By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: EUA enviarão cartas sobre tarifas a 100 países após fim da pausa de 90 dias 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > EUA enviarão cartas sobre tarifas a 100 países após fim da pausa de 90 dias 
outros

EUA enviarão cartas sobre tarifas a 100 países após fim da pausa de 90 dias 

Última atualização: 6 de julho de 2025 19:49
Published 6 de julho de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Secretário do Tesouro afirma que países receberão notificações sobre novas tarifas comerciais, enquanto administração Trump encerra período de suspensão  Macroeconomia, -traducao-ia-, CNN Brasil Money, Guerra comercial, tarifas internacionais, Trump CNN Brasil

Contents
Leia MaisSem citar Trump, Brics critica tarifas e “protecionismo econômico”Trump diz que cartas tarifárias para 12 países serão enviadas na segundaConfiança na OMC exige equilíbrio justo, diz Lula durante Cúpula do Brics

O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, informou que cartas sobre tarifas serão enviadas para cerca de 100 países nos próximos dias, com o fim do período de pausa de 90 dias nas taxações da administração Trump nesta quarta-feira (9).

“Se você não fizer as coisas avançarem, então em 1º de agosto você voltará ao seu nível tarifário de 2 de abril”, disse Bessent sobre os parceiros comerciais neste domingo (6) no programa “State of the Union with Dana Bash”, da CNN.

O presidente Donald Trump sugeriu que as cartas incluiriam taxas tarifárias na atual linha de base de 10%, ou tão extensas quanto 70%. Bessent disse no domingo que os Estados Unidos não imporiam tarifas de 70% aos principais parceiros comerciais.

Leia Mais

  • Sem citar Trump, Brics critica tarifas e "protecionismo econômico"

    Sem citar Trump, Brics critica tarifas e “protecionismo econômico”

  • Trump diz que cartas tarifárias para 12 países serão enviadas na segunda

    Trump diz que cartas tarifárias para 12 países serão enviadas na segunda

  • Confiança na OMC exige equilíbrio justo, diz Lula durante Cúpula do Brics

    Confiança na OMC exige equilíbrio justo, diz Lula durante Cúpula do Brics

Bessent afirmou que cerca de 100 cartas serão enviadas a pequenos países “onde não temos muito comércio”, muitos dos quais “já estão na linha de base de 10%”.

Trump, na sexta-feira (4), promoveu as cartas como a “melhor” opção para países que não conseguirem negociar acordos antes do prazo de 9 de julho.

Em 9 de abril, Trump anunciou uma pausa completa de três meses em todas as tarifas “recíprocas” após insistir que as tarifas historicamente altas vieram para ficar. Ainda naquele mês, ele disse à revista Time que já havia fechado 200 acordos comerciais, mas se recusou a dizer com quem.

Até agora, Trump anunciou acordos com apenas três países: o Reino Unido, que manteve uma taxa tarifária de 10%; a China, que pausou temporariamente as altas tarifas sobre a maioria dos produtos de 145% para 30%; e uma tarifa mínima de 20% sobre produtos do Vietnã.

Em resposta aos três acordos sendo descritos como “estruturas”, Bessent disse que as próximas cartas “estabelecerão suas taxas tarifárias. Então teremos 100 concluídas nos próximos dias.”

“Muitos desses países nunca sequer nos contataram”, disse ele, acrescentando que “Temos a vantagem nesta situação”, como país que enfrenta um déficit comercial.

Bessent disse que pode haver “vários grandes anúncios” esta semana, mas não quis nomear países que poderiam fechar acordos.

Bessent rebateu a data de 1º de agosto como um novo prazo. Ele também descreveu o plano da administração como aplicação de “pressão máxima”.

“Não é um novo prazo. Estamos dizendo: ‘É quando isso vai acontecer. Se você quiser acelerar as coisas, fique à vontade. Se quiser voltar à taxa antiga, essa é sua escolha’”, disse Bessent sobre os parceiros comerciais americanos, e usou a União Europeia como exemplo de países que vieram à mesa de negociações depois que Trump ameaçou tarifas de 50% sobre importações da UE.

Economistas alertaram que a guerra comercial de Trump, especialmente as amplas tarifas sobre importações chinesas, aumentará os custos para os consumidores. Algumas empresas, incluindo o Walmart, disseram que aumentarão os preços para os clientes apesar da resistência de Trump.

“Não vimos nenhuma inflação até agora”, disse Bessent no “Fox News Sunday”, chamando tais projeções de “desinformação” e “síndrome do descontrole tarifário”.

Bessent e outros funcionários de Trump têm argumentado repetidamente nos últimos meses que países como a China arcariam com o custo das tarifas.

A inflação no atacado dos EUA subiu levemente em maio, impulsionada em parte por bens mais caros, embora os efeitos relacionados às tarifas tenham sido amplamente atenuados.

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), uma medida atentamente observada da inflação no atacado, mostrou que os preços pagos aos produtores subiram 0,1% em maio, elevando a taxa anual para 2,6%, de acordo com dados do Departamento do Trabalho, divulgados em junho.

O ex-secretário do Tesouro Larry Summers, que criticou Bessent por minimizar o impacto econômico das tarifas, disse domingo no programa “This Week” da ABC que as tarifas “provavelmente arrecadarão alguma receita”, mas viriam à custa de maior inflação e menor competitividade para os produtores americanos.

Também aparecendo no “This Week”, Stephen Miran, presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, disse que não havia “evidência duradoura” de que as tarifas impostas à China durante o primeiro mandato de Trump prejudicaram a economia e a administração apenas “repetiu o mesmo desempenho” este ano.

“A receita tarifária está entrando. Não há sinal de qualquer inflação economicamente significativa e a criação de empregos continua saudável”, disse Miran.

China investe no Brasil em delivery, energia e mineração; veja lista

 

You Might Also Like

Reflexão e saudade: cemitérios do DF ficam lotados no Dia de Finados

Vasco e São Paulo tem confronto direto por vaga no G6 do Brasileiro 

Torcedores da Bamor são pegos com artefatos em ônibus na Suburbana

Rafa Kalimann ganha xamego de Nattan na reta final da gravidez 

Cantor famoso pede namorada em casamento durante show e emociona fãs; assista

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Motorista atropela PM e pedestres após tentar fugir de abordagem no Rio 

16 de abril de 2025
Abel manda recado à torcida do Palmeiras: “Não esqueço do que me chamaram” 
CEO da Quaest: rejeição a Bolsonaro cresce 7 pontos percentuais e vai a 64% 
Gonet diz que PGR vai atuar com “firmeza” em 2025 
Mallorca x Bétis: horário e onde assistir ao jogo da LaLiga 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?