários ou útero, chamada doença inflamatória pélvica, afirma a OMS em seu site. Essas infecções podem levar à infertilidade posterior, dizem os especialistas.

“Vemos mudanças muito significativas em uma série de marcadores inflamatórios, células inflamatórias e enzimas e produtos bacterianos que resultam em danos ao epitélio — o revestimento do trato reprodutivo”, disse Bradshaw.

A vaginose bacteriana é especialmente perigosa durante a gravidez. A infecção pode levar ao parto prematuro, aborto espontâneo e baixo peso ao nascer no bebê, de acordo com a OMS.

É hora de uma “mudança de paradigma” no tratamento

O ensaio clínico randomizado de 164 casais monogâmicos foi conduzido em vários centros na Austrália. Em 81 dos casais, ambos os parceiros foram tratados com sete dias de antibióticos orais. Durante esse tempo, o parceiro masculino também usou um antibiótico no pênis duas vezes ao dia. De acordo com o tratamento recomendado atualmente, apenas a mulher nos outros 83 casais foi tratada com um antibiótico oral.

Embora o estudo tenha tratado apenas casais heterossexuais, é “importante notar que mulheres em relacionamentos do mesmo sexo também transmitem bactérias BV entre si durante o sexo, e que esses casais do mesmo sexo em relacionamentos monogâmicos têm taxas muito altas de concordância para BV — ambos têm ou ambos não têm”, disse Bradshaw.

O ensaio deveria durar 12 semanas, mas os pesquisadores o interromperam cedo quando ficou rapidamente aparente que tratar ambos os parceiros reduziu a ocorrência de BV em 60%.

Encarar uma infecção vaginal tão comum como uma infecção sexualmente transmissível seria uma “mudança de paradigma” e exigiria que os médicos encorajassem o parceiro masculino de uma mulher a compartilhar a responsabilidade pela transmissão e tratamento, de acordo com um editorial publicado junto com o estudo.

“Também exigirá uma disposição dos parceiros masculinos de se comprometerem a tomar medicamentos, uma vez notificados por sua parceira de que ela tem vaginose bacteriana e que provavelmente é sexualmente transmissível”, escreveram a Dra. Christina Muzny e o Dr. Jack Sobel, que não estavam envolvidos na nova pesquisa.

Os homens no estudo não tiveram problemas em concluir o curso de antibióticos, com poucos ou nenhum efeito colateral, descobriu o estudo.

“Já usamos esse medicamento em quase 300 homens e não tivemos nenhum relato de que os efeitos colaterais do medicamento os impediriam de tomá-lo”, disse Bradshaw.

O Melbourne Sexual Health Centre já mudou seus protocolos e agora está tratando ambos os parceiros quando a BV é detectada, acrescentou Bradshaw.

Para profissionais de saúde e casais interessados em tratar ambos os parceiros, a equipe de pesquisa está desenvolvendo um site que fornece informações detalhadas sobre o tratamento do parceiro masculino.

“Mudanças nas diretrizes de tratamento nacionais e internacionais sempre levam tempo, então sentimos a obrigação de fornecer informações precisas on-line e para download”, disse Bradshaw.

Veja formas de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis

Este conteúdo foi originalmente publicado em Estudo aponta que infecção vaginal comum é sexualmente transmissível no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Banhista se afoga em praia de Ilhéus e é resgatado por salva-vidas; veja vídeo

Virginia Fonseca é flagrada por Lucas Guedes durante ensaio para estreia como rainha da Grande Rio; assista

Luísa Sonza curte praia famosa de Salvador antes do Festival de Verão; confira

Bahia acerta contratação de novo atacante; saiba detalhes

Briga entre vizinhos por cópia de chave termina com homem baleado; assista

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Com medo de facções, turista toma medida inusitada ao postar fotos em Salvador; ASSISTA

5 de janeiro de 2025
SP: Quadrilha é presa em flagrante durante assalto com reféns em marcenaria 
Análise: Fintechs voltarão a ser rigorosas com a abertura de contas 
Primeira novela da Globo toda gravada com padrão de cinema será reprisada 
Vini Jr pede desculpas após expulsão contra o Valencia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?