Washington expressou profunda preocupação com a relação bilateral dos países Internacional, Colômbia, Donald Trump, EUA, Trump CNN Brasil
Os Estados Unidos retiraram seu principal diplomata da embaixada norte-americana em Bogotá, na Colômbia, nesta quinta-feira (3).
Em resposta, a ação levou a Colômbia a retirar seu embaixador nos EUA.
O presidente americano, Donald Trump, chamou John McNamara para consultas urgentes após “declarações infundadas e repreensíveis dos mais altos níveis do governo colombiano”, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, em um comunicado.
“Além da retirada do Encarregado, os Estados Unidos estão tomando outras medidas para deixar clara nossa profunda preocupação com o estado atual do nosso relacionamento bilateral.”
O Departamento de Estado não especificou quais comentários questionou ou quais outras medidas estavam sendo adotadas por Washington.
Após o anúncio de Washington, o presidente colombiano Gustavo Petro chamou de volta o embaixador da Colômbia nos EUA, Daniel Garcia-Pena.
Em uma postagem no X, Petro disse que o diplomata deveria voltar para discutir a agenda bilateral dos dois países, listando prioridades como cooperação climática, esforços antinarcóticos e política de migração.
Todas mi cartas y comunicaciones al presidente Trump, las he escrito personalmente y éste comunicado igualmente, lo hago desde mi pensamiento y mis manos:
Corresponsablemente a la llamada a consultas del señor McNámara, encargado de la embajada de EEUU en Colombia, llamo a… https://t.co/Vbre8ewkM2
— Gustavo Petro (@petrogustavo) July 3, 2025
O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia disse que a Ministra Laura Sarabia, que anunciou sua renúncia na quinta-feira (3), está “em comunicação com os EUA enquanto estiver no cargo até que eles designem um novo ministro das Relações Exteriores que ficará encarregado do assunto”.
EUA criticam “retórica violenta” da Colômbia
Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, emitiu uma repreensão ao governo da Colômbia depois que o senador colombiano Miguel Uribe, um potencial candidato à presidência e membro do partido conservador de oposição Centro Democrático, foi baleado em Bogotá.
Rubio disse que o assassinato de Uribe foi “resultado da retórica violenta de esquerda vinda dos mais altos escalões do governo colombiano “.
Uribe passou por diversas cirurgias sérias desde o tiroteio, que o deixaram em estado crítico.
Impasse sobre imigração
Em janeiro, Trump e Petro se desentenderam sobre a recusa da Colômbia em aceitar aeronaves militares transportando migrantes deportados, levando Trump a ameaçar com tarifas e sanções.
Mais tarde, os dois países conseguiram se recuperar da beira de uma guerra comercial e superar o impasse.
Petro condenou na época os voos de deportação militar e disse que nunca realizaria uma operação para devolver americanos algemados aos EUA.
“Somos o oposto dos nazistas”, escreveu ele em uma publicação na plataforma de mídia social X.
A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na América Latina. Os EUA são o maior parceiro comercial da Colômbia, em grande parte devido a um acordo de livre comércio de 2006 que gerou US$ 33,8 bilhões em comércio bilateral em 2023 e um superávit comercial de US$ 1,6 bilhão, de acordo com dados do Censo americano.