Vice-presidente americano disse que não saber o que significaria o reconhecimento “dada a falta de um governo funcional” no território Internacional, Donald Trump, Estado Palestino, Estados Unidos, EUA, JD Vance, Palestinos CNN Brasil
O vice-presidente americano, JD Vance, afirmou que os Estados Unidos não têm planos de reconhecer um Estado palestino, uma questão que ele pretende discutir com o ministro britânico das Relações Exteriores, David Lammy, em uma reunião nesta sexta-feira (8).
“Não temos planos de reconhecer um Estado palestino. Não sei o que significaria realmente reconhecer um Estado palestino, dada a falta de um governo funcional lá”, disse Vance aos repórteres.
Ele acrescentou que o presidente Donald Trump “tem sido muito claro sobre seus objetivos, sobre o que ele quer realizar no Oriente Médio, e ele vai continuar fazendo isso”.
Vance se reunirá com Lammy na Chevening House, a residência de campo no sul da Inglaterra usada pelo ministro das Relações Exteriores, no início da viagem ao Reino Unido com a família.
Veja quais países reconhecem a Palestina como Estado
Cerca de 144 dos 193 Estados-membro da ONU reconhecem a Palestina como um Estado.
Na Europa, Espanha, Irlanda, Noruega reconheceram a Palestina em maio do ano passado em um esforço conjunto, se juntando a países como Polônia, Suécia, Vaticano, Rússia e Ucrânia.
Na América Latina, a Palestina é amplamente reconhecida por Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, entre outros.
E na África, o Estado palestino também tem o reconhecimento massivo das nações, com exceção da República dos Camarões.
A França será o primeiro país do G7, grupo formado pelas maiores economias do mundo, a reconhecer o Estado.
A curto prazo, Malta e Bélgica podem ser os próximos países da União Europeia a fazê-lo.