Trump usou Lei de Inimigos Estrangeiros para justificar envio de venezuelanos para prisão em El Salvador
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA não estão em guerra com Venezuela, diz diretor da CIA após deportações no site CNN Brasil. Internacional, Deportação, Donald Trump, Estados Unidos, gangue, Imigração, Nicolás Maduro, Venezuela CNN Brasil
A CIA não tem qualquer avaliação de que os Estados Unidos estejam atualmente em guerra com a Venezuela ou que o território americano esteja sendo invadido, disse o diretor da agência, John Ratcliffe, aos membros do Comitê de Inteligência da Câmara nesta quarta-feira (26).
As declarações respondem à Diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, que disse que existem diversas avaliações, provenientes de diferentes elementos da comunidade de inteligência, sobre se o governo venezuelano está dirigindo ações hostis contra os Estados Unidos através da gangue venezuelana Tren de Aragua.
No início deste mês, o presidente Donald Trump invocou uma lei de guerra, a Lei de Inimigos Estrangeiros, para justificar a deportação de supostos integrantes da gangue venezuelana Tren de Aragua sem ordens de remoção de juízes de imigração, como normalmente é necessário.
Apesar de um juiz ter rapidamente bloqueado a medida, o governo de Trump deportou mais de 200 venezuelanos — 137 sob a lei de tempo de guerra — para El Salvador, onde eles estão detidos na prisão antiterrorismo do país por um ano, sujeito a renovação.
A Lei de Inimigos Estrangeiros foi usada três vezes na história dos EUA, mais recentemente para deter e expulsar imigrantes japoneses, alemães e italianos durante a Segunda Guerra Mundial.
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA não estão em guerra com Venezuela, diz diretor da CIA após deportações no site CNN Brasil.