Washington lançou ataques aéreos contra alvos no país durante a noite
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA atacaram esconderijo de líderes Houthis no Iêmen, dizem fontes no site CNN Brasil. Internacional, ataques, Estados Unidos, Houthi, Iêmen, Israel CNN Brasil
Os EUA lançaram ataques aéreos contra vários alvos no Iêmen durante a noite, incluindo a província de Saada, que fontes iemenitas dizem ser um antigo esconderijo dos líderes houthis, e a cidade portuária de Hodeidah, no Mar Vermelho, informou a mídia houthi na quarta-feira (19).
A Al Masirah TV, administrada pelos Houthis, relatou mais de 10 ataques em vários locais, incluindo o distrito de Al-Safra em Saada. O distrito, que abriga locais de armazenamento de armas e treinamento, é considerado um dos redutos militares mais importantes e fortemente fortificados do grupo, de acordo com fontes iemenitas.
Após semanas de relativa calma nas rotas marítimas do Mar Vermelho após o cessar-fogo em Gaza em janeiro, os Houthis, alinhados ao Irã, alertaram em 12 de março que retomariam os ataques a embarcações israelenses em resposta ao fechamento das travessias de Gaza por Israel.
O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou responsabilizar o Irã por quaisquer futuros ataques Houthis, alertando sobre consequências severas.
Apesar da pressão dos EUA, os Houthis liderados por Abdul Malik al-Houthi se recusaram a reduzir os ataques no Mar Vermelho. O grupo lançou vários ataques a navios internacionais no que eles dizem ser em solidariedade aos palestinos na guerra de Gaza.
Na terça-feira (18), os Houthis disseram que expandiriam seus alvos em Israel nas próximas horas e dias, a menos que a “agressão” contra Gaza cessasse.
O grupo alegou que atacou uma base aérea israelense com um míssil balístico sem fornecer evidências.
O porta-voz militar Houthi, Yahya Sarea, sem fornecer evidências, disse que o grupo atacou com sucesso o porta-aviões USS Harry S. Truman e outros navios de guerra dos EUA com mísseis e drones, frustrando o ataque dos EUA.
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA atacaram esconderijo de líderes Houthis no Iêmen, dizem fontes no site CNN Brasil.