Ex-jogador é alvo de ações de Ministério do Esporte, FIFA e Confederação Africana Futebol Internacional, CNN Esportes, Fifa, Futebol internacional, Samuel Eto’o CNN Brasil
Samuel Eto’o é uma lenda nos gramados, o maior jogador da história do futebol camaronês. Como dirigente, contudo, o ex-jogador enfrenta diversos problemas de integridade.
A gestão Eto’o na Federação Camaronesa de Futebol (FECAFOOT) é alvo de diversas ações de advogados internacionais, nas mais diferentes esferas, entre Ministério do Esporte, FIFA e Confederação Africana.
Entre as acusações estão: corrupção, provável manipulação de resultados, conflito de interesses com a empresa 1xBet e manobras eleitorais para garantir a vitória de sua gestão.
“Isto não é um ataque a Samuel Eto’o como jogador. Sua carreira no futebol é intocável. Trata-se de resgatar a governança do futebol camaronês para que represente os valores de excelência, integridade e fair play que ele próprio defendeu em campo. Meu dever, como advogado e camaronês, é lutar por uma federação que sirva ao povo, aos jogadores e ao futuro do esporte”, disse Emmanuel Nsahlai, um dos advogados responsáveis pela ação.
No Ministério do Esporte, as ações pedem que algumas regras da FECAFOOT sejam revistas. Fifa e Confederação Africana querem a suspensão preventiva de Eto’o, além da abertura de uma investigação no Conselho de Ética.
Com a transparência em xeque, a Federação Camaronesa pode acabar sendo excluída de competições, fato que prejudicaria muito o futuro do esporte no país.
Flamengo deixa Mundial com mais de R$ 150 milhões em premiação; veja valores