Anúncio foi feito pelo presidente na Flórida, acompanhado pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth, e pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que também é conselheiro de segurança nacional Internacional, Donald Trump, EUA, Navios, Navios de guerra CNN Brasil
O presidente americano Donald Trump anunciou, nesta segunda-feira (22), uma nova classe de navios de guerra, a “Classe Trump”, que, segundo ele, será superior em termos de capacidade de combate e substituirá o que descreveu como uma frota “velha, cansada e obsoleta” dos EUA.
“Eles ajudarão a manter a supremacia militar americana, revitalizar a indústria naval americana e inspirar medo nos inimigos dos Estados Unidos em todo o mundo”, disse Trump ao anunciar a nova categoria de navios na biblioteca de Mar-a-Lago, na Flórida.
Acompanhado de imagens dos navios de guerra da “Classe Trump” no mar, Trump afirmou que participará ativamente do projeto. Ele não usou o termo “Classe Trump” em seu discurso.
“A Marinha dos EUA liderará o projeto desses navios junto comigo, porque sou uma pessoa muito ligada à estética”, disse ele.
Equipados com “canhões e mísseis de última geração”, armas hipersônicas, canhões eletromagnéticos, mísseis de cruzeiro e os “lasers mais sofisticados do mundo”, os novos navios de guerra serão os maiores já construídos, afirmou Trump.
Cada um deles pesará entre 30 mil e 40 mil toneladas, disse ele, e serão construídos nos Estados Unidos. “Eles serão controlados por inteligência artificial”, afirmou, sem dar mais detalhes.
“Prevemos que esses navios serão os primeiros de uma nova classe de embarcações a ser produzida nos próximos anos”, disse ele.
Inicialmente, a Marinha construirá dois navios da “classe Trump”, seguidos rapidamente por mais oito, disse o presidente. Trump afirmou que prevê de 20 a 25 dessas embarcações, que, segundo ele, se tornarão o “navio-almirante da frota naval americana”.
Ele também disse que trabalhará para modernizar os porta-aviões americanos como parte da atualização da “Frota Dourada” da Marinha dos EUA.

