By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Estudo que pinta vacas como zebras ganha paródia de prêmio Nobel 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Estudo que pinta vacas como zebras ganha paródia de prêmio Nobel 
outros

Estudo que pinta vacas como zebras ganha paródia de prêmio Nobel 

Última atualização: 19 de setembro de 2025 16:42
Published 19 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Premiação bem-humorada reconhece cientistas que estudam temas incomuns  Tecnologia, Animais, Premiação, Prêmio Nobel CNN Brasil

Contents
Leia maisEstudo revela presença de espécies exclusivas nas ilhas oceânicas do BrasilVírus faz “tentáculos” crescerem na cabeça de coelhos selvagens; entendaCientistas descobrem causa de epidemia que matou bilhões de estrelas-do-mar

Já se perguntou se pintar uma vaca com listras de zebra poderia reduzir a quantidade de picadas de insetos que ela recebe, ou quais coberturas de pizza diferentes tipos de lagartos preferem? Se sim, você não está sozinho: há cientistas que estudaram esses e outros temas incomuns em grande detalhe.

Alguns deles foram homenageados na cerimônia do Prêmio Ig Nobel em Boston, nesta quinta-feira (18), segundo os organizadores da revista Annals of Improbable Research em comunicado.

Leia mais

  • Estudo revela presença de espécies exclusivas nas ilhas oceânicas do Brasil

    Estudo revela presença de espécies exclusivas nas ilhas oceânicas do Brasil

  • Vírus faz "tentáculos" crescerem na cabeça de coelhos selvagens; entenda

    Vírus faz “tentáculos” crescerem na cabeça de coelhos selvagens; entenda

  • Cientistas descobrem causa de epidemia que matou bilhões de estrelas-do-mar

    Cientistas descobrem causa de epidemia que matou bilhões de estrelas-do-mar

A cerimônia — o 35º Prêmio Ig Nobel — aconteceu na Universidade de Boston e também foi transmitida online, celebrando “conquistas que primeiro fazem as pessoas rirem e depois as fazem pensar.”

Como já é tradição nesse evento irreverente, o público presente homenageia os vencedores fazendo e jogando aviõezinhos de papel.

A cerimônia deste ano teve como tema a “digestão”, com palestrantes convidados como a Dra. Trisha Pasricha, que estudou a relação entre usar o celular no banheiro e desenvolver hemorroidas, além da apresentação de uma mini-ópera chamada “O Sofrimento do Gastroenterologista”.

Os prêmios foram entregues por verdadeiros laureados com o Nobel.

Além dos já mencionados pintores de vacas e alimentadores de lagartos, outros vencedores incluíram William B. Bean, premiado postumamente em literatura por registrar e analisar o crescimento de uma de suas unhas ao longo de 35 anos, e Julie Mennella e Gary Beauchamp, que ganharam o prêmio de pediatria por suas pesquisas sobre a experiência de bebês lactentes cujas mães comem alho.

Marcin Zajenkowski e Gilles Gignac levaram o prêmio de psicologia por suas pesquisas sobre o que acontece quando se diz a um narcisista, ou a qualquer pessoa, que ela é inteligente, enquanto o prêmio de química foi para Rotem Naftalovich, Daniel Naftalovich e Frank Greenway, que experimentaram ingerir Teflon para descobrir se ele poderia ser usado para aumentar o volume dos alimentos e a saciedade sem adicionar calorias extras.

Outros premiados foram Fritz Renner, Inge Kersbergen, Matt Field e Jessica Werthmann, que testaram a popular teoria de que beber álcool pode melhorar a capacidade das pessoas de se comunicar em uma língua estrangeira, enquanto Vikash Kumar e Sarthak Mittal analisaram a questão menos explorada de “como sapatos com mau cheiro afetam a boa experiência de usar uma sapateira”, sob a perspectiva do design de engenharia.

Uma equipe formada por Francisco Sánchez, Mariana Melcón, Carmi Korine e Berry Pinshow ganhou o prêmio de aviação por seus estudos sobre os efeitos do consumo de álcool na capacidade de voo e de ecolocalização dos morcegos, e o tema gastronômico continuou com o prêmio de física para uma equipe que estudou a física do molho de macarrão, em especial como evitar o efeito desagradável de grumos.

Para Carly York, professora associada de biologia da Lenoir-Rhyne University em Hickory, Carolina do Norte, que não participou dos prêmios, os vencedores deste ano cumpriram o objetivo de fazer as pessoas rirem e depois refletirem.

“Por trás de todo experimento que parece absurdo à primeira vista, há uma percepção real esperando para ser descoberta”, disse York, cujo livro “The Salmon Cannon and the Levitating Frog: And Other Serious Discoveries of Silly Science” explica a importância da curiosidade como motor do progresso científico.

“Mas, se o valor dessa pesquisa não é imediatamente óbvio para você, considere isto: aproximadamente metade de todo o crescimento econômico dos EUA pode ser atribuído a cientistas movidos puramente pela curiosidade”, acrescentou.

“A pesquisa básica, guiada pela curiosidade, abriu caminho para alguns dos avanços médicos e tecnológicos mais transformadores do último século”, disse York, citando como exemplo a tecnologia de sequenciamento de DNA, que surgiu de estudos sobre como bactérias sobrevivem a calor extremo.

“E, no entanto, esse tipo de pesquisa frequentemente é deixado de lado em favor de projetos com retornos mais imediatos. Estamos vendo isso agora, à medida que cortes federais atingem a National Science Foundation, a maior apoiadora da ciência básica”, acrescentou.

“Mas esse trabalho é vital. A pesquisa básica constrói a fundação do conhecimento que torna possíveis os avanços futuros.”

E, caso você esteja curioso: vacas pintadas com listras de zebra tiveram quase 50% menos chances de sofrer picadas de mutucas, e lagartos-arco-íris em um resort de férias no Togo demonstraram preferência por pizza quatro queijos.

Pesquisadores desmontam mito sobre mordida de dinossauros gigantes

 

You Might Also Like

Domínio do fato: a reconstrução do iter criminis e a vedação de ‘autoria por cargo’

Explosão deixa feridos em área industrial na Argentina 

Gracyanne Barbosa desabafa sobre dificuldades da recuperação após acidente

Xamã assume ter ciúmes de Sophie Charlotte com ator da Globo

Garçom detalha incêndio em bar no DF: “Se espalhou rapidamente”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Jerônimo responde para Jaques Wagner se vai ser candidato em 2026

13 de janeiro de 2025
Ferry-boat é invadido por água durante travessia e assusta passageiros; marinha suspende operação
Estados Unidos e Rússia se reúnem na Arábia Saudita para negociações 
Quaest: 57% dos brasileiros dizem não confiar nas redes sociais 
CEO da Intel responde após Trump pedir sua renúncia 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?