Nova funcionalidade oferece mais praticidade, segurança e foco para o empreendedor brasileiro Nacional, Finanças, Pagamentos, PicPay., PMEs CNN Brasil
Os pequenos negócios são 97% do total de empresas do país e respondem por 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Esses e outros dados, levantados pelo Sebrae com apoio da Receita Federal em 2025, reforçam o peso desse segmento na economia — responsável por movimentar cadeias produtivas, gerar empregos e sustentar o crescimento em todas as regiões.
Apesar dessa relevância, tanto os pequenos quanto os médios empreendedores convivem com um desafio diário: equilibrar as contas da vida pessoal e as obrigações da empresa, sem perder prazos ou se prender em burocracias.
Para simplificar essa rotina, o PicPay ampliou o seu Assistente de Pagamentos, recurso já consolidado entre pessoas físicas que reúne todas as contas atreladas ao CPF, dependentes e familiares, que agora também organiza boletos vinculados ao CNPJ. Tudo sem mudar de ambiente e com apenas um toque. A inovação centraliza tudo em um só app, com notificações inteligentes, pagamentos em lote e mais segurança contra fraudes.
O que muda para quem empreende
Até pouco tempo atrás, manter a organização financeira exigia planilhas, lembretes no celular e até pastas digitais para acompanhar vencimentos. Com o Assistente de Pagamentos do PicPay, esse processo é automatizado:
- O app identifica boletos emitidos tanto no CPF quanto no CNPJ.
- Envia notificações antes do vencimento.
- Permite o pagamento imediato ou agendado.
- Oferece a opção de quitar várias contas em lote com poucos toques.
- Dá liberdade para pagar com saldo da conta ou cartão.
- A funcionalidade ainda garante mais segurança, já que as validações ocorrem dentro do próprio aplicativo, reduzindo riscos de fraudes e cobranças indevidas.
Mais tempo para vender, menos tempo perdido
Para quem é autônomo ou PME, cada hora gasta com tarefas administrativas significa menos energia dedicada ao cliente. A proposta do PicPay é clara: simplificar a rotina para liberar tempo e foco para o que realmente importa — vender e crescer.
“O empreendedor brasileiro precisa de praticidade para gerenciar o seu negócio. E é isso que entregamos: organização, segurança e conveniência em um só lugar. Estamos estendendo o que há de melhor para o cliente pessoa física às necessidades da pessoa jurídica, com soluções que realmente facilitam a rotina de quem empreende no Brasil”, afirma Renata Greco, vice-presidente executiva de Serviços Financeiros PJ do PicPay.

Um diferencial no mercado
O PicPay foi pioneiro ao centralizar contas pessoais de diferentes bancos em um único aplicativo, para transformar sua experiência em uma “conta das contas” dos brasileiros. Agora, essa opção já está disponível para o universo empresarial, permitindo que empreendedores acessem e gerenciem suas contas PF e PJ dentro do aplicativo do PicPay.
Para empreendedores individuais, por exemplo, já é possível pagar boletos do CNPJ com saldo da conta física. Em breve, também será possível liquidar as cobranças diretamente com saldo da própria conta PJ, aumentando a autonomia na gestão financeira.
O Assistente de Pagamentos para PJ chega para complementar a jornada e reforça uma evolução que começou com o Assistente da conta pessoal, avançou para o ambiente empresarial e agora se conecta em um só lugar. Assim como na PF, o recurso ajuda na organização e gestão das contas, ampliando o controle financeiro e a praticidade para o empreendedor.
Um ecossistema de soluções
O Assistente se soma a uma série de produtos e serviços já disponíveis no PicPay para pessoas jurídicas, como:
- Recebimento via Pix;
- Emissão e pagamento de boletos (inclusive com cartão);
- Pix no cartão;
- Cartão Múltiplo – débito e crédito com Limite Garantido;
- Maquininha;
- Conta domicílio;
- Cofrinho com rendimento de 102% do CDI;
- Soluções de e-commerce (checkout digital e links de pagamento).
Com mais de 64 milhões de clientes na base, o PicPay reforça seu papel não apenas como um aplicativo financeiro, mas como um parceiro estratégico do empreendedor. Ao centralizar CPF e CNPJ em uma só jornada digital, o banco digital entrega conveniência e inovação — e permite que o empresário diga com confiança: “Eu sou um só”.

