By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: EUA: Pilotos relataram “quase acidentes” em aeroporto anos antes de colisão 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > EUA: Pilotos relataram “quase acidentes” em aeroporto anos antes de colisão 
outros

EUA: Pilotos relataram “quase acidentes” em aeroporto anos antes de colisão 

Última atualização: 31 de janeiro de 2025 18:34
Published 31 de janeiro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Em duas ocasiões, aviões tiveram que tomar “medidas evasivas” para evitar colidir com helicópteros
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA: Pilotos relataram “quase acidentes” em aeroporto anos antes de colisão no site CNN Brasil.  Internacional, Acidente Aéreo, Avião, Estados Unidos, Helicóptero, Washington D.C. CNN Brasil

Contents
Leia Mais:Colisão: Autoridades discutem mudanças em rotas de helicópteros, diz fonteCasa Branca defende segurança de viagens aéreas após colisão entre aeronaveFuselagem de avião precisará ser removida para recuperar corpos, diz fonteEspaço complexo e falta de funcionários“Quase acidentes” no Aeroporto Nacional ReaganVeja a linha do tempo da colisão de avião com helicóptero nos EUAColisão nos EUA: Dados indicam que helicóptero estava fora de rotaQuem são as vítimas do acidente envolvendo avião e helicóptero nos EUAAvião abortou pouso na terça-feira (28)Ex-administrador diz não estar “familiarizado” com os casos

Nos últimos três anos, ao menos dois pilotos relataram situações com helicópteros que poderiam ter causado acidentes no Aeroporto Nacional Reagan, onde a colisão entre um helicóptero e um avião de passageiros deixou 67 mortos, segundo uma revisão da CNN de relatórios de incidentes.

Em duas ocasiões, aviões de passageiros tiveram que tomar “medidas evasivas” para evitar colidir com helicópteros ao tentar pousar no aeroporto, de acordo com relatórios de pilotos.

Em um terceiro incidente, dois helicópteros militares ficaram muito próximos, relatou um controlador de tráfego aéreo.

Além disso, um dia antes da colisão desta quarta, outro voo se aproximando do Aeroporto Reagan foi forçado a abortar sua primeira tentativa de pouso e dar a volta depois que um helicóptero voou perto de sua rota, de acordo com o áudio do controle de tráfego aéreo.

Leia Mais:

  • Colisão: Autoridades discutem mudanças em rotas de helicópteros, diz fonte

    Colisão: Autoridades discutem mudanças em rotas de helicópteros, diz fonte

  • Casa Branca defende segurança de viagens aéreas após colisão entre aeronave

    Casa Branca defende segurança de viagens aéreas após colisão entre aeronave

  • Fuselagem de avião precisará ser removida para recuperar corpos, diz fonte

    Fuselagem de avião precisará ser removida para recuperar corpos, diz fonte

Esses casos certamente ganharão mais atenção após a tragédia deste ano, que matou 64 pessoas que estavam bordo do avião e três militares do Exército em um voo de treinamento no helicóptero.

Enquanto uma operação de busca e recuperação continua dentro e ao redor do Potomac, as autoridades estão tentando descobrir exatamente o que deu errado no ar acima da capital do país.

Espaço complexo e falta de funcionários

No momento da colisão, um controlador de tráfego aéreo no Aeroporto Nacional Reagan estava supervisionando helicópteros e aviões, disse uma fonte à CNN.

Embora os trabalhos sejam normalmente realizados por duas pessoas, a fonte destacou que ter uma pessoa cuidando de ambos não é incomum.

Isso corresponde a um problema destacado em um dos relatórios de “quase acidentes” anteriores de 2022, no qual um controlador alertou que não havia equipe suficiente na torre do aeroporto.

Especialistas em aviação afirmam que a região de Washington é um espaço aéreo excepcionalmente complexo para se pilotar.

Restrições de voo decretadas após o 11 de setembro bloqueiam o tráfego aéreo de passar perto de prédios governamentais. Além disso, helicópteros militares e governamentais atravessam regularmente a área, e voos estão constantemente decolando e pousando do Reagan, que tem a pista mais movimentada do país.

“Quase acidentes” no Aeroporto Nacional Reagan

As situações que quase causaram acidentes anteriormente entre aviões e helicópteros no Aeroporto Nacional Reagan (DCA) foram detalhados no banco de dados do Sistema de Relatórios de Segurança da Aviação da Nasa, que registra incidentes relatados por funcionários da aviação.

Os relatórios são registrados anonimamente e não identificam companhias aéreas ou voos específicos.

Em abril de 2024, um piloto de avião de passageiros escreveu que, ao descer para o DCA, a tripulação recebeu um alerta de tráfego e um alerta do sistema de prevenção de colisões mostrando um helicóptero “cerca de 90 metros abaixo de nós”.

A tripulação “tomou uma ação evasiva”, de acordo com o relatório, e então conseguiu pousar normalmente após passar acima do helicóptero.

“Não recebemos um aviso do tráfego do [controle de tráfego aéreo], então não sabíamos que ele estava lá”, escreveu o piloto, sugerindo que deveria haver “melhor separação para o tráfego DCA no visual do rio para o tráfego de helicópteros que está voando para cima e para baixo no rio”.

Em outro incidente em outubro de 2022, um piloto de um avião de passageiros relatou que o sistema de prevenção de colisões da aeronave alertou a tripulação sobre “tráfego” próximo e os orientou a “SUBIR AGORA”. A aeronave abortou o pouso, circulou e pousou com sucesso na segunda tentativa.

“Após a revisão do caminho de aproximação e outras informações, estimamos que chegamos a 90 metros mais ou menos do que acabou sendo um helicóptero decolando do hospital”, escreveu o piloto.

Em ambos os incidentes, os pilotos relataram que estavam pousando na pista 19, que não era a pista em que o voo da American Airlines deveria pousar na quarta-feira à noite.

Ambos os aviões foram listados como operando sob a “parte 121”, um certificado regulatório que geralmente cobre grandes companhias aéreas com sede nos EUA e transportadoras aéreas regionais.

E em ambos os casos, os pilotos relataram que não viram o helicóptero que possivelmente chegaram a algumas dezenas de metro de terem atingido.

Um terceiro incidente no banco de dados, relatado por um controlador de tráfego aéreo trabalhando no DCA, descreveu um “conflito aéreo” entre dois helicópteros militares perto do aeroporto em setembro de 2022, embora os detalhes exatos não sejam claros.

Os dois helicópteros ficaram muito próximos um do outro em um momento em que “não há pessoal [funcionários o] suficiente para preencher todas as posições na cabine da torre”, escreveu o controlador — referindo-se à cabine da torre de controle aéreo.

  • Veja a linha do tempo da colisão de avião com helicóptero nos EUA

    Veja a linha do tempo da colisão de avião com helicóptero nos EUA

  • Colisão nos EUA: Dados indicam que helicóptero estava fora de rota

    Colisão nos EUA: Dados indicam que helicóptero estava fora de rota

  • Quem são as vítimas do acidente envolvendo avião e helicóptero nos EUA

    Quem são as vítimas do acidente envolvendo avião e helicóptero nos EUA

Avião abortou pouso na terça-feira (28)

Mais recentemente, o voo 4514 da Republic Airways abortou um pouso na terça-feira à noite ao se aproximar da pista 19 após o controle de tráfego aéreo alertá-lo sobre um helicóptero próximo, de acordo com o áudio do site especializado LiveATC.net.

O bimotor Embraer ERJ 175 começou uma curva ascendente à direita para longe do aeroporto e, mais tarde, pousou com sucesso, mostram dados do FlightAware, um site de rastreamento de voos.

O avião, que estava voando de Connecticut, atingiu uma altitude de cerca de 490 metros durante sua primeira descida, enquanto o helicóptero estava a cerca de 90 metros, de acordo com os dados de áudio e rastreamento de voo – sendo assim, a aeronave não chegou tão perto quanto os “quase acidentes” anteriores.

O Washington Post relatou o incidente de terça-feira pela primeira vez.

Ex-administrador diz não estar “familiarizado” com os casos

Randy Babbitt, ex-administrador da Administração Federal de Aviação, afirmou que não estava “familiarizado” com os incidentes citados.

Ainda assim, observou que os helicópteros geralmente respondem a situações de emergência, o que pode, em alguns casos, tornar a chegada ao local de um acidente uma prioridade em relação às regulamentações do espaço aéreo.

Como os helicópteros voam em baixa altitude na região, eles raramente criam problemas para os aviões, argumentou.

Não está claro se alguma política do aeroporto foi alterada ou se os controladores de tráfego aéreo tomaram alguma ação em resposta aos casos que poderiam ter resultado em acidentes.

Como o banco de dados da Nasa cobre apenas incidentes relatados por agentes da aviação, ele não cobre necessariamente todos os “quase acidentes” e inclui relatórios brutos que não foram necessariamente confirmados por uma investigação.

Além dos casos envolvendo helicópteros, o aeroporto já registrou diversas situações perigosas entre aviões durante pousos ou decolagens nos últimos anos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA: Pilotos relataram “quase acidentes” em aeroporto anos antes de colisão no site CNN Brasil.

 

You Might Also Like

Nattanzinho e Natanzinho Lima travam batalha judicial por direito ao nome artístico; saiba detalhes

Mulher derruba moto de vizinho e destrói veículo com pedradas. Vídeo

“Cadê o TCP que diz que é TCP?”: com fuzis, CV provoca facção rival

Alternativas ao IOF elevam ainda mais o custo do capital, diz economista 

Fazenda deve detalhar plano alternativo ao IOF após reunião com Lula 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Hugo defende manter integridade do arcabouço e discutir revisão de gastos 

23 de abril de 2025
Operação Overclean: Terceira fase avança sobre desvios em contratos milionários bancados com emendas parlamentares
Brasileiros estão otimistas em relação a emprego e renda em 2025, afirma Febraban 
“Isso não é o nosso espírito”, diz Iaraci Dias após confusão com a oposição sobre candidatura da Rede Sustentabilidade
Esquadrão Arena Kids estreia no Campeonato Baiano neste domingo (26)
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?