Formalização da escolha deve ocorrer nesta terça-feira (11); definição da sede da COP31 em 2026 segue sendo um impasse Internacional, Clima, COP (Cúpula do Clima), COP30, Etiópia, Mudanças climáticas CNN Brasil
A Etiópia deve ser confirmada nesta terça-feira (11) como sede da COP32 em 2027, disse o presidente da COP30 deste ano, André Corrêa do Lago, à Reuters.
No entanto, a escolha do anfitrião da COP31 no próximo ano continua sendo um ponto de discórdia, com Austrália e Turquia disputando o evento de 2026.
A Austrália fez sua proposta para a COP31 em parceria com as Ilhas do Pacífico, que são consideradas um dos lugares mais vulneráveis do mundo às mudanças climáticas.
Os países participantes concordaram, em princípio, em realizar a conferência de 2027 na capital da Etiópia – Adis Abeba – durante o primeiro dia da COP30 do Brasil na segunda-feira (10), disse o presidente da COP30.
A escolha ainda precisa ser formalizada, o que deve ocorrer nesta terça-feira. Um delegado de um país desenvolvido disse à Reuters que não conseguia imaginar por que haveria um problema.
A Etiópia lançou sua candidatura em setembro, competindo com a Nigéria. No entanto, o Bureau de Países Africanos decidiu, por unanimidade, promover a Etiópia como candidata a anfitriã, disseram fontes à Reuters.
As cúpulas da COP se revezam entre as regiões do mundo. A conferência deste ano está sendo realizada na cidade amazônica de Belém. A escolha da sede do ano que vem dentro do grupo “Europa Ocidental e Outros” está em suspenso há meses, sem que a Turquia ou a Austrália desistam.
Corrêa do Lago pediu aos países do grupo da Europa Ocidental na segunda-feira que resolvessem o impasse o mais rápido possível. Se o impasse não for resolvido, a conferência será realizada em Bonn, na Alemanha, onde fica a sede da agência climática da ONU.
COP30 em Belém: o significado para o Brasil em sediar o encontro

